00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6973
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva Neto, Gregório Manoel da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7055176526520557pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Viviane de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7168613854793428pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Márcio Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1541276246771533pt_BR
dc.creatorPitombeira, José Roberto de Sales-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9959676842572724pt_BR
dc.date.accessioned2020-05-21T04:16:19Z-
dc.date.available2020-05-14-
dc.date.available2020-05-21T04:16:19Z-
dc.date.issued2020-03-25-
dc.identifier.citationPITOMBEIRA, José Roberto de Sales. O Kahoot e o ensino da álgebra nos anos iniciais do ensino fundamental. 2020. 124 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Instituto de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6973-
dc.description.abstractCurrently, the use of Information and Communication Technologies (ICT) is common among children. Sooner and later they are faced with various types of electronic devices. Because it is something that attracts children, the use of these technologies as methodological resources in schools has become significant to minimize difficulties in learning Mathematics. To minimize the difficulties in learning Algebra, the National Common Curricular Base (BNCC) proposes changes in the Mathematics curriculum, mainly in the early years of elementary school. One of the main changes is the introduction of Algebra gradually, so that over time the student can understand that Algebra is nothing more than a generalization of Arithmetic studied over the years. The objective of this work is to show how Kahoot (platform that generates quiz), connected to the BNCC proposals facilitates the teaching-learning process of Algebra, besides helping the student in his cognitive, social and emotional development, and in the construction of the algebraic thinking that would be the analysis and representation of mathematical situations.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricularpt_BR
dc.subjectTecnologias de informaçãopt_BR
dc.subjectRecursos metodológicospt_BR
dc.subjectDificuldades de aprendizagempt_BR
dc.subjectMatemática – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectÁlgebrapt_BR
dc.subjectMatemática (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subjectPlataforma Kahootpt_BR
dc.subjectTechnologypt_BR
dc.subjectCommon Base National Curriculumpt_BR
dc.subjectEarly Yearspt_BR
dc.subjectKahoot and Algebraic Thinkingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::ALGEBRApt_BR
dc.titleO Kahoot no ensino da álgebra nos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeKahoot and the teaching of Algebra in the early years of elementary schollpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoAtualmente, o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) é algo habitual entre as crianças. Cada vez mais cedo elas se deparam com vários tipos de aparelhos eletrônicos. Por ser algo que atrai as crianças, a utilização destas tecnologias como recursos metodológicos nas escolas tornou-se significativa para minimizar as dificuldades na aprendizagem de Matemática. Para minimizar as dificuldades na aprendizagem de Álgebra, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) propõe mudanças no currículo de Matemática, principalmente nos anos iniciais do ensino fundamental. Uma das principais mudanças é a introdução da Álgebra de forma gradativa, para que com o decorrer do tempo o aluno possa entender que a Álgebra nada mais é que uma generalização da Aritmética estudada no decorrer dos anos. O objetivo deste trabalho é mostrar como Kahoot (plataforma geradora de quiz), conectado às propostas da BNCC facilita o processo de ensino- aprendizagem da Álgebra, além de ajudar o estudante em seu desenvolvimento cognitivo, social e emocional do aluno, e na construção do pensamento algébrico que seria a analise e representação de situações matemáticas.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O Kahoot e o ensino da álgebra nos anos iniciais do ensino fundamental.pdf4.86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.