00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FANUT - FACULDADE DE NUTRIÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FANUT
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Oliveira, Maria Antonieta Albuquerque de
dc.contributor.advisor1LattesOLIVEIRA, M. A. A.por
dc.contributor.referee1Machado, Moacir Martins
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7827551779361772por
dc.contributor.referee2Santos, Inalda Maria dos
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3709372442003235por
dc.creatorLima, Mirian Pereira
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0550704569604814por
dc.date.accessioned2015-08-25T18:37:19Z-
dc.date.available2012-10-30
dc.date.available2015-08-25T18:37:19Z-
dc.date.issued2011-09-22
dc.identifier.citationLIMA, Mirian Pereira. The Federal Institute of Pernambuco : the construction of its identity in campus Recife. 2011. 117 f. Dissertação (Mestrado em Nutrição) - Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2011.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufal.br/handle/riufal/669-
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentNutriçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Nutriçãopor
dc.publisher.initialsUFALpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectProfessional education technologyeng
dc.subjectIfetizaçãoeng
dc.subjectIFPEeng
dc.subjectEducational changeeng
dc.subjectEducação profissional tecnológicapor
dc.subjectIfetizaçãopor
dc.subjectIFPEpor
dc.subjectMudanças educativaspor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::NUTRICAOpor
dc.titleO Instituto Federal de Pernambuco: a construção da identidade do campus Recifepor
dc.title.alternativeThe Federal Institute of Pernambuco : the construction of its identity in campus Recifeeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste estudo analisa as implicações do processo de Ifetização no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), Campus Recife e avalia as repercussões na ótica de seus gestores, docentes e técnico-administrativos. Adota-se uma abordagem metodológica qualitativa e exploratória sob a forma de análise documental e entrevista semiestruturada. Da análise documental os resultados afirmam que: a Ifetização institucionalizou-se por força política, através de uma nova lei que repercute nas ações pedagógicas e na gestão da Instituição; a gestão não se instrumentalizou de documentos institucionais para a mudança. Das entrevistas semiestruturadas os resultados apontaram que: a Ifetização proporcionou ao IFPE um novo status, uma nova identidade e mudanças educativas. Conclui-se que na visão dos entrevistados a Ifetização teve importância para a sociedade, fato que se reflete no histórico evolutivo da Educação Profissional Tecnológica (EPT), no Brasil e no Estado de Pernambuco, em especial no IFPE Campus Recife.por
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