00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6936
Tipo: Dissertação
Título: Os sentidos da educação escolar e da universidade para jovens alunos do ensino médio em Delmiro Gouveia pós advento da UFAL
Título(s) alternativo(s): The sense of school and university for young high school students in Delmiro Gouveia post advent of UFAL
Autor(es): Silva, Lilian Moreira da
Primeiro Orientador: Silva, Rosemeire Reis da
metadata.dc.contributor.referee1: Lima, Walter Matias
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Veleida Anahi da
Resumo: O presente estudo investiga quais os sentidos atribuídos à educação escolar, as aspirações após a conclusão do Ensino Médio e a importância da universidade pós-advento da UFAL/Campus Delmiro Gouveia para os jovens do terceiro ano do nível médio em duas turmas - uma na rede pública e outra na particular de ensino. Direcionada para a abordagem de tipo qualitativa, a pesquisa tem como característica fundamental o estudo de caso. Utiliza-se, assim, da observação, entrevistas e questionários como instrumentos de investigação. Para a assimilação e interpretação da questão investigada tem como fundamentação teórica os estudos de Dayrell (2009), Reis (2012), Charlot (2000; 2005; 2006; 2009; 2010), Bock (2010), Abramo (2005), Diógenes (2013), Dubet (2003; 2006) e Chaui (2003), entre outros autores relevantes nas discussões que envolveram as definições de juventude, o Ensino Médio, a educação escolar, a Universidade Federal de Alagoas e o estudo sobre a categoria de sentido, norteadas especialmente pelas teorias de Charlot e Bock; ambos são seguidores de Vygotsky. Identifico os sentidos de estudar fora no ensino superior ainda com grande força entre os jovens do Ensino Médio de Delmiro Gouveia. Por conseguinte, há o distanciamento desses jovens em relação ao campus da UFAL da cidade. Embora ressaltem ser o campus importante para a cidade, os jovens destacam que a instituição federal serviria mais aos estudantes e professores de outras localidades. A pesquisa identificou controvérsias em relação à presença da UFAL/Delmiro Gouveia, visto que ao mesmo tempo em que a educação pública de nível superior se efetiva no Município, não é capaz de ofertar os cursos que os jovens investigados desejam.
Abstract: This study investigates which the meanings attributed to school education, aspirations after completion of high school and the importance of post-Advent University UFAL / Campus Delmiro Gouveia for young people of the third year of high level in two groups - one in network public and another in private schools. Directed to the qualitative approach, the research is the key feature case study. It is used as well, observation, interviews and questionnaires as research instruments. For the assimilation and interpretation of the matter investigated has the theoretical basis of the studies Dayrell (2009), Reis (2012), Charlot (2000; 2005; 2006; 2009; 2010), Bock (2010), Abramo (2005), Diogenes (2013), Dubet (2003; 2006) and Chaui (2003), among other relevant authors in discussions involving the youth settings, high school, school education, the Federal University of Alagoas and the study of the category of meaning, especially guided by the theories of Charlot and Bock; both are followers of Vygotsky.Identify the directions of study abroad in higher education still with great force among young high school Delmiro Gouveia. Consequently, the distance of them in relation to the city campus of UFAL. Although underscore be the important campus to the city, young people point out that the federal institution would serve more students and teachers from other locations. The research identified controversies regarding the presence of UFAL / Delmiro Gouveia, since at the same time that public education is effective higher level in the city, is not able to offer courses that young people want investigated.
Palavras-chave: Educação - Brasil
Educação - Estudo e ensino
Ensino médio
Ensino superior
Senses
University
Secondary School
Young people
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SILVA, Lilian Moreira da. Os sentidos da educação escolar e da universidade para jovens alunos do ensino médio em Delmiro Gouveia pós advento da UFAL. 118 f. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2015.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6936
Data do documento: 28-abr-2015
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.