00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Tipo: Dissertação
Título: Processamento estratégico e compreensão de leitura em inglês entre mestrandos da área de saúde
Autor(es): Dias, Fernanda Goulart Ritti
Primeiro Orientador: Silveira, Maria Inez Matoso
metadata.dc.contributor.referee1: Ifa, Sérgio
metadata.dc.contributor.referee2: Francisco, Deise Juliana
Resumo: Esta dissertação tem como tema central a compreensão de textos escritos em língua inglesa entre mestrandos da área da saúde. Sabe-se que grande parte das publicações da área de saúde está disponível em inglês em periódicos internacionais; assim sendo, nos cursos de pós-graduação stricto sensu desta área, os alunos têm grande necessidade da habilidade da leitura em língua inglesa. Além de dominar os aspectos linguísticos, esses alunos precisam saber fazer uso de estratégias de leitura adequadas ao se depararem com dificuldades no texto, em especial, no artigo científico. Nessa perspectiva, o presente estudo teve como objetivo verificar a compreensão de leitura e os processamentos estratégicos de compreensão de textos em inglês entre mestrandos da área de saúde de uma universidade pública estadual de Pernambuco (UPE-Recife). A pesquisa configura-se como qualitativa e interpretativa e foi realizada no segundo semestre de 2011, e utilizou como instrumentos para coleta de dados um questionário de sondagem, um teste cloze de múltipla escolha e protocolos verbais de leitura. A pesquisa foi dividida em duas fases. A primeira fase verificou a compreensão de leitura de 69 informantes num texto escrito lacunado (teste cloze), e a segunda fase analisou, por meio de protocolos verbais, o processamento estratégico de 13 informantes. O suporte teórico da pesquisa se baseou nos pressupostos cognitivos e metacognitivos do processamento da compreensão de leitura a partir de vários autores, dentre eles citamse, Goodman (1967), Kato (1983, 1984, 2007), Kleiman (1983, 1989, 2002, 2004), Leffa (1996), Nuttal (1982) e Silveira (2005), entre outros. Os resultados da pesquisa confirmaram que a língua inglesa tem papel importante nos cursos de pós-graduação pesquisados. No entanto, as baixas pontuações obtidas pelos informantes no teste cloze indicaram que a compreensão de leitura em inglês entre esses alunos ainda está abaixo do desejável. Os dados provenientes dos protocolos verbais indicaram que as maiores dificuldades dos informantes que apresentaram baixa compreensão textual estão relacionadas aos aspectos léxico-sintáticos do texto, aliada ao uso insuficiente e improdutivo de estratégias cognitivas e metacognitivas de leitura. Por outro lado, os alunos que obtiveram maiores pontuações mostraram utilizar variados tipos de estratégias para compreender o texto e preencher as lacunas. Concluímos que não só a ativação do conhecimento prévio sobre o assunto, o conhecimento da organização textual e o uso eficaz de estratégias metacognitivas de leitura são relevantes para ajudar na compreensão de textos em inglês, mas também o conhecimento de vocabulário e o conhecimento sistêmico da língua são componentes importantes para uma leitura eficiente e significativa na língua inglesa.
Abstract: The present study has as central subject reading comprehension in English among graduate students in the field of health. It is known that most publications in this Field are available in English in international journals; therefore, these students need good English readingskills. Besides mastering the linguistic aspects, they also have to make use of proper reading strategies when facing difficulties in reading, mainly research papers. Thus, the objective of the present study was to verify reading comprehension in English and strategic processing among graduate students in the field of health from a state university of Pernambuco (UPE-Recife, Brazil). This qualitative and interpretative research was carried out in the second semester of 2011 and used as data collection the following instruments: a questionnaire, a multiple-choice cloze test, and reading protocols. The research was divided into two phases. The first phase assessed reading comprehension of 69 students by means of a cloze test, and the second phase analyzedreading strategic processing of 13 students by means of reading protocols. The theoretical support was based on the cognitive and metacognitive assumptions of reading comprehension processing from several authors, such as Goodman (1967), Kato (1983, 1984, 2007), Kleiman (1983, 1989, 2002, 2004), Leffa (1996), Nuttal (1982), Silveira (2005), among others. The results confirmed that English really plays an important role in the graduate courses analyzed. However, the low scores obtained in the cloze test indicate that reading comprehension among these students is still low. The protocols showed that most of the difficulties of low level students are related to lexical-syntactic aspects of the text, together with insufficient and unproductive uses of cognitive and metacognitive reading strategies. We concluded that not only the previous knowledge on the subject, the textual knowledge and the efficient use of metacognitive reading strategies are relevant for reading texts in English, but also vocabulary and systemic knowledge are important for an efficient and significative reading in English.
Palavras-chave: Compreensão de leitura
Língua inglesa – Leitura
Estratégias de leitura
Educação superior
Leitura e cognição
Reading comprehension
English language - Reading
Reading strategies
College education - Field of health
Reading and cognition
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: DIAS, Fernanda Goulart Ritti. Processamento estratégico e compreensão de leitura em inglês entre mestrandos da área de saúde. 2020. 157 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2013.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6570
Data do documento: 26-jun-2013
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