06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - ENGENHARIA CIVIL - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Almeida, Dayvson Carlos Batista de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0100779601403099pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Rogério de Jesus-
dc.contributor.referee2Silva, Jéssica Beatriz da-
dc.creatorSantos, Cícero Ricardo da Silva-
dc.date.accessioned2020-03-03T12:58:56Z-
dc.date.available2020-03-03-
dc.date.available2020-03-03T12:58:56Z-
dc.date.issued2020-01-28-
dc.identifier.citationSANTOS, Cícero Ricardo da Silva. Estudo da viabilidade de uma jazida de materiais para fins de utilização na pavimentação rodoviária. 2020. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6745-
dc.description.abstractIn the present work done with soil from a deposit located in the interior of Alagoas, more precisely in the city of Delmiro Gouveia, close to AL-145. We apply the traditional geotechnical classification methodology for soils, in order to verify its application in road paving, through results obtained from geotechnical tests. The analyzes made in the soil allowed us to determine specific characteristics of the material in terms of granulometry, compaction, plasticity, liquidity and the material resistance determined by CBR. Through the results of the tests we had the possibility to explain characteristics of the soil present in the deposit, such as the marked presence of fine material that are Silt and Clay, showing variations only in the percentage of sand that makes up the studied soil, since the amount of boulder was quite low. Regarding soil classification, the samples were classified in the TBR (Transportation Research Board). According to the results of LL, LP, IP and the material passing through the N ° 200 sieve with values above 35%, it showed to be a silty-clay material, that is, although the material is quite fine, it also showed some representative parts of sand thus forming the soil of the deposit composed of (Silt, Clay and Sand). Regarding the CBR values, they varied from 3% to 11.3%, with all the material despite not being granular as most of the soils used in paving presented a resistance (CBR) that allows us to use this material in some layers of the paving as in subgrade and reinforcement of subgrade. Finally, the work enabled the geotechnical characterization of the soil of the indicated location, in which layers it can be applied in the road paving.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Engenharia Civilpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPavimentação rodoviáriapt_BR
dc.subjectEnsaio geotécnicopt_BR
dc.subjectClassificação do solopt_BR
dc.subjectViabilidade técnicapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTES::RODOVIAS PROJETO E CONSTRUCAOpt_BR
dc.titleEstudo da viabilidade de uma jazida de materiais para fins de utilização na pavimentação rodoviáriapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho foi realizado com solo de uma jazida localizada no sertão alagoano, mais precisamente na cidade de Delmiro Gouveia nas proximidades da AL-145. Aplicamos a metodologia de classificação geotécnica tradicional dos solos, com objetivo de constatar sua aplicação na pavimentação rodoviária, através de resultados obtidos dos ensaios geotécnicos. As análises feitas no solo nos possibilitaram determinar características especificas do material quanto à granulometria, compactação, plasticidade, liquidez e à resistência do material determinada pelo CBR. Através dos resultados dos ensaios tivemos a possibilidade de explanar características do solo presentes na jazida, como a presença marcante de material fino que são Silte e Argila, apresentando variações apenas em porcentagem de areia que compõe o solo estudado, já que a quantidade de pedregulho foi bastante baixa. Com relação à classificação do solo, as amostras foram classificadas na TBR (Transportation Research Board). De acordo com os resultados dos LL, LP, IP e o material passante na peneira N°200 com valores acima de 35%, verificou-se um material silto-argiloso, ou seja, apesar do material ser bastante fino também demostrou parte representativa de areia, formando assim o solo da jazida composto por (Silte, Argila e Areia). Já com relação aos valores do CBR, variaram de 3% a 11,3%, contudo o material apesar de não ser granular como a maioria dos solos utilizados na pavimentação, apresentou uma resistência (CBR) que nos possibilita utilizar esse material em algumas camadas da pavimentação, como em subleito e reforço do subleito. Por fim, o trabalho possibilitou a caracterização geotécnica do solo do local indicado, em quais camadas pode ser aplicado na pavimentação rodoviária.pt_BR
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