00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6540
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Fireman, Elton Casado-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8569068916474005pt_BR
dc.contributor.referee1Sá, Luciana Passos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9320228970020024pt_BR
dc.contributor.referee2Paula, Francine Santos de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4433476345682386pt_BR
dc.creatorSilva, Fábio Adriano Santos da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2744897129498778pt_BR
dc.date.accessioned2020-01-31T17:37:15Z-
dc.date.available2019-12-04-
dc.date.available2020-01-31T17:37:15Z-
dc.date.issued2010-12-13-
dc.identifier.citationSILVA, Fábio Adriano Santos da. Contribuições do laboratório de ensino de química e biotecnologia na formação do licenciado em química da UFAL. 2019. 176 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6540-
dc.description.abstractTheoretical assumption and legal documents point out that teacher training is based on the accumulation of specific and pedagogical knowledge not linked between them and other needs that effectively achieve the complexity and challenges that exist in Basic Education classrooms. It is defended then a training based on reflection and practical rationality, which seeks to go beyond the mere accumulation of knowledge from a link among the specific content, pedagogical and didactical transposition in other fields of knowledge in schools for Basic Education. Enlightened by this proposal, this work intends to observe what the position of the Licentiateship Degree in Chemistry at UFAL, it means, to observe if the course is aimed at the mere accumulation of knowledge or if the course is already seeking ways to adapt to proposed reflexive formation. This reading is done from the monitoring of laboratory classes in the IQB, due to: 1 – the observation in specific reference to teacher training in chemistry that the experimental activities carried out in universities are toward to the specific contents and it contributes a little to the educational development of practical classes in schools, 2 – the observation, as student on the graduation from this course, is that the trial are focused exclusively on chemical knowledge, leaving aside the contributions to the pedagogical training that the experimental classes in chemistry can bring to the Licensed in Chemistry , 3 – the implementation of new pedagogical project of the course in 2006, which outlines the features of a course aimed at overcoming the gaps pointed by theorists and the legislation in vigor on teacher training so far followed.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProfessores – Formaçãopt_BR
dc.subjectLaboratório didáticopt_BR
dc.subjectProjeto pedagógicopt_BR
dc.subjectPolíticas educacionaispt_BR
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectTeachers - Trainingpt_BR
dc.subjectLaboratory teachingpt_BR
dc.subjectPedagogic projectpt_BR
dc.subjectEducational policiespt_BR
dc.subjectChemistry - Study and teachingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleContribuições do laboratório de ensino de química e biotecnologia na formação do licenciado em Química da UFALpt_BR
dc.title.alternativeContributions from the laboratory of chemistry teaching and training in biotechnology degree in Chemistry UFALpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoPressupostos teóricos e documentos legais destacam que a formação de professores se alicerça no acúmulo de conhecimentos específicos e pedagógicos desvinculados entre si e das necessidades que atenderiam efetivamente à complexidade e desafios existentes nas salas de aula da Educação Básica. Defende-se, então, uma formação baseada na reflexão, alicerçada na racionalidade prática, onde se busca ultrapassar o simples acúmulo de conhecimentos a partir de um elo entre os conteúdos específicos, pedagógicos e a transposição didática dos diversos campos do conhecimento nas escolas de Educação Básica. À luz dessa proposta, pretende-se, com o presente trabalho, observar qual a posição da Licenciatura em Química da UFAL, isto é, observar se o curso está voltado ao simples acúmulo de conhecimentos ou se já busca meios de se adaptar às propostas de formação reflexiva. Essa leitura será feita a partir do acompanhamento das aulas de laboratório no IQB, devido a: 1 – observação nas referências específicas sobre formação de professores de química de que as atividades experimentais desenvolvidas nas Universidades estão voltadas aos conteúdos específicos e pouco contribuem para o desenvolvimento didático de aulas práticas nas escolas; 2 – observação, quando aluno da graduação desse curso, da experimentação voltada exclusivamente aos conhecimentos químicos, deixando de lado as contribuições à formação pedagógica que as aulas experimentais podem trazer ao licenciando em química; 3 – implantação do novo projeto pedagógico do curso em 2006, que traça as características de um curso voltado à superação das lacunas apontadas pelos teóricos e pela legislação em vigor na formação de professores até então seguidas.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.