00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6967
Tipo: Dissertação
Título: A construção das identidades homossexuais masculinas: um estudo de caso etnográfico no ensino médio na cidade de Maceió
Título(s) alternativo(s): The construction of male homosexual identities: an ethnographic case study in high school in Maceió city
Autor(es): Bomfim, Wanderson Queiroz
Primeiro Orientador: Lima, Rita de Cássia Souto Maior Siqueira
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Sandra Regina Paz da
metadata.dc.contributor.referee2: Zozzoli, Rita Maria Diniz
Resumo: O presente trabalho parte da premissa de que é através da linguagem que o ser humano se constitui sujeito na sociedade. E é a partir dos atos discursivos que podemos saber qual a “posição” desse sujeito no mundo, em específico na comunidade que o comporta. Em função disso, nosso estudo objetiva refletir como alunos/as e professores/as lidam com as questões de gênero e sexualidade, especificamente sobre identidades homossexuais, na esfera social escolar em escolas públicas na cidade de Maceió/AL; Assim, esse estudo se situa na área de Linguística Aplicada, visto que seus aportes teóricos seguem a linha interdisciplinar. A presente pesquisa está ancorada numa visão socioconstrucionista do discurso (MOITA LOPES, 2002; 2003), que se alia à perspectiva dialógica (BAKHTIN/VOLOCHINOV, 1981), não concebendo a ideia de um sujeito pré-formado, isto é, que preceda às práticas de cunho social, questões de identidade de gênero e sexualidade fixa e, portanto, verdadeiras. Desse modo, tomamos como bases teóricas para fundamentar nossa pesquisa os estudos desenvolvidos por Austin (1962), acerca da performatividade linguística; Bakhtin/Volochinov (1981, 2003, 2018), para situarmos a noção dialógica a qual está imbricada em nosso estudo; Bourdieu (1982), para dialogarmos com as questões de poder e violência simbólicos, situando-os em dois conceitos propostos pelo autor: habitus e campo; Butler (2003, 2010), no que se refere às questões de gênero e sexualidade no meio social; Fairclough (2001), ao situar nosso estudo nas concepções da Análise Crítica do Discurso; Foucault (1988), estabelecendo uma relação intrínseca entre discurso e construção social do sujeito, a partir dos dispositivos da sexualidade; Hall (1990), para discutirmos a respeito dos conceitos identitários na pós- modernidade recente, e as discussões propostas por Moita Lopes (2002; 2006), para embasarmos nossa pesquisa pelo viés da Linguística Aplicada. Do ponto de vista metodológico, a abordagem de pesquisa é qualitativa, pois, temos como premissa a análise dos significados que os sujeitos dão às ações que constroem no meio social ao qual está inserido (CHIZZOTTI, 2001). Tal abordagem metodológica parte do princípio de que há uma interação dinâmica entre o mundo empírico e o sujeito. Adotamos, para esta pesquisa, o estudo de cunho etnográfico, unindo-se ao Estudo de Caso (LÜDKE; ANDRÉ, 1981). O corpus se constitui de diários de campo, entrevistas e questionários aplicados e coletados em contexto de sala de aula, visto que o foco nesta pesquisa está no processo educativo, que são perpassados por discursos que constroem os sujeitos sociais. Desse modo, concluímos que, apesar de haver discursos que versam sobre a equidade de gênero em âmbito escolar, ainda nos deparamos com ações discursivas que mantêm o preconceito de forma velada através de interdições discursivas.
Abstract: The present work starts from the premise that it is through language that the human being is constituted as subject in the society. And it is from the discursive acts that we can know what the "position" of this subject in the world, specifically, in the community that he/she lives. As a result, our study aims to reflect how students and teachers deal with gender issues and sexuality, notably about homosexual identities, in the social sphere of public schools in the Maceió city, Alagoas; This is an interdisciplinary study, which reflexions can be placed on the field of applied Linguistics. The present research is anchored in a socioconstructionist view of discourse (MOITA LOPES, 2002; 2003), since in a dialogical perspective (BAKHTIN/VOLOCHINOV, 1981) we do not conceive the idea of a pre-formed subject, that precede practices of social nature, related to gender identity issues or fixed sexuality and consequently, it is taken as true. In this way, we take as theoretical basis to ground our research the studies developed by Austin (1962), on the linguistic performativity; Bakhtin/Volochinov (1981, 2003, 2018), to situate the dialogic notion which is imbricated in our study; Bourdieu (1982), to dialogue with issues of symbolic power and violence, placing them in two concepts proposed by the author: habitus and field; Butler (2003, 2010), regarding the issues of gender and sexuality in the social environment; Fairclough (2001), placing our study in the concepts of Critical Discourse Analysis; Foucault (1988), establishing an intrinsic relation between discourse and social construction of the subject, from the devices of sexuality; Hall (1990), to discuss the concepts of identity in recent postmodernity, and the discussions proposed by Moita Lopes (2002, 2006), to base our research on the bias of Applied Linguistics. From the methodological point of view, the research approach is qualitative, once we have as a premise the analysis of the meanings that subjects give to the actions they construct in the social environment to which they are inserted (Chizzoot, 2001). Such a methodological approach is based on the principle that there is a dynamic interaction between the empirical world and the subject. For this research, we adopted an ethnographic study, joining the Case Study (LÜDKE AND ANDRE, 1981). The corpus consists of field diaries, interviews and questionnaires applied and collected in a classroom context, since the focus of this research is on the educational process, which are permeated by discourses that build social subjects. Thus, we conclude that, although there are speeches that deal with gender equity in the school environment, we are still faced with discursive actions that maintain prejudice in a veiled way through discursive interdictions.
El presente trabajo parte de la premisa de que es a través del lenguaje que el ser humano se constituye sujeto en la sociedad. Y es a partir de los actos discursivos que podemos saber cuál es la "posición" de ese sujeto en el mundo, en específico en la comunidad que lo comporta. En función de ello, nuestro estudio tiene como objetivo reflejar cómo los alumnos y profesores se ocupan de las cuestiones de género y sexualidad, específicamente sobre identidades homosexuales, en la esfera social escolar en escuelas públicas en la ciudad de Maceió / AL; Así, ese estudio se sitúa en el área de Lingüística Aplicada, ya que sus aportes teóricos siguen la línea interdisciplinaria. (BAKHTIN / VOLOCHINOV, 1981) no concebimos la idea de un sujeto preformado, es decir, que precede a las prácticas de cuño, que, en una perspectiva dialógica (BAKHTIN / VOLOCHINOV, 1981) no concebimos la idea de un sujeto preformado, es decir, que precede a las prácticas de cuño social, cuestiones de identidad de género y sexualidad fija y, por lo tanto, verdaderas. De ese modo, tomamos como bases teóricas para fundamentar nuestra investigación los estudios desarrollados por Austin (1962), acerca de la performatividad lingüística; Bakhtin / Volochinov (1981, 2003, 2018), para situar la noción dialógica que está imbricada en nuestro estudio; Bourdieu (1982), para dialogar con las cuestiones de poder y violencia simbólicos, situándolas en dos conceptos propuestos por el autor: habitus y campo; Butler (2003, 2010), en lo que se refiere a las cuestiones de género y sexualidad en el medio social; Fairclough (2001), al situar nuestro estudio en las concepciones del Análisis Crítico del Discurso; Foucault (1988), estableciendo una relación intrínseca entre discurso y construcción social del sujeto, a partir de los dispositivos de la sexualidad; (1990), para discutir sobre los conceptos identitarios en la posmodernidad reciente, y las discusiones propuestas por Moita Lopes (2002; 2006), para basar nuestra investigación por el sesgo de la Lingüística Aplicada. Desde el punto de vista metodológico, el enfoque de investigación es cualitativo, pues, tenemos como premisa el análisis de los significados que los sujetos dan a las acciones que construyen en el medio social al que está insertado (CHIZZOTTI, 2001). Tal enfoque metodológico parte del principio de que hay una interacción dinámica entre el mundo empírico y el sujeto. Hemos adoptado, para esta investigación, el estudio de cuño etnográfico, uniéndose al Estudio de Caso (LÜDKE E ANDRÉ, 1981). El corpus se constituye de diarios de campo, entrevistas y cuestionarios aplicados y recogidos en contexto de aula, ya que el foco en esta investigación está en el proceso educativo, que son atravesados por discursos que construyen a los sujetos sociales. Por lo tanto, concluimos que, aunque hay discursos que tratan sobre la equidad de género en el entorno escolar, todavía nos enfrentamos a acciones discursivas que mantienen los prejuicios de forma velada a través de interdicciones discursivas.
Palavras-chave: LInguística aplicada
Linguagem
Discurso
Identidade de gênero na educação
Homossexualidade
Lengua
El Habla
Identidad
Homosexualidad
Sala de clase
Language
Speech
Identity
Homosexuality
Classroom
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura
Citação: BOMFIM, Wanderson Queiroz. A construção das identidades homossexuais masculinas: um estudo de caso etnográfico no ensino médio na cidade de Maceió. 2020. 177 f. Dissertação (Mestrado em Linguística e Literatura) – Faculdade de Letras, Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura, Universidade Federal de Alagoas, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6967
Data do documento: 14-mar-2019
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.