00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6533
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Cavalcante, Maria do Socorro Aguiar de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6428711681688374pt_BR
dc.contributor.referee1Silva Sobrinho, Helson Flávio da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9678771021912570pt_BR
dc.contributor.referee2Florêncio, Ana Maria Gama-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7238674881549165pt_BR
dc.creatorSilva, Elizângela Patrício da-
dc.date.accessioned2020-01-31T16:39:47Z-
dc.date.available2019-12-04-
dc.date.available2020-01-31T16:39:47Z-
dc.date.issued2011-05-11-
dc.identifier.citationSILVA, Elizângela Patrício da. PROJOVEM Urbano: o simulacro de um discurso de inclusão social. 2019. 106 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6533-
dc.description.abstractThis research develops a critical analysis of the proposed qualification training offered by the "Projovem Urbano" in the city of Maceió in Brazil and tries to identify the limits and possibilities of the Program "Projovem Urban" for young workers by analyzing the discursive processes that construct the effects of the senses that sustain the policy the aforementioned program. To conduct our analysis, we chose discursive analysis for our theoretical and methodological framework, which is of French origin, because we understand that it allows us to have a perspective that is not limited to interpretation, but rather a deeper understanding of the political determinations and economic policies that engender, in our case, the education policies in Brazil. To do so, we used Pêcheux's theoretical contributions, making use also of other theorists who address the question of ideology in the processes of signification, such as Bakhtin, Orlandi, among others. Based on the analysis of the corpus, the Projovem Urbano "qualifies" people, but does not prepare them for entering the labor market as announced in its proposal.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectProjovem urbanopt_BR
dc.subjectQualificação profissionalpt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectYouth and adult educationpt_BR
dc.subjectProJovem Urbanpt_BR
dc.subjectProfessional Qualificationpt_BR
dc.subjectDiscourse Analyzept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titlePROJOVEM Urbano: o simulacro de um discurso de inclusão socialpt_BR
dc.title.alternativePROJOVEM Urban: the simulacrum of a discourse of social inclusionpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa desenvolve uma análise crítica da proposta de qualificação profissional oferecida pelo Projovem Urbano no município de Maceió e tem por objetivo identificar os limites do Programa para os jovens trabalhadores – Projovem Urbano - mediante análise dos processos discursivos que constroem os efeitos de sentidos que sustentam a política do já referido Programa. Para a realização de nossas análises, optamos pelo referencial teórico-metodológico da Análise do Discurso, de origem francesa, por entendermos que ele nos possibilita um enfoque que não se limita apenas à interpretação, mas, sim, a um maior aprofundamento das determinações políticas e econômicas que engendram as políticas, em nosso caso específico, as políticas de educação no Brasil. Para tanto, utilizamos as contribuições de Pêcheux, lançando mão também de outros teóricos que abordam a questão da ideologia nos processos de significação, como Bakhtin, Orlandi entre outros. Nosso corpus de análise é constituído dos objetivos gerais do Programa e de sequências discursivas retiradas de entrevistas realizadas com alunos concluintes do Projovem Urbano 2010. Constatamos, a partir da análise do corpus, que o ProJovem Urbano “qualifica” apenas para a informalidade e não para a inserção no mercado de trabalho como anuncia em sua proposta.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PROJOVEM Urbano o simulacro de um discurso de inclusão social.pdf1.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.