00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IM Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - MATEMÁTICA - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6410
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A importância dos jogos matemáticos como recurso de aprendizagem: aplicabilidade lúdica jogo operação com divisão
Título(s) alternativo(s): The importance of math games as learning feature: playfulapplicability game sp´litoperation
Autor(es): Bandeira, Sheila Barbosa
Primeiro Orientador: Barbosa, Isnaldo Isaac
metadata.dc.contributor.referee1: Silva Júnior, Rinaldo Vieira da
metadata.dc.contributor.referee2: Messias, Paulo Roberto Lemos de
Resumo: O projeto de pesquisa apresentado tem por objetivo dinamizar o ensino da Matemática através da criação e utilização na sala de aula com oficinas didáticas que busquem realizar uma ponte entre o conhecimento teórico e prático através dos jogos didáticos pelo meio lúdicos, aproximando os discentes das práticas matemáticas, como forma de desenvolver o ensino matemático de forma significativa. Ficando evidente a necessidade de haver uma prática vinculada a cada escola de acordo com suas necessidades, vez que fica demonstrado os insucessos frente as práticas desconexas. Nestes aspectos é relevante encontrar soluções para enfrentar as distintas dificuldades apresentadas tanto no ensino Fundamental II e no Médio, tendo como embasamento as competências e habilidades que adentram ao Ensino da Matemática. Não se esquecendo de averiguar a realidade de cada escola, pois algumas não possuem recursos didáticos disponíveis, e nem mesmo sabem qual tipo de recurso deva ser utilizado, muitas possuem recursos, porém não detém conhecimentos necessários para utilizalo. Neste linear, esse projeto busca aproximar o discente da Matemática, para uma experiência pratica do ensino, facilitando o processo de aprendizagem, no qual se desenvolvem atividades extracurriculares por meio de matérias concretos e educativos, intensificando ações que levem o aluno a refletir mais, em conjunto com hipóteses e conteúdo de maneira lógica para construir estratégias direcionada e válida para situações e problemas que venham a favorecer a aplicação da Matemática em outras distintas áreas do conhecimento.
Abstract: x
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino
Estratégia didática
Métodos de ensino
Jogos no ensino da matemática
Educação lúdica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Matemática
Citação: BANDEIRA, Sheila Barbosa. A importância dos jogos matemáticos como recurso de aprendizagem: aplicabilidade lúdica jogo operação com divisão. 2020. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática, Curso de Licenciatura em Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6410
Data do documento: 27-dez-2019
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - MATEMÁTICA - IM



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.