Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7026
Tipo: | Dissertação |
Título: | A extensão universitária no processo de formação profissional: experiência da TECA |
Título(s) alternativo(s): | University extension in the professional training process: TECA experience |
Autor(es): | Soares, Vanessa Ferry de Oliveira |
Primeiro Orientador: | Bernardes, Jefferson de Souza |
metadata.dc.contributor.referee1: | Albuquerque, Joelma de Oliveira |
metadata.dc.contributor.referee2: | Ribeiro, Maria Auxiliadora Teixeira |
Resumo: | Este trabalho trata da extensão universitária no processo de formação profissional à partir da experiência da TECA, que atua através do brincar livre na brinquedoteca de um hospital de ensino e assistência em Maceió/AL. Objetivei compreender a participação da extensão universitária no processo de formação profissional. Especificamente, busco discutir os sentidos produzidos sobre as interações ensino-serviço-comunidade no contexto de um hospital universitário; abordar o brincar na formação acadêmica; e refletir sobre o contexto social que atravessa a extensão TECA. Para tanto, recorro à utilização, como base metodológica, da Análise das Práticas Discursivas e Produção de Sentidos, para promover a análise, por meio de mapas dialógicos, de repertórios linguísticos encontrados em uma oficina produzida. A análise dos mapas apontou quatro repertórios predominantes: Desospitalização; Brincar, Afetações e Extensão. Pudemos refletir sobre: concepções de saúde envolvidas no processo de desospitalização, em especial a noção de clínica ampliada; a relação do lúdico com a formação profissional; os afetos desenvolvidos na extensão, sendo estes o próprio método da TECA; e quanto aos atravessamentos sociais no contexto da extensão e da formação profissional, no tocante às condições sócio-econômicas na vivência de estudantes e a curricularização da extensão. A TECA, utilizando o brincar livre, ganha sentido de possibilitar vazão às subjetividades que lhe atravessam. E, por meio dos afetos, propicia o fortalecimento de vínculos e as relações horizontais. Exatamente nesse ponto, a experiência da extensão toca e sensibiliza suas/seus partícipes. |
Abstract: | This work deals with university extension in the professional formation’s process, based on TECA’s experience, which works through free play in a teaching and care hospital’ playroom in Maceió / AL. I aimed to understand university extension’s participation in the professional formation’s process. Specifically, I discuss the meanings produced about university-service-community interactions in the a university hospital’s context; approach play in academic education; and reflect on social context that runs through the TECA extension. To this, I resort to the use, as a methodological basis, Discursive Practices Analysis and Meaning Production, to promote the analysis, through dialogic maps, of linguistic repertoires found in a workshop produced. The analytical map pointed to four predominant repertoires: Dehospitalization; Play, Affections and Extension. We could reflect on: health conceptions involved in the dehospitalization process, especially the notion of expanded clinic; the relation of ludic and professional formation; the affections developed in extension, these being TECA's own method; and regarding the social crossings in the extension’s context, concerning students' socioeconomic conditions and the extension’s curricularization. The TECA, using free play, makes sense of allowing flow to the subjectivities that cross it. And through affections, it fosters the strengthening of bonds and horizontal relationships. At this very point, the extension experience touches and sensitizes its participants. |
Palavras-chave: | Produção de sentidos (Psicologia) Extensão universitária (Formação profissional) Brinquedoteca hospitalar (Brincar livre) Desospitalização University extension Professional qualification Play free Dehospitalization Affections |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia |
Citação: | SOARES, Vanessa Ferry de Oliveira. A extensão universitária no processo de formação profissional: experiência da TECA. 2020. 68 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7026 |
Data do documento: | 30-set-2019 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IP |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A extensão universitária no processo de formação profissional: experiência da TECA.pdf | 1.08 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.