00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6658
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Martinez Maza, Luis Guillermo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6823139647303870pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Hilário Alencar da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1661480072159875pt_BR
dc.contributor.referee2Fernandes, Marco Antonio Nogueira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1679108265208610pt_BR
dc.creatorVasconcelos, Cleverton da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8600809859832837pt_BR
dc.date.accessioned2020-02-13T15:39:05Z-
dc.date.available2020-01-27-
dc.date.available2020-02-13T15:39:05Z-
dc.date.issued2013-08-10-
dc.identifier.citationVASCONCELOS, Cleverton da Silva. Uma abordagem de curvas no ensino médio. 2020. 76 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) – Instituto de Matemática, Programa de Pós Graduação em Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6658-
dc.description.abstractAn Approach of Curves in High School shows a screenplay that has as an aim to facilitate the student learning, making him/er to connect the taught content with his/er experience. For this, the chapter 1 approaches Math concepts that are prerequisites to comprehend the curves that will be exposed; the first one - and main concept - is the conception of Cartesian Plan, considering that the analytical part of the curves develops in this plan; then it is presented the distance between two points and the distance between point and straight; after that, the number “e” is given and, finally, the straight circular cone theory. In chapter 2, called Historic Context, as its own name indicates, brings us a synthesis from each related curves origin (the ellipse, the parabola, the hyperbole and the catenary). Chapters 3, 4, 5 and 6 speak of these curves in the previously mentioned order. In them, the forms of the curves are identified in people’s daily routine, for example, the ellipse form was observed in some objects inside important places and in nature; whereas the parabola form, besides being seen in some objects, was also observed in constructions and body launches; yet the hyperbole form, in nature and navigation system; finally, the catenary formin electrical grid and constructions. After that, each one of the chapters mentions how to get the geometrical drawing of the respective curve, in a simple way by using the following means: pencil, ruler, compass, paper, string, cuppingglassand rope. Chapter 6 was an exception. It is about the catenary, which was demonstrated by the “jump-rope” play. However, these last 4 chapters focus on the same subject: they develop the analytical concept of the curves in study by showing their respective definitions, elements, equations and application to fix the exposed theory as well.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectElipsept_BR
dc.subjectParábolapt_BR
dc.subjectHipérbolept_BR
dc.subjectCatenáriapt_BR
dc.subjectMatemática – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMatemática - Ensino médiopt_BR
dc.subjectEllipsept_BR
dc.subjectParablept_BR
dc.subjectHyperbolapt_BR
dc.subjectCatenarypt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectMathematics - High Schoolpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleUma abordagem de curvas no Ensino médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoUma Abordagem de Curvas no Ensino Médio mostra um roteiro que tem como intuito facilitar a aprendizagem do aluno, fazendo com que este relacione o conteúdo trabalhado com sua vivência. Para tal, o capítulo 1 aborda conceitos matemáticos que são pré-requisitos para a compreensão das curvas que serão expostas; o primeiro - e principal conceito - é a concepção de plano cartesiano, visto que a parte analítica das curvas desenvolve-se neste plano; em seguida é apresentada a distância entre dois pontos e a distância entre ponto e reta; logo após, tem-se o número “e” e, por fim, a teoria de cone circular reto. Já o capítulo 2, intitulado de Contexto Histórico, como o próprio nome indica, traz uma síntese da origem de cada uma das curvas tratadas (a elipse, a parábola, a hipérbole e a catenária). Os capítulos 3, 4, 5 e 6 falam destas curvas na ordem citada precedentemente. Neles são identificadas as formas das curvas em situações do dia a dia das pessoas, por exemplo: a forma de uma elipse foi destacada em objetos, em locais importantes e na natureza; enquanto a forma da parábola, além de ter sido destacada em objetos, foi também em construções e em lançamento de corpos; já a forma da hipérbole, na natureza e em sistema de navegação; e finalmente, a forma da catenária, em rede elétrica e em construções. Após isso, cada um dos capítulos trata de como obter o desenho geométrico da curva em questão, de forma simples e utilizando os seguintes recursos: lápis, régua, compasso, papel, barbante, ventosa e corda. A exceção foi o capítulo 6 que trata da catenária, a qual foi obtida por meio da brincadeira de “pula-corda”. No entanto, estes 4 (quatro) últimos capítulos terminam enfocando o mesmo assunto: eles desenvolvem o conceito analítico das curvas em apreço, destacando as suas respectivas definições, seus respectivos elementos, suas equações, e aplicação para fixação da teoria exposta.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Uma abordagem de curvas no Ensino médio.pdf2.15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.