00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6531
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Oliveira, Eduardo Calil de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6822339713125905pt_BR
dc.contributor.referee1Barzotto, Valdir Heitor-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9127475410589664pt_BR
dc.contributor.referee2Zozzoli, Rita Maria Diniz-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4434022240410006pt_BR
dc.creatorSantos, Eliene Estácio-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1921292302995271pt_BR
dc.date.accessioned2020-01-31T15:35:19Z-
dc.date.available2019-12-04-
dc.date.available2020-01-31T15:35:19Z-
dc.date.issued2006-09-01-
dc.identifier.citationSANTOS, Eliene Estácio. Livro didático de português: análise das práticas de textualização efetivadas em salas de aula de 2as séries do Ensino fundamental. 2019. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2006.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6531-
dc.description.abstractIn last years many researches done on didactic tools in the teaching/learning process have been applied to investigate Didactic Books (LD), and since 1997, by the Nacional Program of Didactic Book, the Brazilian Ministry of Education (MEC) began the systematic and continuous evaluation process of the LD, which have been significantly changed, leading to advances in theoretic and methodological aspects. In the research, having the “Didactic Books Guide”/MEC as a starting point and the studies on Portuguese language teaching in school as a groundwork, we investigate the proposals of production of the five Basic Education 2nd class LDs most used in public municipal schools of Maceió and also the way teachers use them in their classes. For this, the proposals of production suggested by the LDs of this investigation were gathered and the production conditions considered in the creation of these activities, as well as the didactic procedures applied to the accomplishment of those teachers, was discussed. We evidenced that the LD adopted is sparingly used and in general is employed to select texts, which support the elaboration of 'easier' activities to the pupils, according to their teachers. The activities are chosen by the teachers without considering their context in the LD and without planning their execution, therefore being valid the same didactic procedures for any activity and/or genre to be worked. The sumarries, in turn, do generic commentaries about the collections, not offering support to the teacher in order to understand the pedagogic proposal of them and to establish relation between the collection and their respective categories. Thus, it has a significant distance between what LD proposes on text production and the textualization practice in the dynamics of classroom, placing the pupil ahead of the necessity of writing because the teacher wants, erasing the continuous and complex process that is present in all writing act.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectProdução de textospt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectDidatic bookspt_BR
dc.subjectPortuguese languagept_BR
dc.subjectText productionpt_BR
dc.subjectElementary Schoolpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleLivro didático de português: análise das práticas de textualização efetivadas em salas de aula de 2as séries do Ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoNos últimos anos, diversas pesquisas realizadas sobre os instrumentos didáticos no processo de ensino-aprendizagem têm se dedicado a investigar os Livros Didáticos (LD), e o Ministério da Educação, através do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), desde 1997, iniciou o processo de avaliação sistemática e contínua dos LD, os quais têm passado por significativas transformações, resultando em avanços nos aspectos teórico-metodológicos. Nesta pesquisa, tendo como fundamentação os estudos recentes sobre o LD e o ensino da língua Portuguesa na escola, investigamos as propostas de produção de texto nos 5 livros didáticos de Português, de 2a série do Ensino Fundamental, mais utilizados nas escolas públicas municipais de Maceió. Para isso, fizemos o levantamento das propostas de produção sugeridas pelos LDP selecionados, discutimos as condições de produção consideradas na elaboração dessas atividades, bem como os procedimentos didáticos utilizados na efetivação dessas propostas pelos respectivos professores. Constatamos que os LD adotados são pouco utilizados e, em geral, servem para a seleção de textos que subsidiam a elaboração de atividades que os professores julgam mais “fáceis” para seus alunos. As propostas são selecionadas pelos professores sem que sejam consideradas as condições de produção que permeiam a proposta do LDP e sem haver um planejamento cuidadoso para a sua realização, valendo, portanto, os mesmos procedimentos didáticos independentemente da proposta e/ou do gênero a ser trabalhado. Assim, há uma significativa distância entre o que propõe o LDP sobre produção de texto e a prática de textualização efetivada na dinâmica de sala de aula, colocando o aluno diante da necessidade de só escrever porque o professor quer, apagando o contínuo e complexo processo que está presente em todo ato escritural.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.