00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6564
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Freitas, Marinaide Lima de Queiroz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0771452713521203pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Walter Matias-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0941145152986197pt_BR
dc.contributor.referee2Fumes, Neiza de Lourdes Frederico-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8834824295660511pt_BR
dc.contributor.referee3Passos, Mailsa Carla Pinto-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9865045321306211pt_BR
dc.contributor.referee4Marinho, Paulo Manuel Teixeira-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/7798626271064557pt_BR
dc.creatorOliveira, Elisabete Duarte de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7781886522973384pt_BR
dc.date.accessioned2020-02-05T17:07:42Z-
dc.date.available2020-02-05-
dc.date.available2020-02-05T17:07:42Z-
dc.date.issued2019-11-30-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Elisabete Duarte de. O livro didático na EJA: possibilidades para (re)invenção de práticas culturais no/do/com o cotidiano escolar. 2020. 171 f. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6564-
dc.description.abstractThis research has qualitative basis with a focus on studies in the everyday (ALVES, 2003, 2008, 2010; CERTEAU, 2011; 2013; Ferraço, 2008). It was carried out in a 3rd phase of class (post-literacy) of the young and adult education, a public school, located in Vale do Reginaldo in Maceió. The aimed was to understand the process of invention of the cultural practices of students the education of young and adults in spaces and times occupying especially in the textbook and problematized: As students invent and reinvent their cultural practices, when use of textbooks in the classroom of the young and adult education? To answer this question and reach objective was used also the oral history approach (PORTELLI, 1997; POLLAK, 2002; THOMSON, 2002), for, through sessions conversations with the residents of the Vale do Reginaldo to know the cultural practices of the locus of research situational context. Study used also to the content analysis procedure (BARDIN, 2009; FRANCO, 2007) textbooks adopted by the Rede Municipal de Educação de Maceió, and for the treatment and approach of cultures themes and cultural practices (CERTEAU, 2011, 2012, 2013). It was also necessary to make use of the techniques focus group with the students; interviews with the teacher and principal of the school and in class observations of the events of cultural practices of students in adult education through the use of textbook. The textbook in this study was considered a cultural artifact and the test result indicated that it contains predominantly folkloric cultural practices, but with possibilities for inventions and reinventions. The data collected, analyzed and intercrossed shown that thinking practitioners students (ALVES, 2003), subjects of the investigation, invented and gave meaning to the cultural practices of space and times who live in space and times of the textbook use, using tactics (CERTEAU, 2012 and 2013), through verbal interaction (BAKHTIN, 1992; FREITAS A. 1999) dialogues conducted in the classroom observed.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectPráticas culturaispt_BR
dc.subjectEstudantes – Cotidianopt_BR
dc.subjectYoung and adult educationpt_BR
dc.subjectTextbookpt_BR
dc.subjectCultural practicespt_BR
dc.subjectEverydaypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO livro didático na EJA: possibilidades para (re)invenção de práticas culturais no/do/com o cotidiano escolarpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.resumoEsta investigação é de base qualitativa com foco nos estudos no/do/com o cotidiano (ALVES, 2003, 2008, 2010; CERTEAU, 2011; 2013; FERRAÇO, 2008). Realizou-se em uma turma de 3ª fase (pós-alfabetização) da Educação de Jovens e Adultos (EJA), numa escola pública, situada no Vale do Reginaldo em Maceió. Teve como objetivo compreender o processo de (re)invenção das práticas culturais dos sujeitos estudantes da educação de jovens e adultos nos espaçostempos que ocupam, sobretudo, no espaçotempo de uso do Livro Didático (LD) e problematizou: Como os sujeitos estudantes (re)inventam suas práticas culturais, no uso do livro didático, em sala de aula da educação de jovens e adultos? Na busca de responder essa indagação e alcançar o objetivo utilizou-se, também, da abordagem da história oral (PORTELLI, 1997; POLLAK, 2002; THOMSON, 2002), no sentido de, por meio de sessões de conversas com os moradores do referido Vale, conhecer as práticas culturais do contexto situacional do locus da pesquisa. O estudo recorreu, ainda, ao procedimento da análise de conteúdo (BARDIN, 2009; FRANCO, 2007) do LD adotado pela Rede Municipal de Educação de Maceió, e quanto ao tratamento e abordagem dos temas culturas e práticas culturais (CERTEAU, 2011, 2012, 2013). Foi necessário, ainda, fazer uso das técnicas do grupo focal com os sujeitos estudantes; entrevistas com a professora e gestora da escola e observações nas aulas dos acontecimentos das práticas culturais dos estudantes da EJA, por meio do uso do LD. O LD neste estudo foi considerado um artefato cultural e o resultado da análise indicou que ele contém, predominantemente, práticas culturais folclorizadas, mas com possibilidades para (re)invenções. Os dados coletados, analisados e intercruzados demonstraram que os estudantes pensantespraticantes (ALVES, 2003), sujeitos da investigação, (re)inventaram e deram sentido às práticas culturais dos espaçostempos que moram nos espaçostempos do uso do LD, usando táticas (CERTEAU, 2012 e 2013) por meio da interação verbal (BAKHTIN, 1992; FREITAS A. 1999) nos diálogos realizados na sala de aula observada.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.