06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6478
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Papel da coordenação pedagógica na relação com o professor(a) da educação infantil
Autor(es): Silva, Edjane Freire
Primeiro Orientador: Costa, Adriana Deodato
metadata.dc.contributor.referee1: Pavezi, Marilza
metadata.dc.contributor.referee2: Lima, Laíse Soares
Resumo: Esta pesquisa apresenta um estudo realizado dentro do espaço educacional, viabilizando uma análise geral da coordenação pedagógica e seu papel no contexto educacional, trazendo ainda a importância da formação continuada na educação Infantil, como uma ferramenta do saber e de novas aprendizagens, uma vez que é preciso considerar a eficácia do saber-fazer em sala de aula. Nesse sentido, temos como objetivo geral analisar o papel da coordenação pedagógica na formação continuada de professores na educação infantil. E os objetivos específicos, analisar as contribuições e a participação da coordenação pedagógica sobre a formação continuada na Educação Infantil; investigar os estudos da coordenação pedagógica no Brasil; e analisar como deve ser organizado a rotina do coordenador/a pedagógico, para efetivação das ações pedagógicas que contribuam com o desenvolvimento da criança. As discussões aqui apresentadas emergem da ação educativa na Coordenação Pedagógica, trazendo reflexões sobre a prática, historicidade e o perfil da mesma, levando assim, para o campo da pesquisa e do conhecimento à docência na educação Infantil, a qual traz apontamentos que gerenciam a prática docente, tendo em vista que a didática pedagógica seja inteiramente voltada ao desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físicos, psicológicos e motor. Deste modo, torna-se necessário discutir e conhecer as funções do Coordenador/a Pedagógico, bem como sua participação junto ao corpo docente, para além desse objetivo enfatizar também a formação continuada, pois se faz importante que o Coordenador Pedagógico tenha subsídios teóricos que fundamentem sua ação conjunta ao professor e toda comunidade escolar. A análise trata-se de um estudo teórico bibliográfico de cunho qualitativa, também se trata de pesquisa de campo numa escola da rede municipal, na qual foi buscado conhecer como se dá a prática da coordenação na escola junto aos professores. A pesquisa está ancorada nos estudos sobre educação, coordenação pedagógica, Educação Infantil e docência, por tanto esta pesquisa foi fundamentada nos seguintes autores: Monteiro et al (2012), Ariés (1981), Barbosa (2010), Caldas; Macedo (2015), Gadotti (1998), Imbernón (2010), Libâneo (1945), Luck (2009) Novoa (1995), Perrenoud (2014), Venas (2012) entre outros. Os resultados explicitam numa revisão teórica pautada em artigos, fontes bibliográficas e as legislações, ligados ao contexto da temática apresentado, entendendo que o coordenador é um profissional desencadeador dos fazeres pedagógicos, desta maneira o trabalho precisa ser pautado numa dinâmica colaborativa onde todos tenham ciência de seu papel dentro da escola.
Abstract: This research presents studies carried out within the educational space, enabling a general analysis of pedagogical coordination and its role in the educational context, also bringing the importance of continuing education in early childhood education, as a tool of knowledge and new learning, since One must consider the effectiveness of know-how in the classroom. In this sense, our general objective is to analyze the role of pedagogical coordination in the continuing education of teachers in early childhood education. And the specific objectives, to analyze the contributions and the participation of the pedagogical coordination on the continuous formation in the kindergarten; investigate the studies of pedagogical coordination in Brazil; to analyze how the pedagogical coordinator's routine should be organized, to implement the pedagogical actions that contribute to the child's development. The discussions presented here emerge from the educational action in the Pedagogical Coordination, bringing reflections on the practice, historicity and its profile, thus leading to the field of research and knowledge to early childhood teaching, which brings notes that manage the practice. teacher, given that the pedagogical didactics is entirely focused on the integral development of the child in its physical, psychological and motor aspects. Thus, it is necessary to discuss and know the functions of the Pedagogical Coordinator, as well as his participation with the faculty, in addition to this objective also emphasize continuing education, because it is important that the Pedagogical Coordinator has theoretical support that supports their joint action with the teacher and the whole school community. The analysis is a theoretical bibliographical study of qualitative nature, it is also a field research in a municipal school, in which it was sought to know how the practice of coordination in the school with the teachers. The research is anchored in studies on education, pedagogical coordination, early childhood education and teaching, so this research was based on the following authors: Amado; Gouveia; Monteiro; Inoue (2012), Ariés (1981), Barbosa (2010), Caldas; Macedo (2015), Gadotti (1998), Imbernón (2010), Libane (1945), Luck (2009) Novoa (1995), Perrenoud (2014), Venas (2012) and others. The results are explicit in a theoretical review based on articles, bibliographic sources and legislation, linked to the context of the presented theme, understanding that the coordinator is a professional that triggers the pedagogical activities, so the work needs to be based on a collaborative dynamic where everyone is aware of. your role within the school.
Palavras-chave: Coordenação pedagógica
Formação docente
Formação continuada
Educação infantil
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia
Citação: SILVA, Edjane Freire. Papel da coordenação pedagógica na relação com o professor(a) da educação infantil. 2020. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6478
Data do documento: 16-dez-2019
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Papel da coordenação pedagógica na relação com o professor(a) da educação infantil.pdf961.4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.