00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAMED - FACULDADE DE MEDICINA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED
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Tipo: Dissertação
Título: A integração ensino, serviço e comunidade e a relação com a formação acadêmica: a percepção dos discentes do curso de Medicina de uma universidade pública de Alagoas
Título(s) alternativo(s): Teaching, service and community integration and the relationship with academic training: perception of Medical students from a public university in Alagoas
Autor(es): Nunes, Layanne Crystina Bandeira
Primeiro Orientador: Tomaz, Jerzuí Mendes Torres
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Tavares, Carlos Henrique Falcão
metadata.dc.contributor.referee1: Sampaio, Josineide Francisco
metadata.dc.contributor.referee2: Vilas Boas, Lincoln Braga
Resumo: Diante da Implantação do Sistema Único de Saúde e da reorientação dos Serviços de Saúde segundo um novo foco de assistência, as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina propõe a reformulação do Currículo para a formação em Medicina voltada para o atendimento às reais necessidades de saúde da população e ancorado na realidade epidemiológica como fator determinante no processo saúde-doença. Este Trabalho Acadêmico de Conclusão de Curso consta um artigo, elaborado a partir da pesquisa intitulada “A Integração Ensino, Serviço e Comunidade e a Relação com a Formação Acadêmica: a Percepção dos Discentes do Curso de Medicina de uma Universidade Pública de Alagoas”, desenvolvida no contexto do programa de Mestrado Profissional de Ensino na Saúde. Tal pesquisa teve como objetivo geral analisar a percepção dos graduandos do Curso de Medicina de uma Universidade Pública de Alagoas sobre a Integração Ensino, Serviço e Comunidade e a Relação com a Formação Acadêmica e Profissional. Trata-se de um estudo exploratório, de abordagem qualitativa, onde foram realizadas entrevistas com os discentes do 11º período do Curso de Medicina. A análise dos dados foi realizada segundo a Análise de Conteúdo de Bardin. Foram estabelecidas 3 categorias de análise: o entendimento dos discentes do curso de medicina acerca da integração ensino, serviço e comunidade; as atividades práticas nos cenários da Atenção Básica e a relação Academia – Serviço de Saúde; e a Integração Ensino, Serviço e Comunidade e suas repercussões na Formação Acadêmica e Profissional. Os resultados evidenciam dificuldades e obstáculos no processo de Integração Ensino, Serviço e Comunidade, como a recusa de profissionais do serviço em receber os discentes nos cenários de prática, a frágil relação academia-serviço, além da dificuldade da academia em proporcionar campo de prática para as atividades discentes. Os resultados apontam ainda a prevalência do modelo biomédico, a repercussão Integração Ensino, Serviço e Comunidade para a Formação Acadêmica e Profissional e a não participação dos preceptores do serviço no processo de Formação Acadêmica. A partir dos resultados foi elaborado como produto educacional um Manual de orientação para a realização das atividades práticas nos cenários da Atenção Básica. Este manual objetiva apontar estratégias para efetivar a Integração Ensino, Serviço e Comunidade e fornecer instrumento para definição dos objetivos educacionais dos discentes e instrumento para avaliação discente acerca das atividades práticas, favorecendo a reflexão sobre as atividades desenvolvidas.
Abstract: Given the implementation of the National Health System (SUS) and the restructuring of the health services according to a new health care focus, the National Curricular Guidelines of the Undergraduate Medicine Course proposes a restructuring of the medical curriculum aimed at meeting the real health needs of the population and grounded on epidemiological reality as a determining factor in the health-disease process. This final course paper (TACC in Portuguese) consists of an article, developed from a study entitled “Teaching, Service and Community Integration and the Relationship with Academic Training: Perception of Medical Students from a Public University in Alagoas”, conducted in the Master’s in Professional Health Teaching program. The general objective of this research was to analyze the perception of graduating medical students from a public university in Alagoas state, Brazil regarding teaching-service-community integration and the relationship with academic and professional training. This is a qualitative exploratory study, involving interviews with students in the 11th semester of the Medical Course. Data analysis was carried out according to Bardin’s content analysis. Three analysis categories were established: the understanding of medical students about teaching-service-community integration; practical activities in basic care settings and the academia-health service relationship; and teaching-service-community integration and its repercussions for academic and professional training. The results show difficulties and obstacles in the teaching-service-community integration process, such as professionals refusing to receive students in practical settings, the fragile academia-service relationship, in addition to the difficulty faced by academia in providing a suitable environment for practical student activities. The findings also demonstrate the prevalence of the biomedical model, the repercussion of teaching-service-community integration for academic and professional training and the non-participation of preceptors from the service in the academic training process. Based on the results, a manual of practical activities in basic care settings was created. This manual aims at describing teaching-service-community integration strategies, and provide an instrument to establish the educational goals of students and their assessment of practical activities, encouraging them to reflect on the activities developed.
Palavras-chave: Estudantes de Medicina
Formação profissional
Prática profissional
Educação médica
Atenção primária à saúde
Medical students
Professional formation
Professional practice
Medical education
Primary health care
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino na Saúde
Citação: NUNES, Layanne Crystina Bandeira A integração ensino, serviço e comunidade e a relação com a formação acadêmica: a percepção dos discentes do curso de Medicina de uma universidade pública de Alagoas. 2020. 82 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) – Faculdade de Medicina, Programa de Pós Graduação em Ensino na Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6683
Data do documento: 2-dez-2019
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