00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6618
Tipo: Dissertação
Título: O filme de ficção Avatar e o ensino de Ciências: uma proposta de ensino na perspectiva Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA)
Autor(es): Santos, Wagner José dos
Primeiro Orientador: Silva, Ivanderson Pereira da
metadata.dc.contributor.referee1: Heckler, Valmir
metadata.dc.contributor.referee2: Francisco Junior, Wilmo Ernesto
Resumo: A pesquisa questão tem como propósito investigar as potencialidades do filme de ficção Avatar para o desenvolvimento de uma proposta de ensino com enfoque em Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). Filme este, que apresenta potencial para o ensino de Ciências. Em Biologia, por exemplo, o filme apresenta temáticas como Ecologia, Evolução, Genética, Fisiologia, Zoologia, Botânica e Origem da vida. O estudo busca trazer para a sala de aula como a obra pode atuar no Ensino de Ciências. O estudo tem como problema de pesquisa: observar quais as potencialidades do filme de ficção Avatar para o desenvolvimento de uma proposta de ensino numa perspectiva do enfoque Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA)? Os objetivos específicos são: explorar as potencialidades do filme de ficção Avatar; desenvolver uma proposta de ensino a partir do filme Avatar e analisar os limites e possibilidades da proposta de ensino na perspectiva de estudantes do ensino médio. A análise do filme vários elementos cinematográficos (como aspectos do plano nas cenas, sons, cenários e narrativas), além de um conjunto de competências que permitiu seu uso no ensino de Ciências. A partir disso, foram selecionadas cinco cenas e para cada uma criou-se um tema sociocientífico para seu uso na proposta de ensino: a conquista do espaço pelo homem; o conflito de interesses entre as grandes corporações e os cientistas; implicações neurais no processo de controle corpo x mente; engenharia genética e suas implicações atuais; a relação entre homem x natureza. A proposta de ensino, que foi o produto educacional desse trabalho, foi aplicada em uma escola pública no Município de Maceió – AL, em seis encontros presenciais no período de 30.10 a 04.12 de 2018. O público alvo foram 30 estudantes do ensino médio do turno vespertino com idades entre 17 a 20 anos. A proposta de ensino contou com seis etapas, iniciando com a ambientação e exibição da obra e finalizou com a produção de vídeos feitos pelos estudantes, buscando resolver questões que foram propostas a partir dos temas sociocientíficos. Notou-se nesta etapa um interesse da grande maioria deles em participar da pesquisa, o que pode contribui para resultados satisfatório ao longo de todo o processo de ensino. Vale ressaltar que ao implementar o enfoque CTSA, consideram-se fundamentais situações de ensino que levem os alunos a constatar a importância e o uso da ciência e da tecnologia no cotidiano/sociedade e os impactos desse uso no ambiente, bem como a estabelecer relações entre o cotidiano. Na análise das intervenções se observou o interesse dos estudantes em participar da proposta de ensino. A proposta de ensino teve por base questões do filme Avatar trazidas para o mundo real e as atividades realizadas pelos sujeitos permitiram um ensino próximo da prática cientifica, sendo fundamental para que os estudantes compreendessem como o conhecimento científico é construído e de como pode se tornar um agente transformador da sociedade. Concluímos que o produto educacional desenvolvido neste trabalho, traz em si sugestões para que os professores possam usá-lo em suas aulas de Ciências, levando em consideração as necessidades e a realidade dos seus estudantes.
Abstract: The research question aims to investigate the potential of the fiction movie Avatar for the development of a teaching proposal focusing on Science, Technology, Society and Environment (CTSA). This film presents potential for science education. In Biology, for example, the film features themes such as Ecology, Evolution, Genetics, Physiology, Zoology, Botany, and Origin of Life. The study seeks to bring to the classroom how the work can act in Science Teaching. The study has as research problem: what are the potentialities of the fiction movie Avatar for the development of a teaching proposal from the perspective of Science, Technology, Society and Environment (CTSA)? The specific objectives are: to explore the potentialities of the fiction movie Avatar; develop a teaching proposal from the movie Avatar and analyze the limits and possibilities of the teaching proposal from the perspective of high school students. The analysis of the film has several cinematographic elements (such as aspects of the plane in the scenes, sounds, scenarios and narratives), as well as a set of competences that allowed its use in science teaching. From this, five scenes were selected and for each one a socio-scientific theme was created for its use in the teaching proposal: the conquest of space by man; the conflict of interest between large corporations and scientists; neural implications in the body x mind control process; genetic engineering and its current implications; the relationship between man x nature. The teaching proposal, which was the educational product of this work, was applied in a public school in the city of Maceió - AL, in six face-to-face meetings from 30.10 to 04.12, 2018. The target audience were 30 high school students of the shift. Afternoon aged 17 to 20 years. The teaching proposal had six stages, starting with the setting and exhibition of the work and ended with the production of videos made by the students, seeking to solve questions that were proposed from the social and scientific themes. It was noted at this stage an interest of the vast majority of them in participating in the research, which can contribute to satisfactory results throughout the teaching process. It is noteworthy that when implementing the CTSA approach, it is considered fundamental teaching situations that lead students to realize the importance and use of science and technology in daily life / society and the impacts of this use on the environment, as well as to establish relationships between the daily life. In the analysis of the interventions, the students' interest in participating in the teaching proposal was observed. The teaching proposal was based on questions from the Avatar movie brought to the real world and the activities performed by the subjects allowed a teaching close to the scientific practice, being fundamental for the students to understand how scientific knowledge is built and how it can become a reality. Transformative agent of society. We conclude that the educational product developed in this work, brings suggestions for teachers to use it in their science classes, taking into account the needs and reality of their students.
Palavras-chave: Ciências – Estudo e ensino
Estratégia didática
Ensino – Meios auxiliares
Avatar (Filme)
Sciences - Study and Teaching
Didactic strategy
Teaching - Auxiliary Resources
Avatar (Movie)
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citação: SANTOS, Wagner José dos. O filme de ficção Avatar e o ensino de Ciências: uma proposta de ensino na perspectiva Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). 2019. 121f, 17 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6618
Data do documento: 26-set-2019
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.