00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAMED - FACULDADE DE MEDICINA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED
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Tipo: Dissertação
Título: Ensino sobre excesso de peso na graduação de um curso de Medicina: realidade, reflexões e propostas
Título(s) alternativo(s): Teaching about excess weight in medical graduation: reality, reflections and proposals
Autor(es): Medeiros, Maria Magaly Albuquerque
Primeiro Orientador: Vilela, Rosana Quintella Brandão
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Ferreira, Andrea Marques Vanderlei
metadata.dc.contributor.referee1: Correia, Divanise Suruagy
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Michelle Jacintha Cavalcante
Resumo: A Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta a obesidade como um dos maiores problemas de saúde pública no mundo. No Brasil, o excesso de peso e a obesidade vêm crescendo progressivamente de forma que 50% da população se encontra acima do peso. Portanto, tornou-se uma questão de saúde pública para a qual o médico deve estar capacitado para cuidar. Diante desse cenário e da escassez de estudos nacionais e locais sobre ensino médico e o excesso de peso, esta pesquisa, intitulada O manejo clínico do excesso de peso: saberes dos estudantes de Medicina, teve como objetivo verificar o conhecimento, a autoconfiança e atitudes no manejo da pessoa com EP em uma amostra de estudantes do internato de Medicina de uma escola federal no Nordeste brasileiro. A pesquisa desenvolvida teve caráter descritivo, transversal, com abordagem quantitativa. Foi aplicado um questionário, tipo Likert, composto por 27 assertivas a 32 internos. O questionário foi organizado em quatro dimensões: a importância do tema enquanto problema de saúde pública; o conhecimento sobre a abordagem à pessoa com excesso de peso; autoconfiança para o manejo da pessoa com excesso de peso e aspectos comportamentais diante da pessoa com excesso de peso. Os resultados mostraram que os internos reconhecem o EP como um problema de saúde pública e tema relevante na graduação do médico generalista. Porém, evidenciaram a falta de conhecimento e autoconfiança no manejo da pessoa com EP. Assim, indica-se que há a necessidade de aprimoramento e providências de curto e médio prazos no currículo da escola pesquisada. Destaca-se a necessidade premente de o curso oferecer oportunidades de aprendizagem que permitam relacionar a teoria e uma prática colaborativa, interprofissional, centrada no paciente. Desenvolveu-se, tomando como orientação esses resultados e as sugestões efetuadas pelos internos, em uma questão aberta aplicada ao final do questionário, um relatório técnico de pesquisa intitulado: Enfrentamento da invisibilidade da temática excesso de peso no currículo de Medicina: sugestões aos gestores. Defende-se, neste produto, o investimento no curso de Medicina com a introdução de políticas “saudáveis” no ambiente da escola médica, por meio de um programa de incentivo ao estilo de vida saudável, com intervenções transversais e frequentes no currículo, enfatizando a importância dos comportamentos de saúde pessoal e das habilidades profissionais no apoio à mudança de estilo de vida. Alega-se a necessidade de construção de intervenções educacionais sobre o manejo da pessoa com EP, desde o início da graduação, com métodos e técnicas pedagógicos adequados, em variados cenários. Sugere-se contexto interdisciplinar e interprofissional, permitindo que ocorra o desenvolvimento do pensamento crítico-reflexivo e essencial para a atuação clínica.
Abstract: The World Health Organization points to obesity as one of the biggest public health problems in the world. In Brazil, overweight and obesity are growing steadily, so 50% of the population is overweight. Therefore, it has become a public health issue for which the physician must be able to care. Given this scenario and the scarcity of national and local studies on medical education and overweight, this research, entitled: The clinical management of overweight: knowledge of medical students, This study aimed to verify the knowledge, self-confidence and attitudes in the management of people with OW in a sample of medical school students from a federal school in northeastern Brazil. The research developed was descriptive and transversal, with quantitative approach. A Likert questionnaire was applied, consisting of 27 statements to 32 interns. The questionnaire was organized in four dimensions: the importance of the theme as a public health problem; knowledge about the approach to the overweight person; self-confidence in the management of the overweight person and behavioral aspects in front of the overweight person. The results showed that inmates recognize OW as a public health problem and a relevant theme in the graduation of the general practitioner. However, it evidenced the lack of knowledge and self-confidence in the management of the person with OW. Thus, it indicates that there is a need for improvement and short and medium term measures in the curriculum of the researched school. There is a pressing need for the course to offer learning opportunities to relate theory and collaborative, inter-professional, patient-centered practice. Taking as a guide these results and the suggestions made by the inmates, in an open question applied at the end of the questionnaire, a technical research report was developed, entitled: Facing the invisibility of overweight in the medical curriculum: suggestions to managers. In this product, investment in the medical course is supported by the introduction of “healthy” policies in the medical school environment, through a healthy lifestyle incentive program, with transversal and frequent interventions in the curriculum, emphasizing the Importance of Personal Health Behaviors and Professional Skills in Supporting Lifestyle Change. The need to construct educational interventions on the management of people with OW from the beginning of the undergraduate course, with appropriate pedagogical methods and techniques, in various scenarios is claimed. Interdisciplinary and inter-professional context is suggested, allowing the development of reflexive critical thinking, essential for clinical practice.
Palavras-chave: Obesidade
Saúde pública
Educação médica
Estudantes de Medicina
Obesity
Public health
Medical education
Medical students
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino na Saúde
Citação: MEDEIROS, Maria Magaly Albuquerque. Ensino sobre excesso de peso na graduação de um curso de Medicina: realidade, reflexões e propostas. 2020. 83 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) – Faculdade de Medicina, Programa de Pós Graduação em Ensino na Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6748
Data do documento: 13-dez-2019
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