00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IQB - Instituto de Química e Biotecnologia Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IQB
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Tipo: Dissertação
Título: Estudos e experiências na área de educação empreendedora e estímulo à inovação para crianças e jovens: uma análise comparativa
Autor(es): Lira, Thaís Telles Queiroz
Primeiro Orientador: Tonholo , Josealdo
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Soletti, João Inácio
metadata.dc.contributor.referee1: Pereira, Marcelo Farid
metadata.dc.contributor.referee2: Candeias, Cezar Nonato Bezerra
metadata.dc.contributor.referee3: Porto, Ricardo Silva
Resumo: O empreendedorismo em sua acepção mais ampla e contemporânea, a qual não se restringe apenas ao fazer empresarial, se estabelece como um fenômeno cultural e a educação empreendedora como um relevante campo voltado para formação dessa cultura de estímulo ao espírito criativo, a inovação e a busca por soluções para melhoria dos contextos nos quais os indivíduos estão inseridos. Diante da relevância dessa temática e da necessidade de fomentá-la, a fim de promover a melhoria e o aperfeiçoamento da educação empreendedora no Brasil, este trabalho buscou identificar estudos e experiências no âmbito da educação empreendedora e estímulo a inovação, apresentando possibilidades para sua implementação no contexto escolar, tomando como base publicações voltadas para crianças e jovens. Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada, com abordagem híbrida, combinando métodos quantitativos e qualitativos, com intuito de obter uma base rica e contextual para interpretar e validar os resultados levantados. O estudo consistiu em três etapas, sendo elas: (1) Pesquisa bibliométrica nas bases SCOPUS (Elsevier) e WEB OF SCIENCE, bem como no sistema de busca da empresa Amazon; (2) Estudo comparativo das publicações mais citadas, a fim de verificar os pontos de convergência e/ou divergência entre as propostas voltadas para educação empreendedora e inovação no contexto infantil e juvenil, em âmbito nacional e internacional; e (3) compreensão do cenário local, investigando se o empreendedorismo inovador tem sido promovido em escolas no Município de Maceió - AL. Os resultados encontrados no estudo indicam o aumento no número de pesquisas sobre o tema, entretanto apontam um quantitativo tímido de publicações com foco, especialmente, no público infantil. Além disso, revelam a necessidade de aproximação desses estudos com os profissionais responsáveis pela condução do trabalho pedagógico voltado para educação empreendedora e inovação na maioria dos contextos investigados. Pretende-se com esta pesquisa, possibilitar a elaboração de subsídios pedagógicos de incentivo a educação empreendedora desde a infância.
Abstract: Entrepreneurship in its meaning and contemporary sense, which is not restricted to doing business, is established as a cultural phenomenon and entrepreneurial education as a relevant field for the formation of this culture of stimulating the creative spirit, innovation and the search for improving solutions in the contexts in which individuals are inserted. Given the importance of this subject and the need to promote it in order to promote the improvement and enhancement of entrepreneurial education in Brazil, this study sought to identify studies and experiments in entrepreneurial education and encouraging innovation, presenting possibilities for its implementation at the school context, based on studies and experiences aimed at children and young people. It is an applied research, with hybrid approach, combining quantitative and qualitative methods, in order to obtain a rich and contextual basis to interpret and validate the results. The study consisted of three steps, namely: (1) Bibliometric research in the databases SCOPUS (Elsevier) and WEB OF SCIENCE, as well as in the search engine of the company Amazon; (2) Comparative study of the most cited publications, in order to verify the points of convergence and/or divergence between the proposals focused on entrepreneurial education and innovation in the child and youth context, nationally and internationally; and (3) understanding of the local scenario, investigating if innovative entrepreneurship has been promoted in schools in Maceió - AL. The results found in the study indicate the increase in the number of researches about the subject, however they point to a small quantity of publications focusing especially on children. In addition, they reveal the need to approach these studies with the professionals responsible for conducting the pedagogical work focused on entrepreneurial education and innovation in most investigated contexts. The aim of this research is to enable the elaboration of pedagogical subsidies to encourage entrepreneurial education since childhood.
Palavras-chave: Educação empreendedora
Inovação
Educação básica
Pedagogia empreendedora
Entrepreneurial education
Innovation
Basic education
Entrepreneurial pedagogy
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação - PROFNIT
Citação: LIRA Thaís Telles Queiroz. Estudos e experiências na área de educação empreendedora e estímulo à inovação para crianças e jovens: uma análise comparativa. 2020. 116 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação) – Instituto de Química e Biotecnologia, Programa de Pós Graduação em Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6750
Data do documento: 7-fev-2020
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