00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FSSO - FACULDADE DE SERVIÇO SOCIAL Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FSSO
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6438
Tipo: Dissertação
Título: Uma análise existencialista sobre a velhice e o contraponto ontológico-materialista ao existencialismo
Título(s) alternativo(s): An existentialist analysis of old age and the ontological-materalist counterpoint to existentialism
Autor(es): Santos, Tainah Nataly dos
Primeiro Orientador: Costa, Gilmaisa Macedo da
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Edlene Pimentel
metadata.dc.contributor.referee2: Medeiros, Silvana Marcia de Andrade
Resumo: O presente trabalho objetiva analisar o fenômeno da Velhice em Simone de Beauvoir e realizar um contraponto ao Existencialismo mediante o materialismo histórico-dialético. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, que teve como recurso metodológico a análise imanente de texto e fundamentou-se na perspectiva ontológica materialista marxiana. Para tal, utilizamos as obras: A Velhice (1990), de Simone de Beauvoir, Realismo e Existencialismo (1960) e Prolegômenos e Para a Ontologia do Ser Social (2018), ambas de George Lukács, e O Estruturalismo e a Miséria da Razão (1972), de Carlos Nelson Coutinho. O texto está estruturado em três seções: nas duas primeiras, abordamos, de modo cuidadoso, os elementos fundamentais tratados por Beauvoir sobre a velhice, e na última seção realizamos uma crítica ao Existencialismo, a partir de Lukács e Coutinho, e assim retomamos os principais elementos e categorias presentes na tendência existencialista de Simone de Beauvoir, evidenciando o contraponto ao seu pensamento. Para a autora, envelhecer refere-se a um processo de declínio que deve ser analisado em seus múltiplos aspectos – biológico, psicológico, social e existencial – que se articulam em um movimento indefinido, não cabendo definições gerais sobre o que é a velhice em si. O pensamento de Beauvoir evidencia o campo das ideias e concebe os fenômenos humanos a partir dos sentidos e pontos de vista que os indivíduos elaboram, de modo que o conhecimento limita-se a dados contingentes e variáveis, a depender das circunstâncias imediatas das vivências individuais. Enquanto integrante da corrente existencialista, a autora superestima o indivíduo e toma o mundo exterior como cenário fortuito, no qual o sujeito realizará sua liberdade puramente abstrata e subjetiva. Concebe a velhice de modo pessimista, identificando-a como uma ―fatalidade‖, cabendo ao indivíduo idoso apenas um protesto interior e subjetivo, perante os papéis e estatutos impostos pela maioria adulta. Diante das limitações apreendidas na análise existencialista sobre a velhice, afirmamos a relevância do materialismo histórico-dialético para o conhecimento dos fenômenos humanos, visto que tal perspectiva apreende a categoria da totalidade, da dialética e direciona-se para o conhecimento do objeto em-si enquanto realidade independente da consciência, com leis imanentes e relações que ultrapassam a sua aparência imediata. Apenas o materialismo histórico-dialético articula liberdade e necessidade e concebe a história como processo complexo, em que os indivíduos participam de sua construção, mas não suprimem a causalidade objetiva do mundo natural e social. No lugar de recair no pessimismo, tal perspectiva metodológica apreende que o pensamento é produto da própria realidade objetiva e, ao mesmo tempo, pode contribuir para a práxis e indicar caminhos para a sua transformação.
Abstract: This work aims to analyze the phenomenon of old age in Simone de Beauvoir and make a counterpoint to Existentialism through historical-dialectical materialism. This is a bibliographical research which had as its methodological resource the immanent text analysis and was based on the Marxian materialist ontological perspective and the works: The Old Age (1990), by Simone de Beauvoir, Realism and Existentialism (1960) and Prolegomena and For the Ontology of Social Being (2018), both by George Lukács; and Carlos Nelson Coutinho‘s The Structuralism and the Misery of Reason (1972). The text is structured in three sections: in the first two we carefully approach the fundamental elements treated by Beauvoir about old age and in the last section we make a critique of Existentialism starting from Lukács and Coutinho, and thus we return to the main elements and categories present in the existentialist tendency of Simone de Beauvoir showing the counterpoint to her thinking. For the author, aging refers to a process of decline which must be analyzed in its multiple biological, psychological, social and existential aspects, which are articulated in an indefinite movement, not fitting general definitions of what is old age in itself. Beauvoir‘s thought highlights the field of ideas, conceives human phenomena from the meanings and points of view that individuals elaborate. Thus, knowledge is limited to contingent and variable data, depending on the immediate circumstances of individual experiences. As part of the existentialist current, the author overestimates the individual, takes the outside world as a fortuitous scenario in which the subject will realize his purely abstract and subjective freedom. It conceives of old age in a pessimistic way identifying it as a ―fatality‖, leaving the elderly individual with only an inner and subjective protest, given the roles and statutes imposed by the adult majority. Given the limitations apprehended in the existentialist analysis of old age we affirm the relevance of historical-dialectical materialism to the knowledge of human phenomena. Since such perspective apprehends the category of totality, dialectic and is directed to the knowledge of the object itself as a reality independent of consciousness with immanent laws and relationships that go beyond its immediate appearance. Only historical-dialectical materialism articulates freedom and necessity and conceives of history as a complex process in which individuals participate in its construction but do not suppress the objective causality of the natural and social world. Instead of falling into pessimism, such a methodological perspective apprehends that thought is the product of objective reality and at the same time can contribute to praxis and indicate paths for its transformation.
Palavras-chave: Beauvoir, Simone de, 1908-1986-Crítica e interpretação. A Velhice.
Velhice
Existencialismo
Materialismo histórico. Materialismo dialético
Beauvoir, Simone de, 1908-1986-Criticism and interpretation
Old age
Existentialism
Historical materialism. Dialectical materialism
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Serviço Social
Citação: SANTOS, Tainah Nataly dos. Uma análise existencialista sobre a velhice e o contraponto ontológico-materialista ao existencialismo. 2019. 127 f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) – Faculdade de Serviço Social, Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6438
Data do documento: 9-set-2019
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FSSO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Uma análise existencialista sobre a velhice e o contraponto ontológico-materialista ao existencialismo.pdf1.32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.