00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6612
Tipo: Dissertação
Título: Cartas de um aluno de EJA: o movimento de autoria na escritura psicótica
Título(s) alternativo(s): Letters to a student of adult education: the movement of authorship in the psychotic writing
Autor(es): Costa, Joaceri Bernadete Merlin da
Primeiro Orientador: Oliveira, Eduardo Calil de
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Felipeto, Sonia Cristina Simões
metadata.dc.contributor.referee1: Lopes, Adna de Almeida
metadata.dc.contributor.referee2: Borba, Sergio da Costa
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar as cartas de um aluno de Educação de Jovens e Adultos que aos 24 anos passou por um surto psicótico, procurando em seus escritos as marcas dialógicas que nos permitam identificar “movimentos de autoria” conforme descritos por Calil (2008). A estrutura psicótica explicita a dificuldade de um sujeito alijado do simbólico em sua busca de sentido nas palavras que profere/escreve ou escuta/lê. Segundo Calil (2008), o “movimento de autoria” se instala a partir de uma escuta significante que possibilita ao sujeito retornar sobre o seu dizer e produzir nova significação reformulando, explicitando, esclarecendo ou diferenciando o já-dito. O procedimento metodológico utilizado consistiu em coletar as cartas, numerá-las, digitalizá-las e fazer a transcrição para facilitar a análise dos dados. Pela particularidade do caso – aluno que sofreu um surto psicótico e escreveu 129 cartas para sua professora lançando-as no jardim da casa dela – se fez necessário trazer para dialogar teorias das áreas da linguística e da psicanálise que nos permitissem balizar nossa análise dos dados. O desenvolvimento operado por Calil (2004, 2008) nos estudos de manuscritos escolares inicia-se na concepção de escuta formulada por Lemos (1992; 1998; 2000; 2002) e atinge as modalizações autonímicas instauradas no campo da enunciação por Authier-Revuz (1998; 2004; 1990) passando pelas formulações psicanalíticas de sujeito estruturado na/pela linguagem. Portanto, este trabalho não poderia deixar de situar cada campo desses saberes ainda que a rápida abordagem feita a cada um deles possa causar no leitor o incômodo de parecer incompleta. Investigar o estatuto de autoria nos escritos de um aluno psicótico amplia o raio de alcance das pesquisas com manuscritos escolares ao incluir uma estrutura sobre a qual estudiosos da literatura especializada costumam considerar como impossível de produzir re-significações. Efeito desta pesquisa encontra-se na máxima de Saussure (2003) que afirma: “a língua é um sistema que conhece somente sua ordem própria”. Diversos exemplos confirmam que nosso sujeito apreende reflexivamente as glosas que se impõem como conflito, hesitação ou apoio tentando restaurar o UM em que ele aparece ameaçado.
Abstract: This study aims to examine the letters of a student of Youth and Adults Education who, in the age of 24, experienced a psychotic break. It searches the dialogical tags in his writings that allow for identifying “movement of authorship” as described by Calil (2008). The psychotic structure exposes the difficulty of a subject alienated from symbolic in search of meaning in the words that speaks/writes or listen/read. According to Calil (2008), the "movement of authorship" is installed from a meaningful listening that allows the subject to return over your own saying and to produce new meaning by rewording, explaining, clarifying and differentiating the already-said. The methodological approach consisted in collecting, numbering, digitizing and making the transcription of the letters to facilitate data analysis. For the particularity of the case – a student who suffered psychotic episodes and wrote 129 letters to his teacher, throwing them into the garden of her home – it was necessary to dialogue with theories of areas such as linguistic and psychoanalysis so to enable to delimit the data analysis. The development operated by Calil (2004, 2008) in his studies of school manuscripts is based on the conception of listening as formulated by Lemos (1992, 1998, 2000, 2002) and reaches the modalizations brought into the field of enunciation by Authier-Revuz (1998, 2004, 1990) passing through the formulations psychoanalytic of structured subject in / through language. Thus, this work could not let locating each of the fields of knowledge although a rapid approach to each of them may cause discomfort in the reader for seeming incomplete. It is considered that investigating the status of authorship in the writings of a psychotic student broadens the range of the researches on school manuscripts by including a framework upon which scholars of literature generally relate it as impossible of remaking meanings. A result of this research lays in the maximum of Saussure (2003) who states: "language is a system that only knows its own order." Several examples confirm that our subject perceives reflexively the glosses imposed as conflict, hesitation or support trying to restore the unit where it appears threatened.
Palavras-chave: Manuscritos escolares
Autoria
Psicoses
School Manuscripts
Authorship
Psychosis
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: COSTA, Joaceri Bernadete Merlin da. Cartas de um aluno de EJA: o movimento de autoria na escritura psicótica. 2019. 96 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2011.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6612
Data do documento: 15-abr-2011
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cartas de um aluno de EJA: o movimento de autoria na escritura psicótica.pdf7.72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.