00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAMED - FACULDADE DE MEDICINA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED
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Tipo: Dissertação
Título: Análise da formação do enfermeiro e a multiculturalidade: saúde e povos indígenas
Título(s) alternativo(s): Analysis of nursery training and multiculturality: health and indigenous people
Autor(es): Rocha, Ana Neri Alves da
Primeiro Orientador: Riscado, Jorge Luis de Souza
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Vilela, Rosana Quintella Brandão
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Lenilda Austrilino da
metadata.dc.contributor.referee2: Tavares, Clódis Maria
Resumo: As Diretrizes Curriculares Nacionais (2001) para o curso de Enfermagem, determinam que a formação do Enfermeiro deve ter uma abordagem multicultural e transdisciplinar, com o intuito de formar profissionais abertos a vários saberes e experiências, respeitando as diferenças sociais, culturais e étnicas, proporcionando conhecimentos e conferindo-lhes habilidades para atuar em diversos campos de atuação. Este estudo teve como objetivo geral: analisar a existência da temática ‘saúde e povos indígenas’ num Curso de Bacharelado em Enfermagem.Objetivos específicos: conhecer as oportunidades de ensino-aprendizagem sobre a saúde dos povos indígenas; identificar as potencialidades e fragilidades na inserção da temática no ensino do curso estudado. O método de pesquisa adotado foi de cunho documental, exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa.Os documentos de domínio público da instituição de ensino - Projeto Pedagógico do Curso (PPC), matriz curricular e ementas das disciplinas do curso de Bacharelado em Enfermagem -, bem como as DCNs para o curso de Enfermagem, Leis e Políticas de Atenção à Saúde, foram utilizados para montar o acervo necessário à coleta de dados. Inicialmente foi realizada uma análise no PPC da instituição, cotejando com documentos oficiais acerca da política de saúde indígena, resultando nas seguintes categorias e subcategorias: Categoria 1 ‘Contextualização Política do PPC’; com as subcategorias ‘Realidade Regional ’ e ‘Legislação Norteadora do PPC’; Categoria 2 ‘Organização Didático- Pedagógica do PPC’ e as subcategorias ‘Perfil do Egresso’ e ‘Organização Curricular’, esta última ainda subdividida em dois pontos ‘Matriz Curricular’ e ‘Ementário’. Em seguida, foram elencadas as disciplinas da matriz curricular que mostraram em suas ementas a possibilidade de explorar conteúdos referentes à saúde indígena e/ou que já abordavam assuntos ou práticas voltadas à essas populações. Os dados foram analisados sob a perspectiva da análise de conteúdo, modalidade temática. Os resultados apontam para um silenciamento sobre a saúde indígena no PPC e matriz curricular do curso estudado, nos fundamentos e justificativas, bem como nos objetivos e competências para a formação do Enfermeiro. Das 45 disciplinas obrigatórias do curso, apenas duas apresentam assuntos e atividades de extensão relacionados a temática. Nas demais, não há nenhuma menção sobre a temática, entretanto, é possível a inserção de conteúdos concernentes a saúde indígena em 14 disciplinas. Esta pesquisa evidenciou a necessidade de trazer a discussão acerca da temática ‘saúde e povos indígenas’ para a academia, visando que discentes, docentes, instituições de ensino e profissionais envolvidos nos campos de prática, possam assumir o compromisso de formar profissionais capazes de prestar assistência à saude desses povos. Os resultados deste estudo levaram a proposiçãode de uma “Matriz de conteúdos para a formação do Enfermeiro contemplando a saúde indígena”. Por se tratar de uma pesquisa documental, não foi necessário que tramitasse pelo Comitê de Ética da Universidade Federal de Alagoas – UFAL.
Abstract: The National Curriculum Guidelines (2001) for the Nursing course, determine that the formation of the Nurse must have a multicultural and transdisciplinary approach, in order to train professionals open to various knowledge and experiences, respecting social, cultural and ethnic differences, providing knowledge and giving them skills to work in various fields. This study aimed to: analyze the existence of the theme 'health and indigenous peoples' in a Bachelor Degree in Nursing. Specific objectives: to know the opportunities of teaching and learning about the health of indigenous peoples; identify the potentialities and weaknesses in the insertion of the theme in the teaching of the studied course. The research method adopted was documentary, exploratory and descriptive, with a qualitative approach. The public domain documents of the educational institution - Pedagogical Project of the Course (PPC), curriculum matrix and menus of the subjects of the Bachelor of Nursing -, as well as the DCNs for the Nursing, Laws and Health Care Policies course, were used to assemble the collection necessary for data collection. Initially, an analysis was performed in the institution's PPC, collating with official documents about indigenous health policy, resulting in the following categories and subcategories: Category 1 ‘PPC Policy Context’; with the subcategories ‘Regional Reality’ and PP PPC Guiding Legislation ’; Category 2 PP PPC Didactic-Pedagogical Organization ’and the subcategories‘ Egress Profile ’and Cur Curriculum Organization’, the latter further subdivided into two points Cur Curriculum Matrix 'and ‘Ementary’. Then, the subjects of the curricular matrix were listed that showed in their menus the possibility of exploring contents related to indigenous health and / or that already addressed subjects or practices aimed at these populations. Data were analyzed from the perspective of content analysis, thematic modality. The results point to a silencing of indigenous health in the PPC and curriculum matrix of the studied course, in the grounds and justifications, as well as in the objectives and competences for the formation of the nurse. Of the 45 compulsory subjects of the course, only two present subjects and extension activities related to the theme. In the others, there is no mention on the subject, however, it is possible to insert content concerning indigenous health in 14 disciplines. This research highlighted the need to bring the discussion on the theme 'health and indigenous peoples' to the academy, aiming that students, teachers, educational institutions and professionals involved in the fields of practice can make a commitment to train professionals able to provide assistance. To the health of these peoples. The results of this study led to the proposition of a “Matrix of contents for the formation of the nurse contemplating indigenous health”. As it is a documentary research, it was not necessary to be processed by the Ethics Committee of the Federal University of Alagoas - UFAL.
Palavras-chave: Educação em enfermagem
Currículo
Diversidade cultural
Saúde de populações indígenas
Nursing Course
Curriculum
Multiculturalism
Health of Indigenous Populations
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino na Saúde
Citação: ROCHA, Ana Neri Alves da. Análise da formação do enfermeiro e a multiculturalidade: saúde e povos indígenas. 2020. 63 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) – Faculdade de Medicina, Programa de Pós Graduação em Ensino na Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6639
Data do documento: 7-ago-2019
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