Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6628
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Macedo, Michelle Reis de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9864655486093379 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Lima, José Roberto Santos | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2602942466421097 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Baumgarten, Lídia | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7312808913197579 | pt_BR |
dc.creator | Caiano, Deyvid de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2020-02-11T17:53:10Z | - |
dc.date.available | 2020-01-14 | - |
dc.date.available | 2020-02-11T17:53:10Z | - |
dc.date.issued | 2019-04-15 | - |
dc.identifier.citation | CAIANO, Deyvid de Souza. A Influência da Ditadura Militar nas Reformas Universitária e Ensino básico do Brasil. 2020. 38 f. Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso em História) – Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes. Programa de Pós Graduação em História, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6628 | - |
dc.description.abstract | The military dictatorship in Brazil that began on April 1, 1964, was a period for Brazilian political history that marked several people and segments of society as a whole. People were tortured, censored, arrested and killed because of their political position. And censorship was present in the most varied segments of society as in theater, music, books and education with effective measures. In the first chapter, I demonstrated the reshaping of the educational system after the 1964 coup. A rigorous enforcement of laws against the society that demonstrated an authoritarian and centralizing domain that turned sharply to the restructuring of education. In this way, according to the new political and economic ideology, reforms were turned into the transformation of conventional education into technical education. Finally, I tried to analyze the interference of the dictatorship in the education of the country, noting also the influence of the Brazilian state on it. In the second chapter, I approached groups, decrees, and laws, as well as the efforts of the military government and the ruling class to use education as an instrument for the purpose of training, a mass of subservient workers and exploited by the system which would be destined to contribute to the increase of the profit and the productivity of the big industries. And finally, in the third chapter, how did the reforms of education, both in university education with law 5540/68, and that of basic education with law 5.692 | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de História | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Governo militar - Brasil | pt_BR |
dc.subject | Golpes de estado | pt_BR |
dc.subject | Reformas da educação | pt_BR |
dc.subject | Ensino Básico | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Military Government - Brazil | pt_BR |
dc.subject | Coup d'etat | pt_BR |
dc.subject | Basic education | pt_BR |
dc.subject | University education | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
dc.title | A Influência da Ditadura Militar nas Reformas Universitária e Ensino básico do Brasil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | A ditadura militar no Brasil que teve início em 1 de abril de 1964, foi um período para a história política brasileira que marcou várias pessoas e segmentos da sociedade como um todo. Pessoas foram torturadas, censuradas, presas e mortas por conta de seu posicionamento político. E a censura se fez presente nos mais variados segmentos da sociedade como no teatro, música, livros e na educação com medidas efetivas. No primeiro capítulo, demonstrei a remodelagem que o sistema educacional teve que passar depois de ocorrido o golpe de 1964. Uma rigorosa imposição de leis frente à sociedade que demonstrou um domínio autoritário e centralizador que se voltou intensamente à reestruturação da educação. Dessa maneira, conforme a nova ideologia política e econômica foram realizadas, então, reformas voltadas à transformação da educação convencional em educação tecnicista. Enfim, busquei analisar a interferência da ditadura na educação do país, observando-se ainda, a influência do estado brasileiro sobre a mesma. No segundo capítulo, abordei os grupos, decretos e leis, como também os esforços empreendido pelo governo militar e pela classe dominante para se utilizar a educação como um instrumento com o objetivo voltado para a formação, de uma massa de operários subservientes e explorado pelo sistema econômico, os quais estariam destinados a contribuir para o aumento do lucro e da produtividade das grandes indústrias. E, por fim, no terceiro capítulo, como se deu as reformas da educação, tanto no ensino universitário com a lei 5540/68, e a do ensino básico com a lei 5.692. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - HISTÓRIA - ICHCA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A Influência da Ditadura Militar nas Reformas Universitária e Ensino básico do Brasil.pdf | 796.83 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.