00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) EENF - ESCOLA DE ENFERMAGEM TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - EENF Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ENFERMAGEM - EENF
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6927
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Mapa do transtorno do espectro autista nos centros de atenção psicossocial do município de Maceió/AL
Autor(es): Cavalcante, Nayara Conceição Feijó
Primeiro Orientador: Bittencourt, Ivanise Gomes de Souza
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Mariana Assunção
metadata.dc.contributor.referee2: Nascimento, Yanna Cristina Moraes Lira
Resumo: Este estudo teve como objetivo mapear o TEA nos CAPS do município de Maceió-Alagoas para investigar a sua distribuição, as características dos indivíduos acometidos e os processos de escolarização, na perspectiva da efetivação dos seus direitos à educação e participação social, considerando a inexistência de um estudo de mapeamento do TEA no município de Maceió. A pesquisa foi realizada entre os meses de maio a dezembro do ano de 2019 a partir do prontuário ou ficha cadastral das pessoas com TEA em acompanhamento nos CAPS. Trata-se de um estudo de pesquisa documental com abordagem quantitativa descritiva. Os dados foram coletados em 155 prontuários e registrados em um formulário com itens preestabelecidos, os quais, subsidiaram análises objetivas da situação investigada. As variáveis coletadas foram: data de nascimento, sexo, CID, escolaridade, endereço e o CAPS em que recebia o acompanhamento. Estes foram transportados para o programa Microsoft Office Excel e tabulados. Posteriormente foram analisadas a distribuição e as características das pessoas com TEA do município de Maceió-Alagoas e a escolarização continuada ou interrompida. Os resultados evidenciaram que a faixa etária predominante dos indivíduos era de 10 a 19 anos e do sexo masculino, o CID F84.0 foi o diagnóstico prevalente, embora o percentual de prontuários que apresentavam a hipótese do diagnóstico do TEA tenha sido considerável. O nível de escolaridade prevalente foi o de ensino fundamental incompleto, sendo 37% do total, no entanto, 51% dos prontuários não apresentavam nenhum registro acerca da escolaridade. O ato profissional de não registrar a escolaridade do indivíduo com TEA, inviabiliza a investigação acerca da efetivação dos direitos dessa população, que é respaldada por lei, acerca da garantia do acesso à educação.
Abstract: This study aimed to map the TEA in the CAPS in the city of Maceió-Alagoas to investigate its distribution, the characteristics of the affected individuals and the schooling processes, with a view to realizing their rights to education and social participation, considering the inexistence of a TEA mapping study in the city of Maceió. The research was carried out between the months of May and December of the year 2019 from the medical record or registration form of people with ASD being followed up at the CAPS. This is a documentary research study with a descriptive quantitative approach. Data were collected from 155 medical records and recorded on a form with pre-established items, which supported objective analyzes of the investigated situation. The variables collected were: date of birth, sex, ICD, education, address and the CAPS at which he was followed up. These were transferred to the Microsoft Office Excel program and tabulated. Subsequently, the distribution and characteristics of people with ASD in the municipality of Maceió-Alagoas and continued or interrupted schooling were analyzed. The results showed that the predominant age group of individuals was 10 to 19 years old and male, the ICD F84.0 was the prevalent diagnosis, although the percentage of medical records that presented the hypothesis of ASD diagnosis was considerable. The prevalent level of education was that of incomplete elementary education, being 37% of the total, however, 51% of the medical records did not present any record regarding education. The professional act of not registering the education of the individual with ASD, makes it impossible to investigate the realization of the rights of this population, which is supported by law, regarding the guarantee of access to education.
Palavras-chave: Transtorno do espectro autista
Desenvolvimento humano
Escolaridade
Serviços de saúde mental - Maceió (AL)
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Enfermagem
Citação: CAVALCANTE, Nayara Conceição Feijó. Mapa do transtorno do espectro autista nos centros de atenção psicossocial do município de Maceió/AL. 2020. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem) - Escola de Enfermagem, Curso de Enfermagem, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6927
Data do documento: 11-fev-2020
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