00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6605
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Moura, Tania Maria de Melo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3447349480081320pt_BR
dc.contributor.referee1Pinheiro, Rosa Aparecida-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6292207464385037pt_BR
dc.contributor.referee2Freitas, Marinaide Lima de Queiroz-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0771452713521203pt_BR
dc.creatorFerro, Jenaice Israel-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7042830901531939pt_BR
dc.date.accessioned2020-02-07T18:38:31Z-
dc.date.available2019-12-17-
dc.date.available2020-02-07T18:38:31Z-
dc.date.issued2010-08-31-
dc.identifier.citationFERRO, Jenaice Israel. Saberes docentes do educador do 2º segmento da educação de jovens e adultos. 2019. 109 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6605-
dc.description.abstractThe dissertation: translates the results of the inquiry on knowing professors to them of the professor of the Young Education of e Adult (EJA). We search to understand the nature of knowing them that they guide the practical one of the cited professors from the curiosity that in folloies them about knowing inherent professors to them to the effective of the pedagogical actions in 2º Segment of the EJA. The text consisted from the qualitative research of inquire into matrix, with process boarding of Study of Case. The procedures of the research had been assisted by the technique of Focal Group, through which we collect a set of you say next to the professors citizens that to learn in 2º Segment of the EJA, in the attempt to answer our curiosity on knowing them necessary to the practical one of the pedagogical actions in the related modality. Locus of the inquiry had been two situated schools of the state and municipal net public in the city of Star of Alagoas - AL. We raise studies on the formation initial and continued of the professors, identifying the “existing emptinesses” and “gaps” in the politics of formation of the professors who act with young e adult. We analyze the formative process of the professors and its implications in the field of knowing professors to them, searching to relate such studies to its to say. To base in specifically in Freire (1996), Tardif (2008), Pepper (2008), Go'mez (1992) and Imbernón (2006). The gotten corpus disclosed that the professors possess to know proper for the development of educative practical its in the EJA. The related inquiry bring-in still the significant contributions, therefore announced that the professors need formation to guide in the reflection of its daily action, what will be able to contribute to validate to know them proper or experience developed for such professors in the practical young pertaining to school with e adult.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectSaberes docentespt_BR
dc.subjectFormação inicialpt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectPrática educativapt_BR
dc.subjectYoung education and Adultpt_BR
dc.subjectTo know professorspt_BR
dc.subjectInitial formationpt_BR
dc.subjectContinued formationpt_BR
dc.subjectPractical educativept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleSaberes docentes do educador do 2º segmento da educação de jovens e adultospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoA dissertação traduz os resultados da investigação sobre os saberes docentes do professor da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Buscamos compreender a natureza dos saberes que norteiam a prática dos referidos professores a partir da curiosidade que nos acompanha acerca dos saberes docentes inerentes à efetivação das ações pedagógicas no 2º Segmento da EJA. O texto constituiu-se a partir da pesquisa qualitativa de cunho exploratório, com abordagem metodológica de Estudo de Caso. Os procedimentos da pesquisa foram auxiliados pela técnica de Grupo Focal, por meio do qual coletamos um conjunto de falas junto aos professores sujeitos que lecionam no 2º Segmento da EJA, na tentativa de responder nossa curiosidade sobre os saberes necessários à prática das ações pedagógicas na referida modalidade. Os loci da investigação foram duas escolas da rede pública estadual e municipal situadas no município de Estrela de Alagoas – AL. Levantamos estudos sobre a formação inicial e continuada dos professores, identificando os “vazios” e “lacunas” existentes nas políticas de formação dos docentes que atuam com jovens e adultos. Analisamos o processo formativo dos professores e suas implicações no campo dos saberes docentes, e buscamos relacionar tais estudos aos seus dizeres. Fundamentamo-nos especificamente em Freire (1996), Tardif (2008), Pimenta (2008), Gómez (1992) e Imbernón (2006). O corpus obtido revelou que os professores possuem saberes próprios para o desenvolvimento de sua prática educativa na EJA. A referida investigação trouxe-nos ainda significativas contribuições, pois anunciou que os professores necessitam de formação pautada na reflexão de suas ações cotidianas, o que poderá contribuir para validar os saberes próprios ou experienciais desenvolvidos por tais professores nas práticas escolares com jovens e adultos.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Saberes docentes do educador do 2º segmento da educação de jovens e adultos.pdf979.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.