00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IC - INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IC
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Tipo: Dissertação
Título: Um modelo de ambiente de aprendizagem social para a aprendizagem de programação baseado no conceito de planos de programação e esquemas de concepção de programas
Título(s) alternativo(s): A Social Learning environment model for learning programs based on the concept of programming plans and program design schemes
Autor(es): Nicácio, Jalves Mendonça
Primeiro Orientador: Costa, Fábio Paraguaçu Duarte da
metadata.dc.contributor.referee1: Braga, Marcus de Melo
metadata.dc.contributor.referee2: Dias, Guilherme Ataíde
Resumo: Este trabalho desenvolveu um modelo de suporte educacional para aprendizagem de conceitos de programação. Este modelo foi subsidiado pela implementação de um ambiente computacional de ensino que disponibiliza um conjunto de esquemas de concepção para a formação de modelos mentais de programação através da programação visual. Desta forma, a noção de scaffolding, conforme concebida por Vygotsky, foi fortemente utilizada com vistas a promover a aprendizagem dos conceitos iniciais de programação a partir das interações sociais. Um ambiente computacional de aprendizagem social foi construído e o conjunto de esquemas de concepção proposto foi incorporado a este ambiente, com o objetivo de verificar se o uso de tais ferramentas podem melhorar a metacognição do aluno em relação a aprendizagem de programação. Em seguida, um experimento foi conduzido com 37 alunos, ao longo de dois meses, e a análise dos dados obtidos aponta que a utilização do modelo sugerido neste trabalho favorece a compreensão dos conceitos iniciais de programação. Além disso, a interação com o conhecimento por meio destas ferramentas de scaffolding aumentou não apenas a participação individual dos alunos, mas também, a colaboração entre eles. Esses aspectos indicam o valor das atividades propostas neste estudo, no tocante a encorajar o maior engajamento dos alunos em disciplinas introdutórias de programação.
Abstract: This work developed a model of educational support for learning programming concepts. This model was subsidized by the implementation of a computational teaching environment that provides a set of design schemes for the formation of mental models of programming through visual programming. In this way, the notion of scaffolding, as conceived by Vygotsky, was strongly used in order to promote the learning of the initial concepts of programming from social interactions. A computational environment of social learning was constructed and the set of proposed conception schemes was incorporated to this environment, with the purpose of verifying if the use of such tools can improve the metacognition of the student in relation to programming learning. Then, an experiment was conducted with 37 students over two months, and the analysis of the data points out that the use of the model suggested in this work favors the understanding of the concepts Programming initials. Moreover, the interaction with knowledge through these scaffolding tools has increased not only individual student participation but also collaboration among them. These aspects indicate the value of the activities proposed in this study, in order to encourage the greater engagement of students in introductory programming disciplines.
Palavras-chave: Ambiente de aprendizagem social (Informática)
Scaffolding
Linguagem de concepção
Social learning environment (Informatics)
Design language
Social learning system
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional de Conhecimento
Citação: NICÁCIO, Jalves Mendonça. Um modelo de ambiente de Aprendizagem Social para a aprendizagem de programação baseado no conceito de planos de programação e esquemas de concepção de programas. 2020. 115 f. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional de Conhecimento) – Instituto de Computação, Programa de Pós Graduação em Modelagem Computacional de Conhecimento, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6654
Data do documento: 23-ago-2017
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