00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6579
Tipo: Dissertação
Título: Formação continuada de professores no ensino superior: a inserção das TIC na prática pedagógica dos docentes da Ufal
Autor(es): Silva, Guilmer Brito
Primeiro Orientador: Costa, Cleide Jane de Sá Araújo
metadata.dc.contributor.referee1: Brito, Patrick Henrique da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Mercado, Luis Paulo Leopoldo
metadata.dc.contributor.referee3: Prado, Maria Elisabette Brisola Brito
Resumo: A utilização das tecnologias da informação e comunicação (TIC) na educação estabelece novos desafios pedagógicos para os professores, assim como, a integração dessas tecnologias tem se colocado como um desafio para os professores universitários. Faz-se necessário avaliar as contribuições e limitações das formações continuadas para o uso das TIC no ensino superior. Este estudo foi realizado durante o desenvolvimento do projeto institucional, ocorrido em 2011, de fomento ao uso das TIC nos cursos de graduação da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Os questionamentos norteadores da pesquisa foram: a formação realizada contribuiu para que os professores introduzissem as TIC em suas disciplinas? Como ocorreu essa integração?. Essa pesquisa teve por objetivo analisar a formação dos professores para o uso das TIC no ensino superior, descrever as propostas pedagógicas elaboradas pelos professores, além de identificar as possibilidades e limitações desse processo. A metodologia utilizada foi pesquisa-ação colaborativa, com abordagem qualitativa. A coleta de dados ocorreu através do acompanhamento da formação realizada, de observações dos planos de ensino elaborados pelos professores e da construção das disciplinas no ambiente virtual de aprendizagem (AVA), além da aplicação de questionários. Os sujeitos da pesquisa foram os professores envolvidos no projeto. Os resultados obtidos na análise evidenciam a importância e as contribuições da formação docente, apontam que podem ocorrer utilizações distintas, por parte dos professores, na integração das TIC a ação docente, além de identificar as dificuldades e fragilidades ocorridas no processo, possibilitando-nos repensar a prática pedagógica nas formações e refletir sobre as possibilidades e dificuldades da utilização das TIC no ensino superior, possibilitando assim, fomentar novas estratégias de formações docente, que permitam aos professores entender, desenvolver e utilizar as TIC em suas aulas.
Abstract: The use of information technology and communication (ICT) in education set new pedagogical challenges for teachers, as well as the integration of these technologies has posed as a challenge for academics. In this context it is necessary to evaluate the contributions and limitations of continuous training for the use of ICT in higher education. This study was conducted during the development of institutional design, which occurred in 2011, to promote the use of ICT in undergraduate of the Federal University of Alagoas (Ufal). The questions guiding the research were: Training received contributed to teachers introduce ICT in their disciplines? And how was this integration?. This research aimed to examine the training of teachers to use ICT in higher education, describe the pedagogical proposals prepared by the teachers, in addition to identifying the possibilities and limitations of this process. The methodology used was collaborative action research with a qualitative approach. The data were collected by monitoring the training carried out observations of teaching plans prepared by teachers and construction disciplines of the virtual learning environment (VLE), in addition to the questionnaires. The subjects were teachers involved in the project. The results of the analysis show the importance and contributions of teacher training, indicate that distinct uses may occur on the part of teachers, integrating ICT in the teaching and identify the difficulties and weaknesses that occur in the process, enabling us to rethink pedagogical practice in training and reflect on the possibilities and difficulties of using ICT in higher education. Thus enabling new strategies for fostering teacher training to enable teachers to understand, develop and use ICT in their classes.
Palavras-chave: Formação docente
Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC)
Ensino superior
Professores – Formação
Teacher training
Information and communication technology (ICT)
Higher education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SILVA, Guilmer Brito. Formação continuada de professores no ensino superior: a inserção das TIC na prática pedagógica dos docentes da Ufal. 2019. 111 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2013.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6579
Data do documento: 4-jul-2013
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.