06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - HISTÓRIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6749
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Impactos sociais e econômicos da construção e manutenção da linha férrea Paulo Afonso de 1859 a 1889 na região do baixo e alto do São Francisco
Autor(es): Silva, Clécio Lopes da
Primeiro Orientador: Silva, Sheyla Farias
metadata.dc.contributor.referee1: Santana, Pedro Abelardo de
metadata.dc.contributor.referee2: Gomes, Gustavo Manoel da Silva
Resumo: O presente artigo tem como objetivo refletir sobre os impactos sociais e econômicos trazidos pela Linha Férrea Paulo Afonso (LFPA), ligando Piranhas a Jatobá, entre 1859 e 1889. O marco inicial trata da visita do imperador Pedro II à localidade, o final coincide com a Proclamação da República. Tomando como fonte alguns estudos impressos sobre a construção da ferrovia, este artigo faz uma abordagem a respeito do povoamento da região impactada pela ferrovia e atenta para o crescimento populacional trazido por esta. Prossegue tratando cronologicamente da construção da ferrovia, fazendo balanços sobre a economia transportada. Como conclusão, verifica-se nas falas dos administradores da estrada de ferro e nos estudos posteriores o fracasso econômico da ferrovia, fato justificador para a desativação da linha nas décadas seguintes.
Abstract: This article aims to reflect on the social and economic impacts brought by the Paulo Afonso Railway Line (LFPA), linking Piranhas to Jatobá, between 1859 and 1889. The initial landmark deals with the visit of Emperor Pedro II to the locality, the end coincides with the Proclamation of the Republic. Taking as a source some printed studies on the construction of the railway, this article approaches the population of the region impacted by the railway and is attentive to the population growth brought by it. He goes on to deal with the construction of the railway chronologically, taking stock of the transported economy. As a conclusion, in the statements of the railroad administrators and in later studies, the economic failure of the railroad is verified, a fact that justifies the deactivation of the line in the following decades.
Palavras-chave: História - Brasil
História - Alagoas
Linha Férrea Paulo Afonso - LEPA
História social
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA REGIONAL DO BRASIL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de História
Citação: SILVA, Clécio Lopes da. Impactos sociais e econômicos da construção e manutenção da linha férrea Paulo Afonso de 1859 a 1889 na região do baixo e alto do São Francisco. 2020. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6749
Data do documento: 12-dez-2019
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - HISTÓRIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.