00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IM Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - MATEMÁTICA - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6992
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Jogos e brincadeiras: o lúdico no processo de ensino e aprendizagem matemática para os alunos do ensino fundamental utilizando materiais alternativos
Título(s) alternativo(s): Games and games: the playful in the process of teaching and learning mathematics for elementary school students using alternative materials
Autor(es): França, Jhony Ribeiro de
Primeiro Orientador: Jesus, Isadora Maria de
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Elisa Fonseca Sena e
metadata.dc.contributor.referee2: Antônio, Wilma Alves de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee3: Silva, Sylmara Fagundes da
Resumo: Neste trabalho pesquisamos sobre o estímulo e o desenvolvimento de habilidades promovidas nos alunos do ensino fundamental através do lúdico perante a utilização dos jogos e brincadeiras como forma de levar emoção aliado ao conhecimento, fortalecendo o processo de ensino e aprendizagem matemática. Quanto aos meios ofertados pela metodologia científica, a pesquisa bibliográfica serviu de base com o material já elaborado, composto principalmente de livros e artigos científicos e ainda pesquisa documental fundamentadas em contribuições de autores como: Kishimoto, Piaget, Vygotsky, Antunes e Libâneo. A oficina de construção dos jogos fortalece o entendimento de como os jovens estudantes podem melhorar seu desempenho, onde neste processo de criação através de recortes, colagens, desenhos, medições com materiais alternativos também visa sensibilizá-los quanto à questão ambiental, o qual o formando busca aprimorar técnicas já existentes, bem como aliar outras competências a fim de atingir o objetivo principal deste trabalho. Por conseguinte, a exploração dos jogos e brincadeiras de conteúdo matemático se mostra eficiente, uma vez que possibilita ampliar o raciocínio lógico, facilitar a aprendizagem matemática, bem como expandir os conhecimentos matemáticos de forma lúdica com a finalidade de motivar e tornar a aprendizagem mais atraente, prazerosa, divertida e bastante significativa. Na revisão de literatura, averiguou-se que os jogos possuem papel crucial no apoio à Educação como recurso didático, pois auxilia metodologicamente o ensino, revendo outras maneiras, outras formas, outros olhares não somente presentes nos livros, mas ainda como forma de o jovem alcançar novos conhecimentos e também ideias com objetivo de fixar conteúdos, estimular o raciocínio, seu desempenho, novas habilidades, interação social, papel ambiental dentro do processo de ensino e aprendizagem matemática.
Abstract: In this work we investigate the stimulation and the development of abilities promoted in elementary school students through the playful use of games and jokes as a way to bring emotion allied to knowledge, strengthening the process of teaching and mathematical learning. As far as the means offered by the scientific methodology are concerned, the bibliographical research was based on the already elaborated material, composed mainly of books and scientific articles, as well as documentary research based on contributions by authors such as Kishimoto, Piaget, Vygotsky, Antunes and Libâneo. The building workshop strengthens the understanding of how young students can improve their performance, where in the process of creation through cuttings, collages, drawings, measurements with alternative materials also aims to raise awareness about the environmental issue, which the trainee seeks to improve already existing techniques, as well as ally other competences in order to reach the main objective of this work. Therefore, the exploration of games and games of mathematical content is efficient, since it allows to extend the logical reasoning, to facilitate the mathematical learning, as well as to expand the mathematical knowledge in a playful way with the purpose to motivate and to make the learning more attractive , enjoyable, fun and quite meaningful. In the literature review, it was found that games play a crucial role in supporting education as a didactic resource, since it helps methodologically teaching, reviewing other ways, other forms, other looks not only present in the books, but still as a way of educating the student to reach new knowledge and also ideas with the purpose of fixing contents, stimulating the reasoning, its performance, new abilities, social interaction, environmental role within the teaching process and mathematical learning.
Palavras-chave: Educação lúdica
Brincadeiras educativas
Matemática - Estudo e ensino
Play
Games and Jokes
Teaching and Learning
Alternative Materials
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Matemática Ensino a Distância
Citação: FRANÇA, Jhony Ribeiro de. Jogos e brincadeiras: o lúdico no processo de ensino e aprendizagem matemática para os alunos do ensino fundamental utilizando materiais alternativos. 2020. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6992
Data do documento: 22-jul-2019
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - MATEMÁTICA - IM



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.