00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAMED - FACULDADE DE MEDICINA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6650
Tipo: Dissertação
Título: Portfólio no processo ensino aprendizagem na graduação em enfermagem: olhar do aluno
Título(s) alternativo(s): Portfólio in the teaching-learning process in undergraduate nursing: student’s view
Autor(es): Lira, Maria Elisângela Santos
Primeiro Orientador: Silva, Lucy Vieira Lima da
metadata.dc.contributor.referee1: Costa, Antonio Carlos Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Peixoto, Ana Lydia Vasco de Albuquerque
Resumo: Este Trabalho Acadêmico de Conclusão de Curso (TACC) do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde (MPES) da Faculdade de Medicina (FAMED) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) tem como objetivo compreender a percepção dos estudantes da graduação de Enfermagem, a partir de um artigo científico a ser ainda submetido à revista com nível qualis correspondente ao exigido pelo MPES, que descreve com detalhes os desdobramentos de uma pesquisa efetuada e seus resultados; e um produto de intervenção, que compreende a aplicabilidade de um site de orientação sobre portfólio. Inscreve-se na área de concentração currículo e processo ensino-aprendizagem na formação em saúde, e traz à discussão o tema portfólio no ensino da saúde. O trabalho de abordagem qualitativa do tipo instantâneo na análise da situação e do processo no momento da pesquisa traz, em seu percurso metodológico, a técnica da entrevista para a coleta dos dados. Participaram da pesquisa 50 alunos do 5º, 7º, 9º períodos. Houve distribuição dos acadêmicos por períodos: 15 alunos entrevistados eram do 5º período, 15 do 7º período e 20 alunos do 9º. A coleta aconteceu nos meses de maio, junho e setembro de 2018. Os discentes entrevistados em momentos diferentes responderam um questionário estruturado elaborado pela pesquisadora. Vinte e um alunos foram entrevistados em uma sala específica do Hospital de Emergência Dr.Daniel Houly (HEDH) na cidade de Arapiraca, enquanto que vinte e nove foram entrevistados em sala de aula, durante os intervalos, na UFAL/campus Arapiraca, Alagoas. As entrevistas foram gravadas com duração média de 7 minutos. Para fins de manutenção do sigilo da identidade, os discentes foram representados pela sigla d (discente) (d1,d2,d3....) As falas foram gravadas, transcritas e submetidas à análise de conteúdo, adotando-se os seguintes passos, conforme Bardin (2011): leitura flutuante de todo material transcrito; exploração do material e identificação das categorias e subcategorias possibilitando uma análise que respondesse aos objetivos propostos. As seguintes categorias temáticas embasaram a discussão sobre portfólio: conhecimento do portfólio pelo discente, elaboração do portfólio pelo aluno, reflexão do aluno sobre o processo ensino aprendizagem, acompanhamento da elaboração do portfólio pelo professor. A partir dos resultados, a utilização do portfólio como metodologia de ensino desponta como uma grande ferramenta de transformação da educação em saúde no país, pois possibilita ao professor, acompanhamento necessário dos seus ensinamentos e possíveis mudanças de comportamento de seu discente, resultante das possíveis intervenções no processo ensino-aprendizagem. A maioria dos alunos, dos três períodos analisados, avaliou positivamente o uso do portfólio. Segundo eles, a elaboração do portfólio foi útil para o aprendizado. Embora tivesse sido trabalhoso, o aprendizado foi maior. Estes resultados indicam que, na percepção dos alunos, a utilização do portfólio como metodologia de ensino aumentou a compreensão do conteúdo, referente aos conteúdos ensinados na sala de aula. Percebeu-se ainda a necessidade de se trabalhar portfólio com os docentes e discentes, o que inspirou a confecção do produto de intervenção deste TACC. Foi pensado um instrumento de avaliação on-line, abrigado em um website, que condensasse as características de um manual de orientação ausente no curso citado. Assim o produto propõe um instrumento que traz o significado, objetivos, modelo mínimo de elaboração direcionada aos estudantes, sugestões para os professores, além de um referencial teórico referente à temática.
Abstract: This Master's Thesis of the Professional Master's in Health Teaching (MPES) of the College of Medicine (FAMED) of the Federal University of Alagoas (UFAL) aims to understand the students' perception of Nursing undergraduate students, from of a scientific article still to be submitted to the journal with the corresponding level to that required by the MPES, which describe in detail the development of a research carried out and its results; and an intervention product, which includes the applicability of a orientation website about portifólio. It is enrolled in the area of concentration curriculum and teaching-learning process in health training, and brings to the discussion the theme portfolio in health education. The work of qualitative approach of the instantaneous type in the analysis of the situation and the process at the moment of the research brings, in its methodological course, the technique of the interview for the data collect. Fifty students from the 5th, 7th and 9th periods participated in the study. The students were distributed for periods, 15 students interviewed were from the 5th period, 15 from the 7th period and 20 from the 9th. Data collection was done in May, June and September of 2018.The students interviewed at different times answered a questionnaire structured and elaborated by the researcher. Twenty-one students were interviewed in a specific room at the Dr.Daniel Houly Emergency Hospital (HEDH) in the city of Arapiraca, while twenty-nine were interviewed in the classroom, during breaks, at the UFAL. The interviews were recorded with an average duration of 7 minutes. In order to maintain the identity confidentiality, the students were represented by the acronym d (d1, d2, d3 ....). The dialogue were recorded, transcribed and submitted to content analysis, adopting the following steps, according to Bardin (2011): floating reading of all transcribed material; exploration of the material and identification of categories and subcategories enabling an analysis that would meet the proposed objectives. The following thematic categories led to a discussion about portfolio: student knowledge concerning portfolio, portfolio development by student, student reflection on the teaching learning process, teacher follow-up in the portfolio elaboration by student. From results, the use of the portfolio as a teaching methodology emerges as a great tool for transforming health education in the country, because it allows the teacher to follow his teachings and possible changes in the behavior of his/her student resulting from possible interventions in the teaching-learning process. The majority of students, from the three periods analyzed, positively evaluated the use of the portfolio. According to them, the elaboration of the portfolio was useful for learning. Although it was laborious, the learning was greater. These results indicate that, in the students' perception, the use of the portfolio as a teaching methodology increased the understanding of the content, referring to the contents taught in the classroom. It was also noticed the need to work portfolio with the teachers and students, which inspired the preparation of the intervention product of this Master's Thesis. An online evaluation tool was conceived, available on a website, that condensed the characteristics of an orientation manual absent in the mentioned course. Thus the product proposes an instrument that brings the meaning, objectives, minimum model of elaboration directed to the students, suggestions for the teachers, besides a theoretical referent referring to the thematic.
Palavras-chave: Enfermagem - Estudo e ensino
Portfólios em educação
Estudantes de enfermagem
Nursing - Study and teaching
Education portfolios
Nursing students
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino na Saúde
Citação: LIRA, Maria Elisângela Santos. Portfólio no processo ensino aprendizagem na graduação em enfermagem: olhar do aluno. 2020. 55 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) – Faculdade de Medicina, Programa de Pós Graduação em Ensino na Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6650
Data do documento: 19-dez-2018
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Portfólio no processo ensino aprendizagem na graduação em enfermagem olhar do aluno.pdf938.95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.