06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - HISTÓRIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6474
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Gomes, Gustavo Manoel da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5701200319717430pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Ana Cristina Conceição-
dc.contributor.referee2Silva, Maria Aparecida-
dc.creatorNascimento, Lucas Eduardo-
dc.date.accessioned2020-01-29T16:42:02Z-
dc.date.available2020-01-29-
dc.date.available2020-01-29T16:42:02Z-
dc.date.issued2019-05-24-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Lucas Eduardo. Escola, memória e dor: jovens negros na educação básica de Delmiro Gouveia - AL (1990-2010). 2020. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6474-
dc.description.abstractMemories carry multiple events and moments marked by every day in the history of each subject, and can periodically define their reflections, taking positions and choices in society, that is, the subjective is marked by the rules that society standardizes, but to its own I can speak for myself, too. The order of discourse historically precedes strategies and practices of control and training of bodies, using knowledge to gain power, however, the same forms that produce knowledge and powers do not become entirely effective because of the complexity of the identities of the subjects who problematize the structures and rely on groups that (re) think historical discourses. This research carried out in the city of DelmiroGouveia-AL shows how the narratives rescue the experiences of racism in the school environment of the subjects interviewed declared blacks. Starting from the time cut from 1990 to 2010 based on the IBGE statistics, Law 10.639 / 03 and the narratives of the interviewees' school phases, we can see that the racist practices are routinely reproduced in different spheres of society, so that the school does not shy away from this context, and ends by reaffirming them when it should deconstruct them. I use as some of the theoretical references the authors Foucault (1987), Gomes (2013), Silva (2009) and Alberti (2013) in order to understand problematizations about subjectivity formation and discourse analysis, Afro-Brazilian culture and ethnic relations, of school curricula and oral history.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistória - Brasilpt_BR
dc.subjectHistória - Alagoaspt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectRelações étnico-raciaispt_BR
dc.subjectDelmiro Gouveia - Alagoaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASILpt_BR
dc.titleEscola, memória e dor: jovens negros na educação básica de Delmiro Gouveia - AL (1990-2010)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoAs memórias carregam múltiplos acontecimentos e momentos marcados por todos os dias na história de cada sujeito, podendo definir periodicamente suas reflexões, tomada de posições e escolhas na sociedade, ou seja, o subjetivo é marcado pelas regras que a sociedade padroniza, mas a seu próprio e também pode falar por si só. A ordem do discurso precede historicamente estratégias e práticas de controle e adestramento dos corpos, usando do saber para obter poder, todavia, as mesmas formas que produzem saberes e poderes não se tornam inteiramente eficaz por conta da complexidade das identidades dos sujeitos que problematizam as estruturas e apoiam-se em grupos que (re) pensam os discursos históricos. Esta pesquisa realizada na cidade de Delmiro Gouveia-AL apresenta como as narrativas resgatam as memórias de experiências de racismo no âmbito escolar dos sujeitos entrevistados declarados negros. Partindo do recorte temporal de 1990 à 2010 com base nas estatísticas do IBGE, Lei 10.639/03 e a narrativas das fases escolares dos entrevistados, podemos perceber que as tramas das práticas racistas são rotineiramente reproduzidas em diversos âmbitos da sociedade, de modo que, a escola não foge deste contexto, e acaba por reafirmá-las quando deveria desconstrui-las. Utilizo como alguns dos referenciais teóricos os autores Foucault (1987), Gomes (2013), Silva (2009) e Alberti (2013) a fim de entender problematizações sobre formação de subjetividades e análises do discurso, cultura afro-brasileira e relações étnicas, teorias dos currículos escolares e história oral.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - HISTÓRIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Escola, memória e dor; jovens negros na educação básica de Delmiro Gouveia - AL (1990-2010).pdf1.13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.