00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IQB - Instituto de Química e Biotecnologia Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IQB
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Tipo: Dissertação
Título: Proposta de modelo de indicadores e métricas de inovação para Universidade Federal de Alagoas
Título(s) alternativo(s): Proposed model of innovation indicators and metrics for the Federal University of Alagoas
Autor(es): Silva, Roosseliny Pontes
Primeiro Orientador: Santos, João Paulo Lima
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Almeida, Eliana Silva de
metadata.dc.contributor.referee1: Cavalheiro, Gabriel Marcuzzo do Canto
metadata.dc.contributor.referee2: Balliano, Tatiane Luciano
Resumo: A construção de metodologia para medir e avaliar a inovação no setor público, especificamente em universidades, continua um desafio para as agências de financiamento governamentais. Embora existam várias iniciativas, sobretudo no Brasil, resta muito a ser feito para desenvolver um quadro de referência neste segmento. A literatura evidencia que a inovação é um processo dinâmico que requer gerenciamento contínuo e com domínio. Assim, a análise com base em indicadores e métricas é uma solução potencial para o problema de avaliação, tendo em vista que pode identificar os pontos fortes e fracos bem como rastrear os efeitos econômicos e sociais dos projetos apoiados, com base em evidências empíricas que possibilitam criar mecanismo de direção necessário para propiciar maior nível de eficiência das ações planejadas. Inserido nesse contexto, o presente trabalho desenvolve um modelo de indicadores e métricas de inovação para a Universidade Federal de Alagoas-Ufal, com esforço para auxiliar no planejamento estratégico. A pesquisa assume a forma de um estudo de caso com finalidade exploratória descritiva e se fundamenta na abordagem triangulação ao utilizar a entrevista não estruturada, a pesquisa documental, a pesquisa bibliográfica e o monitoramento de artigos.Nesse processo, busca-se responder a seguinte questão: por que precisamos mensurar a inovação em instituição pública de ensino superior? Revela-se, então, a elaboração e proposição de fundamentos teóricos mais abrangentes para compreender o comportamento institucional e contribuir para gestão da Ciência Tecnologia & Inovação -CT&I. Em vista disso, compila os manuais internacionais desenvolvidos na área e molda-se a Lei n.º 13.243, que dispõe sobre estímulos ao desenvolvimento científico, à pesquisa, à capacitação científica e tecnológica e à inovação. O quadro teórico sublinha um papel importante da inovação na concepção, implementação e avaliação das políticas públicas e de igual modo na competitividade, crescimento econômico e melhorias sociais. A proposta volta-se para o conhecimento que gera inovação e fomenta o empreendedorismo, abrangendo: elaboração de indicadores de insumo e resultado com estruturação específica em dimensão e subdimensão; definição de métricas: análise do Sistema Integrado de Gestão-SIG, para operacionalização dos dados; e a abordagem Balanced Scorecard - BSC como estratégia de gestão. O instrumento gerado no processo agrega 112 indicadores, distribuídos em 5 dimensões e 20 subdimensões, com métricas concentradas nos valores numéricos associados ao desempenho.Os resultados revelam que para a Ufal alcançar um melhor posicionamento na geração, introdução e difusão de inovações, será primordial aumentar os índices de qualificação de seu recursos humanos, dado que, quanto mais expressivo for o investimento nesta área, maior será o retorno institucional e participação na esfera social. Ademais, foram observadas diminuição de verba do governo federal para a manutenção e o desenvolvimento da instituição e baixa captação de recursos próprios, isto posto, sugere-se maior ênfase no apuramento dos ativos de Propriedade Industrial e Produtividade em Extensão. Este estudo alcançou a projeção de indicadores e métricas que fornece uma visão descritiva e permite determinar padrões e tendências do processo inovativo, adequadamente estruturado e condizente com as características da instituição.
Abstract: The construction of methodology to measure and evaluate innovation in the public sector, specifically in universities, remains a challenge for government funding agencies. Although there are several initiatives, especially in Brazil, much remains to be done to develop a frame of reference in this segment. The literature shows innovation is a dynamic process that requires continuous and mastery management. Thus, analysis based on indicators and metrics is a potential solution to the evaluation problem, as it can identify strengths and weaknesses as well as track the economic and social effects of the supported projects, based on empirical evidence that makes it possible to create the necessary steering mechanism to provide a higher level of efficiency of the planned actions. Inserted in this context, this work develops a model of innovation indicators and metrics for the Federal University of Alagoas-Ufal, with effort to assist in strategic planning. The research takes the form of a case study with a descriptive exploratory purpose and is based on the triangulation approach by using unstructured interview, documentary research, bibliographic research and article monitoring. In this process, the following question is answered: why do we need to measure innovation in a public institution of higher education? It is then revealed the elaboration and proposition of more comprehensive theoretical foundations to understand institutional behavior and contribute to the management of Science, Technology & Innovation -CT&I. In view of this, it compiles the international manuals developed in the area and shapes Law No. 13,243, which provides on stimuli to scientific development, research, scientific and technological training and innovation. The theoretical framework underlines an important role of innovation in the conception, implementation and evaluation of public policies and equally in competitiveness,economic growth and social improvements. The proposal focuses on knowledge that generates innovation and fosters entrepreneurship, covering: the elaboration of input and output indicators with specific structuring in dimension and sub-dimension; the definition of metrics: analysis of the Integrated Management System-GIS, for data operationalization; and the Balanced Scorecard - BSC approach as a management strategy. The tool generated in the process aggregates 112 indicators, distributed in 5 dimensions and 20 sub-dimensions, with metrics concentrated on the numerical values associated with performance. The results reveal that for Ufal to achieve a better positioning in the generation, introduction and diffusion of innovations, it will be essential to increase the qualification indexes of its human resources, given that the more expressive the investment in this area, the greater the institutional return and participation in the social sphere. Furthermore, there has been a decrease in the federal government's budget for the maintenance and development of the institution and a low level of own resources, which suggests a greater emphasis on the calculation of Industrial Property and Extended Productivity assets. This study has achieved the projection of indicators and metrics that provide a descriptive view and allow the determination of patterns and trends of the innovative process, properly structured and consistent with the characteristics of the institution.
Palavras-chave: Inovação
Administração pública – Avaliação
Empreendedorismo na administração pública
Balanced scorecard
Innovation
Public administration – Evaluation
Entrepreneurship in public administration
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação - PROFNIT
Citação: SILVA, Roosseliny Pontes. Proposta de modelo de indicadores e métricas de inovação para Universidade Federal de Alagoas. 2020. 141 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação) – Instituto de Química e Biotecnologia, Programa de Pós Graduação em Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6715
Data do documento: 26-nov-2019
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