00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6539
Tipo: Dissertação
Título: “Era um veí um cidade”, o sintagma nominal na escrita de jovens e adultos: tensão e conflito na composição da sintaxe de concordância nominal
Autor(es): Santos, Eudes da Silva
Primeiro Orientador: Oliveira, Eduardo Calil de
metadata.dc.contributor.referee1: Lima, Maria Hozanete Alves de
metadata.dc.contributor.referee2: Farias, Jair Gomes de
Resumo: O "Sintagma Nominal" – SN – é uma categoria linguística que há muito se tem discutido por estudiosos de diversas vertentes. Analisamos, neste trabalho, especificamente, os "sintagmas nominais" com quebra na "Concordância Nominal" – CN – entre os constituintes que os formam. Ancorado nos trabalhos de Calil (2004; 2007 e 2008) e Felipeto (2007), entre outros, ao discutir sobre as manifestações, "erros" singulares ou não, da escrita de escolares, descrevemos e analisamos o "erro" que se dá, principalmente, na (falta de) concordância que ocorre no interior de um SN, como por exemplo, "uma vez", que compõe a célebre expressão "era uma vez", marco das aberturas dos contos de fada, como também, em "sintagmas nominais" que seguem tal expressão, os quais, possivelmente, sofreram interferência dela para a sua composição, como por exemplo, em "era um vez um menina" e "era um veí um cidade". O "estranhamento" que estas composições nos causaram, além da quebra de concordância entre os constituintes desse tipo de "sintagma nominal", alternado com a escrita de SNs estabilizados na língua, estende-se para o uso de "era uma vez" em contos de assombração, cujas aberturas não se assemelham a dos contos de fada. Sob o olhar da aquisição de linguagem escrita, tomamos este elemento, o "erro" de "concordância nominal" em SNs, como algo constitutivo do processo de ensino e aprendizagem de alunos Jovens e Adultos. A coleta dos dados teve como objetivo trabalhar a produção textual, através de "contos de assombração", que foi feita a partir da criação de histórias pelos alunos, usando como estratégia didática, principalmente, a produção em dupla. Analisamos, para este trabalho, vinte manifestações de "sintagmas nominais" com quebra de concordância, de um corpus composto por 198 manuscritos de alunos do EJA, coletados durante o ano de 2005, em uma turma de 2ª fase, de uma escola municipal de ensino fundamental de Maceió – AL. Para tanto, assumimos as propostas de Lemos (1992; 1997; 2002 e 2006), entre outras, através do jogo que se dá entre o que ela intitula de processos metafórico e metonímico, como também aquilo que Calil & Felipeto (2008) dizem sobre o "erro" na análise de manuscritos de escolares em processo de aquisição de escrita, sejam no âmbito da fonologia, sintaxe, morfologia, entre outros. Corroborando com os trabalhos acima citados, os nossos resultados indicaram que o "erro" de concordância é constitutivo do processo de aquisição destes scriptores, já que nele identificamos, comandadas pelo funcionamento linguístico-discursivo da língua, marcas individuais, subjetivas de cada escrevente. As quais, provavelmente, contribuíram na/para a formação de "sintagmas nominais" com quebra na sua concordância.
Abstract: The "Noun Phrase" - NP - is a linguistic category that has been much discussed by scholars of various strands. We analysed, in this study, specifically, the "noun phrase" with violations in "Nominal Concordance" -NC- between the constituents that made them. Anchored in the work of Calil (2004; 2007 and 2008) and Felipeto (2007), among others, to discuss about the manifestations, "errors", singular or not, from the writing in school. We described and analysed the "error" which occurs, mainly,in the (lack of) concordance that occurs within a NP, for example , "uma vez", composing the famous expression "era uma vez", mark of the openings from fairy tales, also, in the "noun phrase" that fallows this expression, which possibly have been interfered with it in their composition, for example , in " era um vez um menina" and "era um veí um cidade" . The strangeness that these compositions have caused us, beyond the violations of concordance between the constituents of this kind of "noun phrase", alternated with the writing of the NPs stabilized in the language, extends to the use of "era uma vez" in ghost tales, whose openings are not like fairy tales. Under the gaze of the acquisition of written language, we take this element, the "error" of "nominal concordance" in NPs, as something that constitutes the process of teaching and learning of young and adult‘s students. The collection of data aimed to work at the textual production, through the ghost tales, which was made from the creation of stories by students, using as a teaching strategy, especially the production in doubles. We analyzed, for this study. Twenty manifestations of "noun phrase‖ with the violation of concordance, a corpus of 198 (one hundred and ninety eight) manuscripts from students of EJA, during the year of 2005 in a class of 2nd phase from a municipal school in an elementary school of Maceio – AL. For this, we assume the proposals of Lemos (1992; 1997; 2002 and 2006), among others, through play that occurs between the processes that is entitled as a metaphoric and metonymic, but also that what Calil & Felipeto (2008) say about the "error' in the analysis of manuscripts of students in the acquisition process of writing, either within the phonology, syntax, morphology, among others. Corroborating with the studies mentioned above, our results indicated that the "error" of concordance is constitutive in the process of acquiring these scripters, we indentified, as commanded by the operation of linguistic-discursive of the language, individual marks, each subjected by its writer. This probably contributed in/for the formation of the "noun phrase" that violated the concordance.
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos
Manuscrito escolar
Língua portuguesa – Concordância nominal
Língua portuguesa – Sintagma nominal
School manuscript
Portuguese language - Nominal agreement
Nominal concordance
Education of Young and Adult‘s Students
Portuguese language - Nominal phrase
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SANTOS, Eudes da Silva. “Era um veí um cidade”, o sintagma nominal na escrita de jovens e adultos: tensão e conflito na composição da sintaxe de concordância nominal. 2019. 97 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2011.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6539
Data do documento: 23-mar-2011
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.