00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IGDEMA - INSTITUTO DE GEOGRAFIA, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IGDEMA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6692
Tipo: Dissertação
Título: Educação na abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente como estratégia para o desenvolvimento
Autor(es): Nascimento, Vera Lúcia Batista do
Primeiro Orientador: Bastos Filho, Jenner Barretto
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Montenegro, Sineide Correia Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Araujo, Lindemberg Medeiros de
metadata.dc.contributor.referee2: Pinto, Anamelia de Campos
metadata.dc.contributor.referee3: Barretto, Elvira Simões
Resumo: O presente trabalho de Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente tem por objetivo promover reflexões em torno da incorporação de temas controversos e epistemologicamente transversais que constituem situações de ensino na abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), visando à formação de professores de Ensino Médio enquanto fatores multiplicadores do processo educacional em vista do desenvolvimento. Partimos do pressuposto de que a educação é fator precípuo que agrega valor a qualquer desenvolvimento que se pretenda sustentável. A pesquisa focaliza o estudo de uma polêmica, representada pela inserção de temas controversos em sala de aula. A causa da AIDS e os transgênicos representam os dois temas polêmicos e controversos eleitos para discussão devido à potencialidade dos mesmos de prover discussões ampliadas sobre saúde pública, bem como enfatizar aspectos sociais, econômicos, ambientais, políticos e geopolíticos da segurança alimentar, em conexão direta com a questão do desenvolvimento, no contexto de uma abordagem transversal e interdisciplinar CTSA. Em nosso estudo, oito professores que lecionam na rede pública e na rede particular, simultaneamente, participaram do grupo focal, debatendo sobre a relevância e pertinência da inserção de tais temas em sala de aula. Chega-se a conclusão de que urge a necessidade de se trabalhar temas controversos que englobem a ética, o meio ambiente, a saúde, a cidadania e, nesse contexto, pensar em concepções de ensino- aprendizagem que nos remetam a epistemologia do professor, em suas concepções de saber do mundo, da sociedade do homem, da natureza. Entendemos que a educação deve buscar a integração dos diversos campos do saber em uma prática educativa interdisciplinar, capaz de ajudar os cidadãos a compreenderem a realidade e, consequentemente, promoverem o desenvolvimento do país.
Abstract: This study Masters in Development and Environment aims to promote reflections on the incorporation of controversial issues and situations that are epistemologically transversal approach to teaching Science, Technology, Society and Environment (CTSA) for the training of teachers of medium as multiplying factors of the educational process in view of development. We assumed that education is a major duty factor that adds value to any development which is planned development. The research focuses on the study of a controversy, as represented by the inclusion of controversial issues in the classroom. The cause of AIDS and transgenics represent the two controversial issues and controversial elected for discussion due to the potential of them to provide expanded discussions on public health, and emphasize the social, economic, environmental, political and geopolitical problems of food security, in direct connection with the issue of development in the context of an interdisciplinary approach and cross CTSA. In our study, eight teachers who teach in public and in private, both participated in the focus group, discussing the relevance and appropriateness of the inclusion of such issues in the classroom. We come to the conclusion that there is urgent need to work with controversial topics that cover ethics, the environment, health, citizenship, and in this context, think of conceptions of teaching and learning we refer the epistemology of the teacher, know their conceptions of the world, society, man's nature. We believe that education should seek the integration of several disciplines in an interdisciplinary educational practice that can help citizens understand the reality and thus promote the development of the country.
Palavras-chave: Educação
Ciência
Tecnologia
Espaço, sociedade e meio ambiente
Desenvolvimento sustentável
Education
Science
Technology
Space
Society and Environment
Sustainable Development
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Geografia
Citação: NASCIMENTO, Vera Lúcia Batista do. Educação na abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente como estratégia para o desenvolvimento. 2020. 164 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Programa de Pós Graduação em Geografia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2010.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6692
Data do documento: 22-dez-2010
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IGDEMA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Educação na abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente como estratégia para o desenvolvimento.pdf1.6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.