00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6596
Tipo: Dissertação
Título: Compreensão de textos escritos entre alunos iniciantes de Letras da UNEAL
Autor(es): Bezerra, Jane Cleide dos Santos
Primeiro Orientador: Silveira, Maria Inez Matoso
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Fabiana de
metadata.dc.contributor.referee2: Almeida, Maria das Graças Marinho de
Resumo: Esta dissertação apresenta o relato de uma pesquisa cujo objetivo foi verificar a compreensão de textos escritos entre os alunos ingressantes no curso de graduação em Letras da UNEAL - Universidade Estadual de Alagoas. A relevância do tema se relaciona ao fato de seus informantes estarem num curso de formação de professores de línguas (materna e estrangeira) e por isso precisam ter uma proficiência razoável em compreensão em leitura não só para o seu bom desempenho acadêmico, como também para enfrentarem o ensino dessa habilidade nas futuras atividades docentes. Entretanto, na nossa prática pedagógica na universidade, temos constatado que muitos desses graduandos ainda apresentam sérias dificuldades de compreensão leitora, talvez por deficiência da educação básica. Assim surgiu o objeto desta pesquisa que teve como sujeitos os alunos iniciantes de do curso de Letras, turno noturno, no ano de 2008, no município de Arapiraca, no interior de Alagoas. A pesquisa se constituiu como interpretativa, de caráter qualitativo, de cunho etnográfico, especificamente, um estudo de caso. Quanto aos instrumentos para a coleta de dados, foi aplicado um questionário para traçar o perfil do aluno e, para avaliar a compreensão, foram utilizados três testes cloze e três testes de múltipla escolha, além de entrevista pós-testes, à guisa de protocolos verbais de leitura. Para tratar da sustentação teórica da pesquisa, buscou-se o estudo do objeto da leitura em três pontos distintos: 1) a função social da leitura; 2) o processamento da compreensão leitora, mediante as concepções de língua, de leitura e de texto, incluindo os modelos teóricos e as estratégias cognitivas e metacognitivas; 3) a importância da pesquisa sobre compreensão de leitura e seus instrumentos. Os resultados revelaram que a maior dificuldade dos alunos informantes encontra-se nos textos cujos gêneros perpassam pela estrutura argumentativa, denotando a grande lacuna deixada pela educação básica. Isso também interfere na apreensão dos gêneros praticados na academia, lacuna esta que urge ser preenchida na educação superior, sob pena de esses alunos-mestres retroalimentarem os baixos índices de compreensão de textos referenciais ainda constantes entre alunos da educação básica.
Abstract: The theme of this dissertation is related to written text comprehension among beginner students of the course of Languages at the State University of Alagoas (UNEAL). The relevance of the theme concerns to the fact that the students are in a native and foreign language teacher formation program and, because of this, they must have a reasonable proficiency in reading comprehension, not only for their good academic performance, but also to face teaching this ability in their future professional activities. However, in our pedagogical practice at the university, we have ascertained that many of these undergraduate students still present serious difficulties in reading comprehension, maybe caused by deficiency in their basic education. In this sense, the objective of this research was to verify reading comprehension among university students from the Languages course as informants, who studied in the evening during the year of 2008, in the municipality of Arapiraca, in interior of Alagoas State, in the Northeast of Brazil. This research can be viewed as interpretative, qualitative and ethnographic, more specifically, a case study. To collect data, the author used a questionnaire to obtain students’ profile and, in order to evaluate reading comprehension, the author applied three cloze tests; three multiple choice comprehension tests, and besides, she utilized post-reading protocols. To provide a scientific foundation for the work, the author has seen the object of study – reading – in three ways: 1) the social function of reading; 2) the internal reading processing, including conceptions, reading models and cognitive and metacognitive strategies and 3) the importance of research in reading and its instruments. The results showed that the students had more difficulties in comprehending texts which had argumentative structure, revealing some lacks from basic education. This problem interferes in the apprehension of academic texts and these lacks must be provided by the graduation courses at the university so as the informant students do not feed back the low levels of comprehension that exists among high school students nowadays.
Palavras-chave: Leitura
Textos escritos – Compreensão
Compreensão de textos – Testes
Estudantes - Curso de Letras
Ensino superior
Universidade Estadual de Alagoas
Reading
Written texts - Comprehension
Text comprehension - Tests
Students - Language Course
University education
University State of Alagoas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Reading Written Text Comprehension Tests for Reading Comprehension Evaluation
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: BEZERRA, Jane Cleide dos Santos. Compreensão de textos escritos entre alunos iniciantes de letras da UNEAL. 2019. 195 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2012.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6596
Data do documento: 6-set-2012
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Compreensão de textos escritos entre alunos iniciantes de Letras da UNEAL.pdf2.58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.