06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6411
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Noélia Rodrigues dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5674284994338873pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, José Roberto da-
dc.contributor.referee2Bastos, Ana Paula Solino-
dc.creatorSantos, Luclécia da Silva-
dc.date.accessioned2020-01-27T13:07:56Z-
dc.date.available2020-01-27-
dc.date.available2020-01-27T13:07:56Z-
dc.date.issued2019-12-17-
dc.identifier.citationSANTOS, Luclécia da Silva. A demonstração da afetividade no espaço escolar a partir de desenhos de estudantes do ensino fundamental. 2020. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6411-
dc.description.abstractThis research discusses the demonstration of affection in the school space from the drawings of elementary school students. The affectivity makes the child can have a good relationship with people around him, facilitating his learning. Thus, the problem arises: what is the importance of working affectivity in the school field aiming at the intellectual aspect of the students? The study aimed to analyze children's drawings, with emphasis on the manifestation of affection among classmates. To fulfill this purpose we conducted a qualitative research, characterized as a case study in a school of basic education in the city of Água Branca-AL. Participants were students from a 5th grade elementary school class. It was supported by Piaget (1994) Vygotsky (2003), Wallon (1995), Galvao (1995), Chateau (1908), Pillar (1996), Iavelberg (2008), Perondi (2001) and among others that were essential to the understanding of affectivity and aspects related to drawing. From the study, it was evident that children can demonstrate their emotions through drawing, and how affectivity is present in them, and can contribute positively to their environment, since when one has affection for the other the child tends to be more understandable. The student in the classroom begins to be helpful and participative during the classes, facilitating their intellectual and personal development, because of this, the presence of affectivity in the school context is important.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectRelações interpessoaispt_BR
dc.subjectAfetividadept_BR
dc.subjectDesenhopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
dc.titleA demonstração da afetividade no espaço escolar a partir de desenhos de estudantes do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa discute a demonstração da afetividade no espaço escolar a partir dos desenhos de estudantes do ensino fundamental. A afetividade faz com que a criança consiga ter uma boa relação com quem a cerca, facilitando na sua aprendizagem. Sendo assim, surge a problemática: qual a importância de trabalhar a afetividade no campo escolar visando o aspecto intelectual dos alunos? O estudo teve como objetivo analisar os desenhos das crianças, com ênfase na manifestação da afetividade entre colegas de turma. Para atender a esse propósito realizamos uma pesquisa de enfoque qualitativo, caracterizada como estudo de caso em uma escola de educação básica do município de Água Branca-AL. Participaram da pesquisa alunos de uma turma do 5° ano do Ensino Fundamental. Contou-se com o suporte teórico de Piaget (1994) Vygotsky (2003), Wallon (1995), Galvão (1995), Chateau (1908), Pillar (1996), Iavelberg (2008), Perondi (2001) e entre outros que foram essenciais para o entendimento do que é afetividade e sobre os aspectos relacionado ao desenho. Diante do estudo, ficou evidente que as crianças conseguem demonstrar suas emoções por meio do desenho, e como a afetividade está presente nos mesmos, podendo contribuir de forma positiva para o seu meio, uma vez que, quando se tem afeto pelo outro a criança tende a ser mais compreensível. O aluno na sala de aula começa a ser prestativo e participativo durante as aulas, facilitando seu desenvolvimento intelectual e pessoal, devido a isto, é importante a presença da afetividade no contexto escolar.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A demonstração da afetividade no espaço escolar a partir de desenhos de estudantes do ensino fundamental.pdf1.16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.