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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6583
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Melo, Adriana Almeida Sales de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7571440852975071 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Vilela, Ana María Jacó | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3328632520501565 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Bernardes, Jefferson de Souza | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0410138491087637 | pt_BR |
dc.creator | Ferreira, Ivancildo Costa | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3912801151096754 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-02-07T15:35:45Z | - |
dc.date.available | 2019-12-13 | - |
dc.date.available | 2020-02-07T15:35:45Z | - |
dc.date.issued | 2010-12-17 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Ivancildo Costa. A interdisciplinaridade no ensino de psicologia na Universidade Federal de Alagoas: pressupostos metodológicos e implicações com a formação discente. 67 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2010. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6583 | - |
dc.description.abstract | This dissertation is dedicated to understanding how it is being experienced in the interdisciplinary course in psychology at the Federal University of Alagoas - UFAL. Based on the work of Maria de Fatima Gomes Silva (2008) established an interdisciplinary concept that guides our work, the Interdisciplinary Dialogic, a form of interdisciplinary approach that encourages the individual to break with pre-established models and instrumental teaching. Initially it was necessary to review existing literature and then try to understand what concepts are being practiced in interdisciplinary course in psychology UFAL for this, semistructured interviews were conducted with 10 (ten) teachers of the course and three (3) focus groups as students a total of 19 (nineteen) participating students. The speeches were recorded with permission and transcribed in full. This corpus was read from the perspective of the initial reading, then categorized and analyzed through content analysis. Also, from the perspective of content analysis, we analyzed two important documents for understanding the interdisciplinary process: the National Curriculum Guidelines for Undergraduate Courses in Psychology (2004) and the Educational Policy Project of the Psychology course of UFAL (2006). In our analysis we see the primacy of instrumental interdisciplinarity, both teachers and students in the discourse, as in official documents, which reveals an attempt, through educational policies and practices to coordinate actions. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de psicologia - Interdisciplinaridade | pt_BR |
dc.subject | Diretrizes curriculares – Análise de conteúdo | pt_BR |
dc.subject | Políticas educacionais | pt_BR |
dc.subject | Psicologia – Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Psychology teaching - Interdisciplinarity | pt_BR |
dc.subject | Curricular guidelines - Content analysis | pt_BR |
dc.subject | Educational policies | pt_BR |
dc.subject | Psychology - Teacher training | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | A interdisciplinaridade no ensino de psicologia na Universidade Federal de Alagoas: pressupostos metodológicos e implicações com a formação discente | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.resumo | Essa dissertação é dedicada a compreender como está sendo vivenciada a interdisciplinaridade no curso de Psicologia da Universidade Federal de Alagoas - UFAL. Baseado nos trabalhos de Maria de Fátima Gomes Silva (2008) estabeleceu-se um conceito de interdisciplinaridade que orienta nosso trabalho, a Interdisciplinaridade Dialógica, uma forma de atitude interdisciplinar que instiga o sujeito a romper com modelos pré-estabelecidos e instrumentais de trabalho docente. Inicialmente foi necessário fazer uma revisão bibliográfica para depois tentar entender quais conceitos de interdisciplinaridade estão sendo praticados no curso de Psicologia da UFAL, para isso, foram realizadas entrevistas semi estruturadas com 10 (dez) professores do curso e 3 (três) grupos focais como alunos, totalizando 19 (dezenove) participantes discentes. Os discursos foram gravados com prévia autorização e transcritos na íntegra. Esse corpus foi lido na perspectiva de uma leitura flutuante inicial, posteriormente categorizado e analisado através da Análise de Conteúdo. Também, sob a ótica da Análise de Conteúdo, foram analisados dois documentos importantes para o entendimento do processo interdisciplinar: as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Psicologia (2004) e o Projeto Político Pedagógico do curso de Psicologia da UFAL (2006). Em nossas análises percebemos a primazia da interdisciplinaridade instrumental, tanto nos discursos docentes e discentes, quanto nos documentos oficiais, que revela uma tentativa, através das políticas educacionais de coordenar ações e práticas. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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A interdisciplinaridade no ensino de psicologia na Universidade Federal de Alagoas pressupostos metodológicos e implicações com a formação discente.pdf | 711.81 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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