00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6580
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Franco, Nanci Helena Rebouças-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6668613131852037pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Ana Celia da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7501565836028985pt_BR
dc.contributor.referee2Prado, Edna Cristina do-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8158728896858544pt_BR
dc.creatorNeves, Irani da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3399646974842813pt_BR
dc.date.accessioned2020-02-06T20:58:31Z-
dc.date.available2019-12-13-
dc.date.available2020-02-06T20:58:31Z-
dc.date.issued2010-12-10-
dc.identifier.citationNEVES, Irani da Silva. Relações étnico-raciais na educação: concepções elaboradas por professores(as) e estudante(s) da educação de jovens e adultos da escola DR.ª Nise da Silveira após a promulgação da lei 10639/03. 2019. 107 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6580-
dc.description.abstractThe thesis had as general objective to investigate the conceptions of teachers and students about the ethnic-racial relations in the education of Young and Adults in Doctor Nise da Silveira Municipal School after the promulgation of Law 10.639/03.Given this, the research is anchored in this law that it was created to make compulsory the teaching of Afro-Brazilian History and Culture in all establishments of primary and secondary schools, both public and private spread throughout Brazil. The law was published in 2003; being that it came to the State in the midst of discussion for affirmative action policies implementation to the black population claimed by black social movement.From the standpoint of theoretical and methodological starting point was a qualitative approach, having the procedure as a method of case study as data collection techniques, the literature search, questionnaire and document analysis.From the analysis of data collected, we could see the necessity of investment in the political teaching of his actors, for the specific needs of adult education where the pedagogical practice of the teacher is backed by the diversity of the lives and cultures of their subjects. I hope that this research raises new thinking about education issues and ethnic-racial diversity, from the experience of the Doctor Nise da Silveira Municipal School and making inclusive public policies that contribute to building a school and therefore a democratic society.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectDiversidade étnico-racialpt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectBrasil. [Lei n. 10.639, de 9 de janeiro de 2003]pt_BR
dc.subjectPolíticas educacionaispt_BR
dc.subjectEscola Municipal Doutora Nise da Silveira (Maceió)pt_BR
dc.subjectYoung and Adults Educationpt_BR
dc.subjectEthnic-Racial Diversitypt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectBrazil. [Law no. 10,639, of January 9, 2003]pt_BR
dc.subjectEducational policiespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleRelações étnico-raciais na educação: concepções elaboradas por professores(as) e estudante(s) da educação de jovens e adultos da escola DR.ª Nise da Silveira após a promulgação da lei 10639/03pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoA dissertação teve como objetivo geral investigar as concepções de professores/as e alunos/as sobre as relações étnico-raciais na educação de Jovens e Adultos na Escola Municipal Nise da Silveira depois da promulgação da Lei 10.639/03. Diante disso, a pesquisa está ancorada na referida Lei que tornou obrigatório o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira em todos os estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares espalhados em todo o Brasil e que está em vigor desde 09 de janeiro de 2003; sendo que, a mesma chegou ao Estado Brasileiro no bojo do debate da implantação das políticas de ações afirmativas para a população negra reivindicadas pelo movimento social negro. Do ponto de vista teórico-metodológico partiu-se de uma abordagem qualitativa, tendo como método de procedimento o estudo de caso como técnicas de coleta de dados a pesquisa bibliográfica, o questionário e a análise documental. A partir da análise dos dados coletados, pôde-se perceber a necessidade de investimento na formação político pedagógica dos seus atores, pois as especificidades de EJA necessitam que a prática pedagógica do/a professor/a, seja respaldada nas diversidades das vidas e culturas dos seus sujeitos. Percebemos que professores e professoras da escola tem um caminho a seguir, que é o de aprofundamento sobre o tema para superar ideias preconceituosas, admitindo que a identidade seja uma construção social, permeada por incertezas e conflitos. Espera-se que essa pesquisa suscite novas reflexões a respeito da problemática educação e diversidade étnico-racial, a partir da experiência da Escola Municipal Nise da Silveira e sobre políticas públicas de inclusão que contribuam para a construção de uma escola e consequentemente de uma sociedade verdadeiramente igualitária.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.