00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CECA - CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CECA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - AGRONOMIA - CECA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7002
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Germinação e crescimento inicial de girassol (Helianthus annuus L.) sob diferentes substratos submetidos a estresse salino
Autor(es): Pacheco, Alexsandro Gonçalves
Primeiro Orientador: Reis, Lígia Sampaio
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Paes, Reinaldo de Alencar
metadata.dc.contributor.advisor-co2: Salvador, Taciana de Lima
Resumo: O girassol (Helianthus annuus L.) é uma espécie originária do continente Norte Americano. Dentre as plantas de ciclo curto, o girassol apresenta características agronômicas importantes, como maior resistência à seca, ao frio e ao calor, o que lhe confere grande potencialidade de cultivo em diferentes regiões do país. Entre outros usos, suas sementes podem ser utilizadas para fabricação de ração animal e extração de óleo de alta qualidade para consumo humano ou como matéria-prima para a produção de biodiesel. O cultivo em substratos demonstra um avanço na produção de mudas de várias espécies de interesse agronômico, por fornecer mais nutrientes e melhores condições para o desenvolvimento da planta. A salinidade é um dos fatores limitantes na produção de várias culturas, sendo o Nordeste uma das regiões mais prejudicadas por esse fator. O presente trabalho teve como objetivo avaliar o desenvolvimento inicial de plântulas de girassol em diferentes substratos irrigados com água salina. O experimento foi conduzido em viveiro telado da Unidade de Execução de Pesquisa da Embrapa Tabuleiros Costeiros, situado no Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Alagoas, no Município de Rio Largo, no ano de 2018. O delineamento experimental foi o inteiramente casualizado em esquema fatorial 5x3 com cinco dosagens salinas (0,0 (Testemunha); 2,5 dSm-1; 3,5 dSm-1; 4,5 dSm-1 e 5,5 dSm-1), três tipos de substratos (terra preta, torta de filtro e substrato industrial) e quatro repetições. Foram semeadas 3 sementes em sacos plásticos de polietileno de tamanho 10 x 20 cm, contendo o substrato umedecido com os diferentes níveis de salinidade. Foram avaliadas as seguintes variáveis: porcentagem de emergência das plântulas, índice de velocidade emergência, número de folhas, altura das plântulas, diâmetro do caule, índice relativo de clorofila das folhas, massa úmida e massa seca total da plântula. Constatou-se que os níveis mais elevados de salinidade do solo reduziram o desenvolvimento das plântulas de girassol, havendo interação para o fator substrato, sendo a Terra Preta o melhor avaliado.
Palavras-chave: Salinidade
Irrigação
Desenvolvimento
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Agronomia
Citação: PACHECO, Alexsandro Gonçalves. Germinação e crescimento inicial de girassol (Helianthus annuus L.) sob diferentes substratos submetidos a estresse salino. 2020. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia) – Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal de Alagoas, Rio Largo, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7002
Data do documento: 28-fev-2019
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - AGRONOMIA - CECA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.