00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6576
Tipo: Tese
Título: Múltiplas representações ortográficas: ocorrências e comentários de uma dupla de alunas portuguesas durante a escrita de histórias inventadas
Título(s) alternativo(s): Multiple orthographic representations: occurrences and comments from a double of Portuguese students during writing of invented stories
Autor(es): Silva, Mayara Cordeiro da
Primeiro Orientador: Oliveira, Eduardo Calil de
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Pereira, Maria Luísa Álvares
metadata.dc.contributor.referee1: Lira, Lidiane Evangelista
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Janayna Paula Lima de Souza
metadata.dc.contributor.referee3: Lopes, Adna de Almeida
metadata.dc.contributor.referee4: Lima, Rita de Cássia Souto Maior Siqueira
metadata.dc.contributor.referee5: Santos, Maria Francisca Oliveira
Resumo: A partir do campo investigativo proposto pela Genética Textual, dentro de uma abordagem dialógica e linguístico-enunciativa, o presente estudo tem por objetivo descrever e analisar os problemas ortográficos (PO) de múltiplas representações identificados nos processos de escritura, em tempo e espaço real da sala de aula, de uma dupla de alunas recém alfabetizadas. Para isso, utilizamos como recurso metodológico o Sistema Ramos (2019), que permite o registro sincrônico e multimodal, do manuscrito escolar em curso, originando dois objetos de análise interconectados, pois temos acesso tanto ao produto textual (manuscrito escolar escrito quanto ao processo de escritura que gerou (manuscrito escolar em curso). Foram filmadas 6 propostas de produção textual de uma mesma díade de alunas portuguesas (Bianca, 07 anos e 09 meses e Lara, 07 anos e 05 meses), da Escola da Vigia, localizada em Vagos, área rural do Distrito de Aveiro em Portugal. Todas as propostas foram apresentadas pela professora da turma, preservando-se o contexto ecológico da sala de aula. Tendo como base estudos na área da aquisição da Ortografia (Lemle, 2009; Carraher, 1985; Cagliari, 1989; Zorzi, 1997; Nunes e Bryant, 2014), Escrita Colaborativa (Daiute,1993; Apotheloz, 2005; Storch, 2005; Barbeiro, 2007; Felipeto, 2019) e Crítica Genética (Grésillon, 2004; Biasi, 2010; Fabre, 1986, 2004; Abaurre, Mayrink-Sabinson e Fiad;1997), iremos analisar a relação entre os PO e as Rasuras Orais Comentadas (ROC), caracterizadas por Calil (2016) como retornos enunciativos sobre objetos textuais (orais ou escritos), sucedidos por comentários, simples ou desdobrados, enunciados pelos falantes, visando sua alteração ou substituição no manuscrito em curso. Em um primeiro momento, identificamos os PO grafados nos produtos. Nesse objeto de estudo, um PO é identificado a partir do que o manuscrito escolar mostra, ou seja, analisamos o “PO rasurado” e “PO não-rasurado”. Posteriormente, identificamos os PO a partir da análise do texto dialogal. Em função das características desse objeto, redefinimos PO como sendo tanto aquilo que o manuscrito mostra, quando aquilo que o processo revela, isto é, o PO não seria somente o que está inscrito no manuscrito, mas também o que está indicado nas falas espontâneas dos alunos. Por essa razão, expandimos as 2 categorias de análise identicadas somente no produto para:1. “PO rasurado sem comentário”, 2. “PO rasurado com comentário”, 3. “PO não-rasurado sem comentário”, 4. “PO não-rasurado com comentário”. Além dessas 4 categorias, propomos também a categoria 5. “Comentário sobre PO não-visível no produto”. Detemo-nos nas categorias em que incidiram comentários sobre os PO de múltiplas representações (categorias 2, 4 e 5), a partir das quais analisamos as atividades metalinguísticas indicadas pelos comentários enunciados. Nossos resultados indicam o número de 197 PO reconhecidos pelas alunas, sendo 116 (59%) visíveis nos manuscritos textuais e 29 (38%) reconhecidos apenas por meio da análise do texto dialogal em curso, o que nos revela como a questão ortográfica é um desafio significativo para essas alunas. Em relação ao PO de múltiplas representações entre fonemas e grafemas, objeto de nossa análise, tivemos como resultado a ocorrência de 43 (56%) do total de PO, sendo que desses, 40% não estão visíveis no manuscrito e foram identificados apenas por meio do diálogo estabelecido pelas escreventes.
Abstract: From the investigative field proposed by Textual Genetics, within a dialogical and linguistic-enunciative approach, the present study aims to describe and analyze the spelling problems (SP) of multiple representations identified in the writing processes, in real time and space. classroom of a pair of newly literate students. For this, we used as methodological resource the Ramos System (2019), which allows the synchronous and multimodal recording of the current school manuscript, originating two interconnected objects of analysis, since we have access to both the textual product (written school manuscript and the process of scripture it generated (ongoing school manuscript). Six textual production proposals were filmed from the same dyad of Portuguese students (Bianca, 07 years and 09 months and Lara, 07 years and 05 months), from Vigia School, located in Vagos, rural area of Aveiro District in Portugal. All proposals were presented by the class teacher, preserving the ecological context of the classroom. Based on studies in the area of Spelling acquisition (Lemle, 2009; Carraher, 1985; Cagliari, 1989; Zorzi, 1997; Nunes and Bryant, 2014), Collaborative Writing (Daiute, 1993; Apotheloz, 2005; Storch, 2005; Barber) , 2007; Felipeto, 2019) and Genetic Criticism (Grésillon, 2004; Biasi, 2010; Fabre, 1986, 2004; Abaurre, Mayrink-Sabinson and Fiad; 1997), we will analyze the relationship between the SP and Commented Oral Erasures (COE) , characterized by Calil (2016) as enunciative returns about textual objects (oral or written), succeeded by comments, simple or unfolded, uttered by the speakers, aiming at their alteration or substitution in the current manuscript. At first, we identified the SP written on the products. In this object of study, a SP is identified from what the school manuscript shows, that is, we analyze the "erased SP" and "non-erased SP”. Subsequently, we identified the SP from the analysis of the dialogical text. Due to the characteristics of this object, we redefined SP as both what the manuscript shows, and what the process reveals, that is, the SP would not only be what is written in the manuscript, but also what is indicated in the spontaneous speech of the students. For this reason, we expanded the 2 analysis categories identified in the product only to: 1. “erased SP without comment”, 2. “erased SP with commentary”, 3. “non-erased SP with no comment”, 4. “non-erased SP with commentary”. In addition to these 4 categories, we also propose category 5 “Comment on SP not visible in product”. We focus on the categories in which comments were made on the multiple representation SP (categories 2, 4 and 5), from which we analyzed the metalinguistic activities indicated by the comments mentioned. Our results indicate the number of 197 SP recognized by the students, 116 (59%) visible in the textual manuscripts and 29 (38%) recognized only through the analysis of the ongoing dialogical text, which reveals to us how the orthographic question is a significant challenge for these students. Regarding the SP of multiple representations between phonemes and graphemes, object of our analysis, we had 43 (56%) of the total SP, of which 40% are not visible in the manuscript and were only identified by the dialogue established by the writers.
Palavras-chave: Ortografia
Produção de texto
Escrita colaborativa
Rasuras
Manuscritos - Estudantes
Orthography
Text Production
Collaborative Writing
Erasures
Manuscripts - Students
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura
Citação: SILVA, Mayara Cordeiro da. Múltiplas representações ortográficas: ocorrências e comentários de uma dupla de alunas portuguesas durante a escrita de histórias inventadas. 2019. 123 f. Tese (Doutorado em Linguística) – Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Linguística e Literatura, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6576
Data do documento: 2-out-2019
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.