00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Tipo: Dissertação
Título: Atividade docente em sala de recursos multifuncionais para educandos com Transtorno do Espectro Autista
Autor(es): Barbosa, Marily Oliveira
Primeiro Orientador: Fumes, Neiza de Lourdes Frederico
metadata.dc.contributor.referee1: Mendes, Eniceia Gonçalves
metadata.dc.contributor.referee2: Francisco, Deise Juliana
Resumo: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é definido como uma condição relacionada às dificuldades qualitativas na interação social, linguagem e movimentos repetitivos e estereotipados. O ingresso dos educandos com TEA na escola regular é relativamente recente e desperta nos educadores desafios e dúvidas. Nesse processo, o Atendimento Educacional Especializado (AEE) deve ser ofertado como apoio a esses educandos. Considerando estes aspectos, esta pesquisa teve como objetivo analisar a atividade docente de uma professora da Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) que realizava Atendimento Educacional Especializado para educandos com TEA em uma escola da rede pública municipal de Maceió, bem como, descrever os objetivos do plano do AEE; confrontar a atividade docente proposta para o Plano de Atendimento Educacional Especializado para educandos com TEA e a atividade realizada; e, refletir conjuntamente com a professora da SRM, através da autoconfrontação simples, sobre sua atividade docente nas sessões de AEE para educandos com TEA. Este estudo é de natureza qualitativa. A participante da pesquisa foi uma professora da SRM, que atuava no AEE com três educandos com TEA regularmente matriculados na rede regular de ensino. Para a coleta de dados utilizamos: análise documental; observação; observação com videogravação; entrevista semiestruturada e autoconfrontação simples. Na análise, os dados foram agrupados formando categorias, a saber: a) O olhar da professora sobre os educandos com TEA e o universo do AEE; b) O atendimento educacional especializado em foco: a atividade da professora para os educandos com TEA; e, c) Reflexões sobre a Atividade docente por intermédio das sessões de autoconfrontação simples. Como resultados, constatamos que a professora concebia a escola como um ambiente acolhedor, que buscava a inclusão de todos os educandos. A respeito do TEA, a professora Diana possuía concepções bastante consistentes, ainda que fossem sustentadas em conhecimentos científicos e místicos, que se mantiveram ao longo da pesquisa. Ela também salientou a inexistência de regras ou fórmulas para lidar com estes educandos, visto que a diversidade deles não oportuniza uma única forma de trabalho e ensino. Em relação ao AEE, Diana afirmou que este serviço era um dos pilares para que a discussão da inclusão escolar acontecesse na instituição educacional. No decorrer das sessões de autoconfrontação, a professora refletiu sobre suas ações e ponderou a necessidade de mudanças. Tais aspectos nos levaram a refletir sobre as possibilidades da autoconfrontação para a formação dos profissionais. Vale ressaltar que é indispensável a realização de novas pesquisas e a ampliação do conhecimento acerca da atividade docente dos professores especializados no AEE, visto que esta função é relativamente recente e desperta em todos a necessidade de ampliação do conhecimento relacionados à atividade em si.
Abstract: The Autistic Spectrum Disorder (ASD) can be defined as a wealth condition related to qualitative difficulties concerning social interaction, language and repetitive and stereotyped movements. The recent entrance of learners with such disorder in schools has brought about both doubts and challenges to educators. In this process, the Specialized Educational Service (SES) must be offered as a support to those learners. Thus, this research aimed to analyze the role of a teacher of SES in a Multifunctional Resource Room (MRR) and her work with learners with ASD in a public school of Maceio, as well as describe the plans and objectives of SES; confronting the previously proposed activities with the ones achieved; reflect upon those activities with the chosen teacher about her achievements towards the work with ASD. This is a qualitative research. The teacher participant was from a MRR and she had three ASD students from a ordinary class. For data collection it has been used the following techniques: document analysis; observation; observation supported on videotape, semi-structured interview and simple self confrontation. The data were organized in this cathegory: a ) the teacher´s perspective about learners with ASD and the SES universe; b) the focus on the service: her job towards the ASD learners; c) Discussions on the teaching activity through simple self confrontation. As a result, we verify that the teacher understood the school as a warming environment and it was worried to include those learners. Concerning to ASD, the teacher had consistent conceptions, however, based on both scientific and mythical knowledge, which persisted throughout the research. She has also pointed out to the fact that there was no rules or ready methodologies to deal with those learners in the school, because of their diversity did not allow one to envisage a single method of working and teaching. As to SES, the teacher affirmed that this was the basis to the inclusion discussion in educational institutions reaching the need for change. Such aspects lead us to think about the possibilities of self confrontation to professional formation. It is also important to mention the research in the ASD area and improvement of it, since it is so recent as well as all the knowledge regarding to it.
Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista
Educação Especial
Sala de Recursos Multifuncionais
Atendimento Educacional Especializado
Atividade docente
The Autistic Spectrum Disorder (ASD)
Special Education
The Specialized Educational Service (SES)
Multifunctional Resource Room (MRR)
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: BARBOSA, Marily Oliveira. Atividade docente em sala de recursos multifuncionais para educandos com Transtorno do Espectro Autista. 2020, 146 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6884
Data do documento: 10-abr-2014
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