00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6581
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Cavalcante, Maria Auxiliadora da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6495492068805035pt_BR
dc.contributor.referee1Aguiar, Wanda Maria Junqueira de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1565105678352914pt_BR
dc.contributor.referee2Pizzi, Laura Cristina Vieira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5495814740484322pt_BR
dc.creatorAraujo, Isabela Rosália Lima de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8940468348229746pt_BR
dc.date.accessioned2020-02-07T15:23:56Z-
dc.date.available2019-12-13-
dc.date.available2020-02-07T15:23:56Z-
dc.date.issued2011-02-18-
dc.identifier.citationARAUJO, Isabela Rosália Lima de. Sentidos e significados da atividade prescrita e realizada: analisando o processo da alfabetização e letramento. 106 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6581-
dc.description.abstractThis research aims to understand what is happening in the teaching activities of a teacher of 4th grade of a public school, she has in her classroom students with various learning stages. We analyze the meanings assigned by the teacher and the prescribed activities carried out, we learn the meanings she ascribes to her own teaching activities and the acquisition of literacy and literacy. Epistemological assumptions guiding the research are the categories of Socio-Historical, Clinical Activity and the process of literacy and literacy. The techniques used were interviews of narrative life history, interview the applicant, semi-structured, centralized document analysis, observation sessions and filming and autoconfrontações simple cross. In the results, we found that the teacher did not agree, but I went with the prescription. For her, the school and the teaching profession have lost their social function. The teacher believes that the process of literacy and literacy has not been a priority in basic education and this has caused gaps in student learning. We believe that the prescribed activities should be further discussed in teacher education.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectElementary Schoolpt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleSentidos e significados da atividade prescrita e realizada: analisando o processo da alfabetização e letramentopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo compreender o que se passa na atividade docente de uma professora da 4ª série do Ensino fundamental de uma escola pública municipal, que tem em sua sala de aula alunos com diversos estágios de aprendizagem. Analisamos os sentidos e significados atribuídos pela professora as atividades prescritas e realizadas, buscamos apreender os sentidos e significados que ela atribui a sua própria atividade docente e ao processo de alfabetização e letramento. Os pressupostos epistemológicos orientadores da pesquisa são as categorias da Sócio-Histórica, da Clinica da Atividade e o processo de alfabetização e letramento. As técnicas utilizadas foram: entrevista de narrativa da história de vida, entrevista recorrente, entrevistas semi-estruturada e centralizada, análise documental, sessões de observações e filmagens e de autoconfrontações simples e cruzada. Nos resultados, identificamos que a professora não concorda, mas segui com o prescrito. Para ela, a escola e a profissão docente perderam sua função social. A professora acredita que o processo de alfabetização e letramento não vem sendo prioridade na educação básica e que isso vem causando defasagens na aprendizagem dos alunos. Acreditamos que as atividades prescritas deveriam ser mais discutidas na formação de professores.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sentidos e significados da atividade prescrita e realizada: analisando o processo da alfabetização e letramento.pdf987.02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.