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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6554
Tipo: | Dissertação |
Título: | Avaliação de deslocamentos em vigas de concreto com armaduras de aço e de polímeros reforçados por fibras |
Título(s) alternativo(s): | Evaluation of displacements in concrete beams reinforced with steel and fiber reinforced polymers bars |
Autor(es): | Melo, Laila Monteiro Alves |
Primeiro Orientador: | Marques, Severino Pereira Cavalcanti |
metadata.dc.contributor.referee1: | Assis, Wayne Santos de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Amorim, David Leonardo Nascimento de Figueiredo |
Resumo: | Embora muitas vezes não traga prejuízo direto à segurança das estruturas, os estados limites de serviço – como flechas excessivas, fissuras visíveis e vibrações exageradas – podem causar sensação de desconforto e insegurança aos usuários e devem ser previstos e, na medida do possível, minimizados, nos projetos estruturais. A corrosão de armaduras de aço em ambientes agressivos pode causar danos consideráveis em estruturas de concreto armado. Dessa forma, armaduras de polímeros reforçados por fibras (PRF) surgiram como uma alternativa ao aço para elementos estruturais expostos a esses tipos de ambientes. As propriedades mecânicas das barras de PRF podem produzir grandes aberturas de fissuras e deflexões. Como resultado, o dimensionamento de elementos de concreto armados com esse material é geralmente controlado pelos estados limites de serviço. A análise dos deslocamentos pode ser feita com diferentes níveis de sofisticação, desde a análise não linear até o emprego de fórmulas simplificadas que procuram representar uma rigidez equivalente do elemento estrutural fissurado, como é o caso de fórmulas prescritas por normas relacionadas com projetos de estruturas de concreto armado para o cálculo de deslocamentos. Neste trabalho são investigados procedimentos práticos propostos em normas e trabalhos publicados para a investigação de flechas em vigas de concreto armado com aço e polímeros reforçados por fibras. Os deslocamentos calculados utilizando tais procedimentos são comparados a valores obtidos experimentalmente encontrados na literatura. Os resultados obtidos indicam que os modelos estudados apresentam resultados mais satisfatórios em elementos com altas taxas de armação. A avaliação dos deslocamentos foi feita através de um código computacional desenvolvido na plataforma Matlab®. |
Abstract: | Although, in general, the serviceability limit states – such as excessive deflections, visible cracks and excessive vibration – do not bring direct loss to the safety of the structures they can cause discomfort and mistrust to the users and must be projected and, when it is possible, minimized in structural projects. Corrosion of steel reinforcement in aggressive environments can cause considerable damage in reinforced concrete structures. Fiber reinforced polymer (FRP) bars have emerged as an alternative to steel for elements subjected to those environments. The mechanical properties of FRP bars can yield to large crack widths and deflections. As a result, the design of concrete elements reinforced with FRP materials is often governed by the serviceability limit states. The analysis of deflections can be done in different levels of sophistication, from non-linear analysis to the use of simplified equations that seek to represent an equivalent stiffness of the cracked beam, such as the equations that are prescribed in codes related to design of reinforced concrete structures for the calculation of displacements. This work investigates practical procedures proposed in norms and published works for the investigation of displacements in concrete beams reinforced with steel and fiber reinforced polymer. The displacements calculated using such procedures are compared to values obtained experimentally, found in the literature. The partial results obtained indicate that the studied models present more satisfactory results in elements with high reinforcement ratio. The evaluation of the displacements was done through a code developed on the Matlab® platform. |
Palavras-chave: | Engenharia de estruturas Aço – Corrosão Concreto armado Falhas estruturais Polímeros Vigas de concreto Reinforced Concrete Beams Displacements Steel Bars FRP Bars |
CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil |
Citação: | MELO, Laila Monteiro Alves. Avaliação de deslocamentos em vigas de concreto com armaduras de aço e de polímeros reforçados por fibras. 2019. 168 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Centro de Tecnologia, Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6554 |
Data do documento: | 1-nov-2019 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CTEC |
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