00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6861
Tipo: Dissertação
Título: Ensino superior em Alagoas: a formação pedagógica na profissionalização docente
Título(s) alternativo(s): Higher education at Alagoas: at pedagogical training on teacher professionalization
Autor(es): Oliveira, Renilda Correia de
Primeiro Orientador: Oliveira, Maria Antonieta Albuquerque de
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Lenilda Austrilino
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Inalda Maria dos
Resumo: Este trabalho se insere na linha de pesquisa História e Política da Educação do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Alagoas e a proposta foi analisar criticamente o perfil dos profissionais que atuam como docentes nas instituições de ensino superior da esfera privada em Maceió, AL, tentando verificar a existência de uma formação que caracterize este grupo de profissionais, como professores, e onde acontece esta formação. Optamos por uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, sendo o estudo desenvolvido por meio de uma observação direta intensiva, utilizando como técnica, a entrevista. Foram selecionados e entrevistados em duas instituições de ensino superior privadas, localizadas na cidade de Maceió, AL, um total de 13 atuantes na função docente nestas instituições. Buscou-se analisar, à luz das reflexões desenvolvidas por Masetto, Anastasiou e Pimenta, Zabalza, dentre outros, o processo de formação de professores e a percepção sobre o significado da formação pedagógica para o exercício do magistério no ensino superior. Os dados analisados mostraram, que os saberes provenientes da formação para o magistério, bem como um lócus para que esta formação aconteça é a lacuna existente na formação destes profissionais, caracterizando desta forma um processo de profissionalização ainda em andamento. E para que possam constituir, de forma coesa e coerente, um grupo de profissionais com características próprias do ser professor, esta lacuna necessita ser preenchida.
Abstract: This work is inserted in the research line History and Politics of Education Graduate Programat Federal University of Alagoas and the proposal was to critically analyze the profile of professionals who work as teachers in higher education institutions of the private sphere in Maceió, AL, trying to verify the existence of a formation that characterizes this group of professionals such as teachers, and where this training happens. We chose a descriptive qualitative approach, being the study developed through an intensive direct observation, using as a technique the interview. Were selected and interviewed in two private institutions of higher education located in the city of Maceió, AL, a total of 13 working in the teaching function in these institutions. We tried to consider, throught the light of the reflections developed by Masetto, Anastasiou and Pimenta, Zabalza, among others, the process of teacher training and perception about the meaning of pedagogical training for the practice of teaching in higher education. The analyzed data showed that the knowledge derived from training to the magisterium, as well as a locus for this training to happen is the gap of these professionals formation, in this way characterizing a process of professionalization still in progress. And that would constitute, in a cohesive and coherent, a group of professionals with characteristics of being a teacher, this gap needs to be filled.
Palavras-chave: Ensino Superior
Profissionalização do Ensino Superior
Formação Docente
Higher education
Professionalization of Higher Education
Teacher Education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: OLIVEIRA, Renilda Correia de. Ensino superior em Alagoas: a formação pedagógica na profissionalização docente. 2020. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2012.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6861
Data do documento: 20-mar-2012
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ensino superior em Alagoas - a formação pedaógica na profissionalização docente.pdf1.19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.