00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6541
Tipo: Dissertação
Título: A tradição humanista no Ensino secundário de Alagoas (1839 - 1889): herança de antigas matrizes
Autor(es): Silva, Fabrícia Carla de Albuquerque
Primeiro Orientador: Lima, Walter Matias
metadata.dc.contributor.referee1: Fonseca, Alexandre Torres
metadata.dc.contributor.referee2: Sampaio, Wilson Correia
metadata.dc.contributor.referee3: Pinheiro, Antônio Carlos Ferreira
metadata.dc.contributor.referee4: Amorim, Roseane Maria de
Resumo: O termo Humanismo na visão de Nogare (1985, p. 15) pode ser considerado como um “condimento”, no sentido do seu uso frequente para “tornar apetitosas as iguarias culturais” e, em virtude desta amplitude ou flexibilidade, às vezes, pode ser classificado como uma palavra “vaga”. Diante desta complexidade, neste trabalho acadêmico, consideramos o Humanismo enquanto movimento cultural alicerçado no pensamento greco-romano e cujo apogeu ocorreu na Renascença. Esta tradição, no âmbito educacional, era marcada por uma formação de estilo, através das línguas e autores clássicos, memorização, oratória e retórica. Esta tradição perpetuou durante séculos, sendo inclusive, muito valorizada nos colégios e Liceus do Brasil Imperial. Diante do exposto, esta pesquisa tem como cerne o seguinte questionamento: Por que a tradição greco-romana ainda se manteve com tanto vigor no ensino secundário alagoano no período de 1839 a 1889? – Esta curiosidade se intensifica diante da localização de fontes que apresentam “falas”, do contexto imperial, as quais defendiam uma posição contrária, alicerçada, assim, na chamada adequação do ensino oferecido às demandas “utilitárias” da sociedade moderna. Simultaneamente, outros questionamentos surgiram, tais como: Sob quais formas a tradição humanista se manifestou no ensino dos jovens alagoanos? Quais seriam as intenções das elites – nacional e local – na manutenção dos estudos das Humanidades? Diante destas indagações, buscamos vestígios publicados no período imperial, a saber: discursos e mapas manuscritos, frequências, resultados de exames, anúncios de instituições. Estes estão acessíveis no Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas (IHGAL), bem como, no Arquivo Público do referido estado. Além destes, tiveram semelhante relevância documentos, tais como: os relatórios dos presidentes de Província, leis e resoluções disponíveis online. Na busca de reflexões que contribuíssem no alcance dos objetivos elencados, nesta pesquisa, norteamos o nosso olhar a partir dos postulados teórico-metodológicos de Arlette Farge (2009) e Marc Bloch (2001) – fundador da escola dos Analles. Neste trabalho acadêmico três categorias de estudo perpassam as discussões propostas: Humanismo, ensino secundário e Província alagoana. Por fim, dentre os aspectos apontados como motivadores para a manifestação da tradição humanista no ensino secundário alagoano, as fontes analisadas sinalizam para: 1. A imitação de modelos estrangeiros, sobretudo, dos países europeus considerados como “modelos de civilidade”; 2. A inter-relação entre o trio: humanismo, religião cristã e ensino secundário; 3. Inclinação às exigências dos exames preparatórios que davam acesso ao nível superior; 4. Distinção entre classes através do domínio de saberes considerados como próprios para a formação de lideranças; 5. O intenso revezamento de presidentes de província, entre outros elementos.
Abstract: In the point of view of Nogare (1985, p. 15) the term Humanism can be considered as a "condiment" in the meaning of its frequent use to "make appetizing delicacies cultural" and, because of this breadth or flexibility, can sometimes be classified as a word "vague". Because of this complexity, this academic work, consider humanism as a cultural movement summit in Greco-Roman thought and whose summit occurred in the Renaissance. This tradition, in educational was marked by a style, throughout languages and classical authors, memorization, public speaking and rhetoric. This tradition has continued for centuries, and even highly valued in colleges and high schools of Imperial Brazil. According to it, this research has the core question: Why the Greco-Roman tradition is still maintained so vigorously in secondary education Alagoas in the period from 1839 to 1889? - This curiosity intensifies on the location of sources which presents "speechs", from the Imperial context, which advocated a contrary position, grounded, so the relevance of education offered called the demands "utility" of modern society. At the same time, others questions arose, such as: what forms the humanist tradition manifested in teaching young alagoanos? What are the intentions of the elites - national and local – in the maintenance of the studies of humanities? Facing these questions, we seek traces published in the imperial period, such as: speeches and manuscript maps, frequencies, exam results, announcements institutions. These are available on the Historical and Geographical Institute of Alagoas (IHGAL), as well as in the Public Archives of that state. Besides these, had similar reports from Province´s presidents, laws and resolutions available online. In search of thoughts that contribute in achieving the objectives listed in this research are guided our gaze from the theoretical and methodological postulates Arlette Farge (2009) and Marc Bloch (2001) - founder of the school of Analles. In this paper three categories of academic study pervade discussions proposals: Humanism, secondary and Alagoas Province. Finally, among the aspects identified as motivators to the manifestation of the humanistic tradition in secondary education Alagoas, the sources analyzed point to: 1. The imitation of foreign models, especially the European countries considered as "models of civility"; 2. The inter-relationship between the trio: humanism, the Christian religion and secondary education; 3. Slope requirements of the preparatory exams which gave access to the upper level; 4. The distinction between classes through the domain of knowledge considered fit for leadership training; 5. Intensive relay provincial presidents, among other elements.
Palavras-chave: Tradição humanista
Ensino secundário
Província alagoana
Brasil império
Humanist tradition
Secondary Education
Alagoas Province
Imperial Period
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SILVA, Fabrícia Carla de Albuquerque. A tradição humanista no ensino secundário de Alagoas (1839 - 1889): herança de antigas matrizes. 2019. 150 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2013.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6541
Data do documento: 2-ago-2013
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A tradição humanista no Ensino secundário de Alagoas (1839 - 1889) herança de antigas matrizes.pdf3.96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.