00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Tipo: Dissertação
Título: O manuscrito escolar e as funções da rasura na escrita colaborativa de uma díade do 2º ano do Ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): The school manuscript and erasure functions in collaborative writing of a dyad of 2nd year of Elementary school
Autor(es): Oliveira, Célia Cristina Monteiro de
Primeiro Orientador: Lopes, Adna de Almeida
metadata.dc.contributor.referee1: Cavalcante, Maria Auxiliadora da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Pereira, Andréa da Silva
Resumo: Este trabalho se propôs analisar as rasuras e suas funções em manuscritos escolares de uma díade recém-alfabetizada a partir das operações categorizadas por Fabre (1986), quais sejam: adição, substituição, supressão e deslocamento. Observou-se mais especificamente a função dessas operações metalinguísticas no produto final de uma escrita compartilhada de contos etiológicos criados por uma díade de 6 e 7 anos de idade, alunas do 2º ano do Ensino Fundamental de uma escola do sistema privado, situada numa área de classe média alta de Maceió-AL. Tomou-se como base os estudos resultantes das pesquisas da Crítica Genética em Grésillon (1994), Willemart (1986), De Biasi (2010); e da Aquisição da Linguagem em Lemos (1995, 1999), Duquet-Lacoste (2003), Calil (1998, 2000, 2004), Felipeto (2008), Lopes (2005), entre outros, que, a partir do estranhamento marcado pela rasura nos manuscritos escolares, delineiam caminhos para compreender a relação dos sujeitos submetidos aos efeitos do funcionamento da língua. Pela análise de dez manuscritos da díade, constatou-se que os movimentos da rasura emergem para atendimento a diferentes funções, como apagamento e supressão de termos, reformulações de enunciados, resolução de conflitos gráficos, demandas de substituição pronominal e pontuação. Esse movimento aponta para aspectos de ordem linguística e metalinguística, pela intrínseca relação sujeito, língua e sentido.
Abstract: The present dissertation has the purpose of analyzing the erasures, and their functions, in the texts of a recently alphabetized dyad, according to the operations categorized by Fabre (1986) such as: addition, replacement, suppression and displacement. It was observed, more specifically, the function of these metalinguistic operations in the final product of a collaborative writing of etiologic tales, created by a dyad of 6 and 7 years-old, students of the 2nd year of a private elementary school, located in a middle-class neighborhood of Maceió, Alagoas. We have based ourselves in the studies of the Genetic Criticism in Gresillón (1994), Willemart (1986), De Biasi (2010); and of the Language Acquisition in Lemos (1995, 1999), Duquet-Lacoste (2003), Calil (1998, 2000, 2004), Felipeto (2008), Lopes (2005), among others. These studies, from the estrangement, marked by the erasure of the school manuscripts, highlight paths to the understanding of the relation of the subjects submitted to the effects of the language’s functioning. From the analysis of the dyads’ 10 manuscripts, it was determined that the erasure movements emerge towards answering different functions, such as erasing and suppressing terms, reformulation of enunciations, graphic conflicts resolutions, demands of pronouns and punctuation substitutions. This movement points out aspects of linguistic and metalinguistic order, by the intrinsic subject-language-meaning relation
Palavras-chave: Manuscritos
Ensino fundamental
Crítica genética
Escrita – Rasura
Escrita – Erros
Manuscripts
Elementary school
Genetic Criticism
Writing – Erasure
Writing – Errors
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: OLIVEIRA, Célia Cristina Monteiro de. O manuscrito escolar e as funções da rasura na escrita colaborativa de uma díade do 2º ano do Ensino fundamental. 2019. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2015.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6492
Data do documento: 12-nov-2015
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