00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7020
Tipo: Tese
Título: Perspectivas dialógicas e decoloniais sobre identidade e formação docente no ensino-aprendizagem de língua inglesa: um estudo autoetnográfico
Título(s) alternativo(s): Dialogic and decolonial perspectives on identity and teacher education in teaching and learning english: an autoetnographic study
Autor(es): Lima, Josenice Cláudia Moura de
Primeiro Orientador: Stella, Paulo Rogério
metadata.dc.contributor.referee1: Cruz, Daniel Adelino Costa Oliveira da
metadata.dc.contributor.referee2: Tavares, Roseanne Rocha
metadata.dc.contributor.referee3: Cavalcanti, Ildney de Fátima Souza
metadata.dc.contributor.referee4: Ifa, Sérgio
Resumo: Esta tese de Doutorado é fruto de reflexões sobre minha Formação, através da observação de minha prática docente e do diálogo com o processo de Ensino-Aprendizagem. A metodologia utilizada é de cunho autoetnográfico em diálogo com Chang (2013), Ellis, Adams e Bochner (2015) e Bezerra (2019), pois apresenta uma abordagem de pesquisa e escrita que busca descrever e analisar sistematicamente uma experiência pessoal que leva à compreensão de uma experiência cultural, considerando a pesquisa como um ato político e socialmente justo e consciente (ELLIS, ADAMS & BOCHNER, 2015). Através desse estudo, reflito sobre as seguintes questões: Formação de Professores (KLEIMAN, 2006); (IFA, 2006) e (CRUZ, 2016), Identidade docente (BAUMAN, 2001) e (BAKHTIN, 1993, 2009, 2015), Ensino- Aprendizagem de Línguas no Brasil; (FREIRE, 2001, 2004), (CELANI, 2008), (JANKS, 2010), (STELLA & TAVARES, 2013) e (STELLA E CRUZ, 2014) e o lugar da Língua Inglesa, numa perspectiva decolonial (STELLA, CAVALCANTI, TAVARES & IFA, 2014). As reflexões sobre decolonialidade partem dos estudos de Quijano (2005), Grosfoguel (2007), Mignolo (2008) e Souza Santos e Menezes (2009). Para o processo de desenvolvimento desse trabalho, fui a professora pesquisadora nas turmas nas quais leciono e utilizei como meios de coleta de dados um diário reflexivo da professora-pesquisadora, plano de aula, anotações durante as aulas e textos escritos por mim no início de meu exercício profissional na rede pública, há catorze anos. Os discursos presentes nessas produções serviram como base para análise dialógica de dados, numa perspectiva bakhtiniana (BAKHTIN, 1993, 2009, 2015) em diálogo com outros teóricos que abordam os temas presentes neste trabalho. A pesquisa tem como objetivo geral refletir sobre como me constituo como docente de Língua Inglesa e o lugar dessa língua na contemporaneidade e como objetivos específicos: compreender meu processo de formação docente, bem como a constituição identitária nesse processo; problematizar os discursos a respeito de ser docente dentro de nossa cultura; analisar como se dá o ensino-aprendizagem de Língua Inglesa, a partir da minha visão enquanto pesquisadora, identificando quais temas emergem de tais discursos e identificar indícios de (de)colonialidade em meu processo enquanto docente e pesquisadora. Pude perceber que alguns temas emergiram de tais discursos, tais como: dano, partilha do sensível, desentendimento (RANCIERE, 1996). Pude, através dessa pesquisa, compreender, descrever e analisar uma experiência pessoal que contribui para compreensão de uma experiência cultural: a formação docente foi compreendida nesse processo de pesquisa como gênero, ou seja, como processo e não produto.
Abstract: This thesis is the result of reflections on my teacher education, through the observation of my teaching practice and the dialogue with the Teaching-Learning process. The methodology is autoethnography (CHANG, 2013), (ELLIS, ADAMS & BOCHNER, 2015) and (BEZERRA, 2019), as it presents a research and writing approach that seeks to describe and analyze a personal experience that leads to the understanding of a cultural experience, considering research as a politically, socially just and conscious act (ELLIS, ADAMS & BOCHNER, 2015). Through this study, I reflect on the following questions: Teacher Education (KLEIMAN, 2006), (IFA, 2006) and (CRUZ, 2016), Teaching Identity (BAUMAN, 2001) and (BAKHTIN, 1993, 2009, 2015), Languages Teaching and Learning in Brazil (FREIRE, 2001, 2004), (CELANI, 2008), (JANKS, 2010) and (STELLA & TAVARES, 2013), and the place of English Language, in a decolonial perspective (STELLA, CAVALCANTI, TAVARES & IFA, 2014). The reflections on decoloniality come from the studies of Quijano (2005), Grosfoguel (2007), Mignolo (2008), and Souza Santos and Menezes (2009). For the development process of this work, I was the teacher researcher in the classrooms I taught and used as data collection means a reflective journal of the research teacher, lesson plans, notes during the classes and texts written by me at the beginning of my work in public schools, fourteen years ago. The discourses present in these materials served as a basis for dialogical data analysis, from a Bakhtinian perspective (BAKHTIN, 1993, 2009, 2015) in dialogue with other authors who deal with the themes present in this work. This research aims to reflect on how I constitute myself as a teacher of English Language and the place of this language in contemporary times and as specific objectives: to understand my process of teacher education, as well as the identity constitution in this process; problematize the discourses about being a teacher within our culture; to analyze how the teaching and learning of English Language takes place, from my view as a researcher, identifying which themes emerge from such discourses and identifying evidence of (de) coloniality in my process as a teacher and researcher. I could see that some themes emerged from such discourses, such as: harm, sharing of the sensitive, disagreement (RANCIERE, 1996). Through this research, I was able to understand, describe and analyze a personal experience that contributes to the understanding of a cultural experience: Teacher Education is genre, because it is a process.
RESUMEN Esta tesis doctoral es el resultado de reflexiones sobre mi formación, a través de la observación de mi práctica docente y el diálogo con el proceso de enseñanza-aprendizaje. La metodología utilizada es de naturaleza autoetnográfica en diálogo con Chang (2013), Ellis, Adams & Bochner (2015) y Bezerra (2019), ya que presenta un enfoque de investigación y escritura que busca describir y analizar sistemáticamente una experiencia personal que conduce a la comprensión de una experiencia cultural, considerando la investigación como un acto político y socialmente justo y consciente (ELLIS, ADAMS & BOCHNER, 2015). A través de este estudio, reflexiono sobre los siguientes temas: Formación del profesorado (KLEIMAN, 2006); (IFA, 2006) y (CRUZ, 2016), Identidad docente (BAUMAN, 2001) y (BAKHTIN, 1993, 2009, 2015), Enseñanza y aprendizaje de idiomas en Brasil (STELLA & TAVARES, 2013); (CELANI, 2008); (FREIRE, 2001, 2004) y (JANKS, 2010) y el lugar del idioma inglés, en una perspectiva descolonial (STELLA, CAVALCANTI, TAVARES & IFA, 2014). Las reflexiones sobre la descolonialidad provienen de los estudios de Mignolo (2008), Grosfoguel (2007), Quijano (2005) y Souza Santos y Menezes (2009). Para el proceso de desarrollo de este trabajo, fui la profesora de investigación en las clases en las que enseño y utilicé como medio de recopilación de los datos un diario reflexivo del profesor-investigador, plan de lección, notas durante las clases y textos escritos por mí al comienzo de mi trabajo. práctica profesional en la red pública, hace catorce años. Los discursos presentes en estas producciones sirvieron como base para el análisis dialógico de datos, desde una perspectiva bakhtiniana (BAKHTIN, 1993, 2009, 2015) en diálogo conotros teóricos que abordan los temas presentes en este trabajo. El objetivo general de la investigación es reflexionar sobre cómo me constituyo como profesora de inglés y el lugar de ese idioma en los tiempos contemporáneos y como objetivos específicos: comprender mi proceso de formación docente, así como la constitución de la identidad en este proceso; problematizar los discursos sobre ser un profesor dentro de nuestra cultura; para analizar cómo ocurre la enseñanza y el aprendizaje del idioma inglés, desde mi perspectiva como investigadora, identificando qué temas surgen de tales discursos e identificando signos de (des) colonialidad en mi proceso como profesora y investigadora. Pude ver que algunos temas surgieron de tales discursos, tales como: daño, compartir lo sensible, desacuerdo (RANCIERE, 1996). A través de esta investigación, pude entender, describir y analizar uma experiencia personal que contribuye a la comprensión de una experiencia cultural: Formación del professorado como processo.
Palavras-chave: Autoetnografia
Formação de professores
Identidade docente
Língua inglesa-ensino e aprendizagem
Decolonialidade
Autoethnography
Decoloniality
Teacher education
Identity
English language
Autoetnografía
Decolonialidad
Formación del profesorado
Identidad
Lengua Inglesa
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura
Citação: LIMA, Josenice Cláudia Moura de. Perspectivas dialógicas e decoloniais sobre identidade e formação docente no ensino-aprendizagem de língua inglesa: um estudo autoetnográfico. 2020. 141 f. Tese (Doutorado em Linguística) - Faculdade de Letras, Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal de Alagoas, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7020
Data do documento: 13-abr-2020
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.