00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6503
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Nadja Naira Aguiar-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1524039490409323pt_BR
dc.contributor.referee1Moura, Tânia Maria de Melo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3447349480081320pt_BR
dc.contributor.referee2Beserra, Normanda da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2083165892622031pt_BR
dc.creatorOliveira, Deiseane Louise Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9046486813201851pt_BR
dc.date.accessioned2020-01-30T18:56:16Z-
dc.date.available2019-11-29-
dc.date.available2020-01-30T18:56:16Z-
dc.date.issued2013-03-27-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Deiseane Louise Santos. Modos de ensinar na diversidade cultural: fal(h)as reveladas em aulas dialógicas na educação de jovens e adultos. 2019. 109 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6503-
dc.description.abstractThis paper aims to reflect on the methodological didactic procedures, from an analysis of the activities and materials used in a room of the Youth and Adult Education, which, in the intention of favoring dialogic classes, chose the theme of the work as structure of discussions seeking to meet even the principle of cultural diversity that presents itself as a brand that modality. To this end, the work is based on authors such as Freire (1979, 1982, 1985, 1993, 2007, 2008) Bakhtin (1992, 2006), Larrosa (2002, 2004, 2010, 2011), Hall (1992, 2006, 2009 ); Boaventura (2000, 2005). It is therefore an accurate reflection because convenes categories that reveal themselves involved in the teaching-learning Education for Youths and Adults (EJA), namely: dialogicity, study, subject, cultural diversity.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultos - Didáticapt_BR
dc.subjectDiversidade culturalpt_BR
dc.subjectEnsino – Metodologiapt_BR
dc.subjectYouth and Adults educationpt_BR
dc.subjectYouth and Adults education - Didacticspt_BR
dc.subjectCultural Diversitypt_BR
dc.subjectTeaching - Methodologypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleModos de ensinar na diversidade cultural: fal(h)as reveladas em aulas dialógicas na educação de jovens e adultospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação tem por objetivo refletir sobre os procedimentos didáticos metodológicos, a partir de uma análise das atividades e dos materiais utilizados numa sala de Educação de Jovens e Adultos, que, na intenção de favorecer aulas dialógicas, elegeu a temática do trabalho como eixo estruturante das discussões procurando atender, inclusive, ao principio da diversidade cultural que se apresenta como marca daquela modalidade. Para tanto, o trabalho fundamenta-se em autores como Freire (1979, 1982, 1985, 1993; 2007; 2008) Bakthin (1992, 2006), Larrosa (2002; 2004; 2010; 2011); Hall (1992; 2006; 2009); Boaventura (2000;2005). É, portanto, uma reflexão rigorosa, pois convoca categorias que se revelam implicadas no processo ensino-aprendizagem da Educação de Jovens e Adultos (EJA), a saber: dialogicidade, trabalho, sujeitos, diversidade cultural.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.