00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6615
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Fireman, Elton Casado-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8569068916474005pt_BR
dc.contributor.referee1Mercado, Luis Paulo Leopoldo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5780536667755396pt_BR
dc.contributor.referee2Araujo, Alberto Eistein Pereira de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0979512379742821pt_BR
dc.creatorCarvalho Junior, Joao Hermano Torreiro de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6117993649813531pt_BR
dc.date.accessioned2020-02-10T18:30:39Z-
dc.date.available2019-12-18-
dc.date.available2020-02-10T18:30:39Z-
dc.date.issued2008-09-12-
dc.identifier.citationCARVALHO JUNIOR, João Hermano Torreiro de. O software Modellus aliado a estratégia de ensino: um estudo comparativo do desempenho dos alunos do Ensino médio nas aulas de física. 2019. 168 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2008.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6615-
dc.description.abstractIn this study we use interactive simulations with the aid of Modellus software, in explorer activities of situation-problems of Mechanics, in the problematic areas of Kinematics and Dynamics, boarded to the pupils of the first year of Average learning of the course of Physics of a school of the private net of the city of Maceió. Modellus software was used to emphasize the exploration of physical phenomena of these areas, through interactive simulations in 10 occured specific situation-problems in 10 lessons. The objective of this study was to investigate if the Modellus could improve the performance of the pupils of Average learning in as well as disciplines of Physics to analyze statistical would have reduction in the use of the incorrect alternative conceptions of the involved pupils. We made use of two tests of multiple choice and the target log book as instruments of collection of data. We argue on the evolution of the learning of the 44 pupils of two groups and the B, in which the group (22 pupils) that it made contact with the Modellus, we call of experimental group, while all group B (22 pupils) that it did not make use of the Modellus we call of group of control. We collate the possible profits of learning of the pupils of both the groups and for the target log book we observe if the learning occurred of significant form in the estimated ones of Ausubel. The results of this inquiry had shown that the use of the Modellus improved the learning of the pupils in such a way providing a considerable reduction of the incorrect alternative conceptions facilitating a significant learning in the boarded contents, therefore in the analyzed groups, could measure statistical and compare in such a way the evolution of notes gotten for the pupils of the two groups how much to measure statistical the reduction in the use of the alternative conceptions. We also prove that the pupils of the experimental group had obtained to present an acceleration in the agreement of the boarded subjects in relation to the pupils of the group of control.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFísica – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectAmbiente interativo de aprendizagempt_BR
dc.subjectMODELLUSpt_BR
dc.subjectPhysics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectEducational technologypt_BR
dc.subjectInteractive learning environmentpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO software Modellus aliado a estratégia de ensino: um estudo comparativo do desempenho dos alunos do Ensino médio nas aulas de físicapt_BR
dc.title.alternativeSoftware Modellus combined strategy of education: a comparative student performance in high physies classespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoNesse estudo usamos simulações interativas com o auxílio do software Modellus, em atividades exploratórias de situações-problemas de Mecânica, nas áreas problemáticas de Cinemática e Dinâmica, abordados aos alunos do primeiro ano do Ensino Médio do curso de Física de uma escola da rede privada da cidade de Maceió. O software Modellus foi usado para enfatizar a exploração de fenômenos físicos dessas áreas, através de simulações interativas em 10 situações-problemas específicas ocorridas em 10 aulas. O objetivo deste estudo foi investigar se o Modellus poderia melhorar o desempenho dos alunos do Ensino Médio na disciplina de Física como também analisar estatisticamente se haveria redução no uso das concepções alternativas errôneas dos alunos envolvidos. Fizemos uso de dois testes de múltipla escolha e do diário de bordo como instrumentos de coleta de dados. Discutimos sobre a evolução do aprendizado dos 44 alunos de duas turmas A e B , no qual a turma A (22 alunos) que fez contato com o Modellus, denominamos de grupo experimental (G.E), enquanto toda a turma B (22 alunos) que não fez uso do Modellus denominamos de grupo de controle (G.C).Confrontamos os possíveis ganhos de aprendizado dos alunos de ambas as turmas, e pelo diário de bordo, observamos se o aprendizado ocorreu de forma significativa nos pressupostos de Ausubel. Os resultados dessa investigação mostraram que o uso do Modellus potencializou o aprendizado dos alunos proporcionando uma redução considerável das concepções alternativas errôneas facilitando desta forma uma aprendizagem significativa nos conteúdos abordados, pois nos grupos analisados, pudemos medir e comparar estatisticamente tanto a evolução das notas obtidas pelos alunos das duas turmas quanto mensurar a redução no uso das concepções alternativas. Comprovamos que os alunos do grupo experimental (G.E) compreenderam os assuntos abordados com maior facilidade em relação aos alunos do grupo de controle (G.C) pois seus percentuais de dúvidas foram reduzidos no teste.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.