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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6714
Tipo: | Dissertação |
Título: | Juventudes, escolarização e projetos futuros: narrativas de jovens alunos/as do Ensino médio de uma escola pública de Maceió |
Autor(es): | Rodrigues, Mariana Costa |
Primeiro Orientador: | Silva, Rosemeire Reis da |
metadata.dc.contributor.referee1: | Freitas, Marinaide Lima de Queiroz |
metadata.dc.contributor.referee2: | Pereira, Angélica Silvana |
metadata.dc.contributor.referee3: | Silva, Veleida Anahi da |
Resumo: | A pesquisa teve por objetivo compreender as narrativas dos/as jovens que cursam o terceiro ano do Ensino Médio sobre suas experiências de escolarização. A investigação apresenta uma abordagem qualitativa, caracterizando-se por um estudo de caso, e utiliza como instrumentos metodológicos a realização de observações, a aplicação de questionários e entrevistas narrativas (BERTAUX, 2010) com jovens de uma escola pública estadual localizada em Maceió. Entende-se a juventude como uma categoria social caracterizada pela pluralidade de vivências, ideias e características. Discute-se sobre as concepções de projetos de vida baseado nos estudos de alguns autores tais como Schutz (1979) e Dayrell (2005), verificando a relação entre os mesmos e o processo de escolarização para os/as jovens. Como aporte teórico apresenta as contribuições de autores como Schutz (1979), Kuenzer (2000), Bauman (2001), Velho (2003), Spósito (2004), Dayrell (2007), Carrano (2011). Os resultados encontrados demonstram que os/as jovens pretendem dar continuidade aos seus estudos ingressando em cursos superiores e/ou técnicos, aumentando assim o nível de escolarização. Conseguir um emprego e pagar uma faculdade particular aparece como uma das principais estratégias pensadas pelos/as jovens. As principais motivações apontadas para pensar esses projetos apresentam relação com o apoio e incentivo familiar ou com a identificação dos/as jovens em atividades já desenvolvidas, como, por exemplo, estágios como jovem aprendiz. Os/as jovens reconhecem a importância da escolarização básica para conseguir alcançar seus objetivos, contudo narram as dificuldades estruturais, materiais e de relacionamento com os professores e gestão escolar como limitações para um melhor percurso durante o Ensino Médio. Considera, portanto, a partir dos dados e dos depoimentos dos/as jovens, que apesar de a escola ser considerada como essencial para refletir sobre seus projetos futuros, ela ainda precisa avançar mais no sentido de ampliar as discussões com esses/as jovens sobre tais projetos no interior da escola. |
Abstract: | The aim of the research was to understand the narratives of the young people who attend the third year of high school about their experiences of schooling. The research presents a qualitative approach, being characterized by a case study, and uses as methodological instruments the observation, the application of questionnaires and narrative interviews (BERTAUX, 2010) with young people of a state public school located in Maceió. Youth is understood as a social category characterized by the plurality of experiences, ideas and characteristics. We discuss the conceptions of life projects based on the studies of some authors such as Schutz (1979) and Dayrell (2005), verifying the relation between them and the process of schooling for the young. As a theoretical contribution, we present the contributions of authors such as Schutz (1979), Kuenzer (2000), Bauman (2001), Velho (2003), Spósito (2004), Dayrell (2007) and Carrano (2011). The results show that young people intend to continue their studies by entering higher and / or technical courses, thus increasing the level of schooling. Getting a job and paying for a private college appears as one of the key strategies thought by young people. The main motivations for thinking about these projects are related to the support and encouragement of the family or the identification of young people in activities already developed, such as apprenticeship as a young apprentice. Young people recognize the importance of basic schooling to achieve their goals, yet they describe the structural, material and relationship difficulties with teachers and school management as limitations to a better course during high school. Considers, therefore, from the data and testimony of young people that although the school is considered essential to reflect on their future projects, it still needs to go further in order to broaden the discussions with these young people about these projects within the school. |
Palavras-chave: | Ensino médio – Alagoas Experiências de aprendizagem Juventude Continuidade da escolarização High School – Alagoas Learning experiences Youth Schooling continuity |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | RODRIGUES, Mariana Costa. Juventudes, escolarização e projetos futuros: narrativas de jovens alunos/as do Ensino médio de uma escola pública de Maceió. 2020. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6714 |
Data do documento: | 27-mar-2018 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU |
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