06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - HISTÓRIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6462
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Ensino de História: os jogos didáticos virtuais como instrumento pedagógico
Autor(es): Santos, Izabel dos
Primeiro Orientador: Santos, Sergiana Vieira dos
metadata.dc.contributor.referee1: Pereira, Ana Margarida Santos
metadata.dc.contributor.referee2: Vale, Eltern Campina
Resumo: O presente artigo tem como objetivo contribuir metodologicamente com as discussões que auxiliam para um processo de ensino-aprendizagem nas turmas de Ensino Fundamental, que compreendem alunos do 6° ao 9° Ano e alunos do Ensino Médio regular. A escolha dos jogos didáticos virtuais como tema deste trabalho se deu pelo fato de fazerem parte de um campo pouco experimentado no ensino de História. Os jogos didáticos podem contribuir tanto na aprendizagem em sala de aula como também no desenvolvimento crítico, criativo, intuitivo, demonstrativo e na coordenação motora dos alunos. O estudo foi baseado em obras de autores como: Circe Maria Fernandes Bittencourt (2008), Johan Huizinga (2008), José Adelino Duarte (2009), Solange Rosa Barbosa de Almeida (2019), Ottopaulo Bohm (2017), Gisela Wajskop 2017), Salete Cristina Arfelli Martini Higa (2012), historiadores e pedagogos que pesquisaram sobre o ensino de História, sobre a Educação no Brasil e sobre o uso de jogos didáticos no processo de aprendizagem, utilizando com base de construção o debate proposto nos PCNs, e por fim uma análise de alguns jogos virtuais que podem contribuir no processo de ensino-aprendizagem.
Abstract: This article aims to contribute methodologically to the discussions that help a teaching-learning process in elementary school classes, which comprise students from 6th to 9th grade and regular high school students. The choice of virtual didactic games as the theme of this work was due to the fact that they are part of a field little experienced in the teaching of History. Teaching games can contribute to both classroom learning and critical, creative, intuitive, demonstrative and coordination. The study was based on works by authors such as: Circe Maria Fernandes Bittencourt (2008), Johan Huizinga (2018), José Adelino Duarte (2009), Solange Rosa Barbosa de Almeida (2019), Ottopaulo Bohm (2017), Gisela Wajskop (2017), Salete Cristina Arfelli Martini Higa (2012), historians and pedagogues who researched the teaching of History, about education in process, using as construction basis the debate proposed in the PCNs and finally an analysis of some virtual games that can contribute to the teaching-learning process.
Palavras-chave: História
Educação
Jogos didáticos virtuais
Ensino de história
Ensino e aprendizagem
Ensino fundamental
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de História
Citação: SANTOS, Izabel dos. Ensino de História: os jogos didáticos virtuais como instrumento pedagógico. 2020. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6462
Data do documento: 15-ago-2019
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - HISTÓRIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ensino de História; os jogos didáticos virtuais como instrumento pedagógico.pdf879 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.